Uma parceria entre o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), por meio do Horto Florestal localizado no campus do bairro Salobrinho, em Ilhéus, vai marcar o mês do Meio Ambiente com uma ação simbólica e sustentável: em junho, puérperas que receberem alta na unidade hospitalar receberão mudas de pau-brasil.

A iniciativa se repete esse ano, mas acontece na unidade desde 2023, tendo sido distribuídas até o momento quase mil mudas da árvore nativa da Mata Atlântica.

Sustentabilidade

A diretora-geral do HMIJS, Domilene Borges, explica que a proposta do hospital é que cada recém-nascido na unidade receba uma muda da árvore, que deve ser plantada no bairro onde a criança reside, em uma área rural ou no quintal da própria casa. A campanha traz, em sua essência, a representatividade da vida e da defesa da natureza.

WhatsApp Image 2025-05-26 at 16.04.09 (1)

Foto: Ascom FESF

Borges ressaltou o apoio do reitor da UESC, professor Alessandro Fernandes de Santana, para a continuidade da campanha e a sensibilidade da equipe do Horto Florestal, sempre presente nesta iniciativa. Para a campanha do mês dedicado ao Meio Ambiente, a unidade recebeu nesta segunda-feira (26) mais 300 mudas.

Retorno positivo

“É impressionante o retorno que temos tido”, destaca Domilene. “Os pais nos enviam as fases de crescimento das árvores plantadas, com a presença dos filhos também em desenvolvimento. É uma campanha bastante positiva”, pontua. Desde o primeiro momento da iniciativa, o hospital recebeu imagens de moradores de mais de 40 municípios onde as mudas foram plantadas.

O pau-brasil chegou a entrar em processo de extinção com a exploração no início da colonização do Brasil. Ainda hoje, de forma ilegal, a madeira é exportada para a Europa, onde é valorizada na fabricação de arcos de violino. Antes disso, era usada por povos indígenas na pintura corporal. A palavra Brasil significa “vermelho como brasa”, de onde derivou o nome do país.

Referência

O Hospital Materno-Infantil tem 105 leitos de internação, sendo 10 de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) e 25 de semi-intensiva; capacidade para atender urgências e emergências de toda a região; além de cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar. A unidade está estruturada para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. O funcionamento é 24 horas, com acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária.

Fonte: Secom GOVBA | Fotos: Maurício Maron / Ascom FESF

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.