Solenidade também foi marcada pela cerimônia em comemoração aos 212 anos da instituição. A ACB foi a primeira associação comercial fundada no país.

A Associação Comercial e Empresarial (ACE/Valença), representada pelo seu presidente Vidalto Oiticica Pires, marcou presença na cerimônia dos 212 anos da Associação Comercial da Bahia (ACB) e posse de sua nova diretoria, no dia 17 de julho. O evento consagrou a posse do novo presidente, Paulo Sérgio Costa Pinto Cavalcanti, que é empresário, advogado e escritor, juntamente com os demais eleitos para a gestão do biênio 2023-2025.  A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Associação Comercial da Bahia, que fica na Praça Conde dos Arcos, no bairro do Comércio, em Salvador.

WhatsApp Image 2023-07-19 at 19.33.40 (3)

A cerimônia aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Associação Comercial da Bahia | Foto: Jornal Valença Agora

Na presença do vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, do prefeito de Salvador, Bruno Reis, de líderes empresariais da capital, do interior e de outros estados, de secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores, juristas, acadêmicos, militares, jornalistas e empresários, foram apresentadas propostas para realização de mais ações efetivas para a sociedade, com o fortalecimento da democracia participativa.

Empresário Paulo Cavalcanti é o novo presidente da ACB | Foto: Jornal Valença Agora

"Nosso propósito é efetivamente colocar em prática nossa consciência cidadã participativa transformadora, exercendo a democracia participativa. A sociedade civil organizada precisa contribuir com o Estado. Devemos ter em mente que a transformação de uma sociedade só acontece quando todos percebem que é responsabilidade de cada um de nós. Precisamos acolher e compreender, não apenas no âmbito do associativismo empresarial, mas sim reconhecer que toda a sociedade, a produção de riqueza e o bem-estar social conduzem ao desenvolvimento econômico e à geração de oportunidades de emprego", disse Cavalcanti em seu pronunciamento.

A nova diretoria executiva é formada também por Maria Constança Carneiro Galvão (vice-presidente Administrativo Financeiro), José Luiz Costa Sobreira (vice-presidente Jurídico e de Compliance), Isabela Silva Suarez (vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial), Marcos Galrão Cidreira (vice-presidente de Comunicação e Relações Institucionais) e Marcelo Neeser Nogueira Reis (vice-presidente Secretário). Integram ainda o time de vice-presidentes: Ana Ferraz Coelho, Agnaluce Moreira Silva, Carlos Henrique Jorge Gantois, Ricardo Luzbel Soares Bonfim e Rosemma Burlacchini Maluf.

O presidente do Conselho Superior da ACB, Wilson Andrade falou sobre a importância dos empresários do desenvolvimento do Estado e reforçou a importância da união do segmento. “A presença e interesse demonstrado por todos que aqui estão, ratifica o nosso pensamento que a convivência das nossas entidades empresariais não só permite-nos contribuir com os nossos setores de atividade, mas permiti-nos contribuir também com o crescimento e desenvolvimento do Estado através do diálogo, da troca de experiência, da apresentação de propostas e da busca de fontes alternativas para a superar os desafios comuns e da criação e exploração de novas oportunidades. Assim, convido aqueles que ainda não se associaram a somarem esforços conosco, trazendo suas experiências e sugestões para o fortalecimento do nosso trabalho.”

Em sua fala de despedida, o agora ex-presidente da Diretoria Executiva e novo integrante do Conselho Superior da ACB, Mário Dantas, recordou seu discurso de posse, em 2019, e elencou passagens de sua gestão, com destaque para as ações de combate a pandemia do coronavírus.

“Daqui eu não sairei. Estarei no nosso Conselho Superior com muito orgulho. Os que estavam aqui quatro anos atrás me ouviram dizer que tolo é o jovem que subestima o valor da experiência. Portanto, devemos beber da experiência dos que estão aqui, como Ângelo Calmon de Sá, Roberto Oliva, Joaci Góes, Eduardo Morais de Castro, Luis Fernando Queiroz e tantos outros grandes nomes do nosso Conselho Superior”, pontuou Mário Dantas.

WhatsApp Image 2023-07-19 at 19.33.37

Vidalto Oiticica, presidente da Associação Comercial de Valença

O representante da classe empresarial valenciana no evento, Vidalto Oiticica, presidente da ACE/Valença, parabenizou o novo presidente da ACB e destacou a importância da instituição. “O Paulo Cavalcante imprime a continuidade de uma gestão exitosa, a qual podemos perceber a importância de uma instituição forte, coesa e unida. Os representantes dos poder público municipal e estadual aqui presentes, relataram o quanto as ações realizadas pela Associação Comercial da Bahia tem contribuído com a cidade de Salvador e a Bahia, isso é motivo de muito orgulho para todos nós. São ações que através do associativismo e do cooperativismo tem fortalecido o comércio e a economia. Parabenizo Paulo Cavalcanti e deixo aqui o abraço e as felicitações da Associação Comercial de Valença”, afirmou em entrevista ao Jornal Valença Agora.

WhatsApp Image 2023-07-19 at 19.33.40 (2)

Bruno Reis, prefeito de Salvador. | Foto: Jornal Valença Agora

Em seu discurso, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, cumprimentou os novos dirigentes da ACB e aproveitou a ocasião para assinar dois decretos importantes para o segmento empresarial e o ambiente de negócios na capital baiana. O primeiro, altera o risco de produção de diversos setores, que passam a ter licenciamento simplificado em Salvador. O segundo, que perdoa dívidas históricas para que as empresas possam ser regularizadas.

“Conheço Paulo Cavalcanti há no mínimo 25 anos. Sei da sua vontade e disposição. Desde que assumi a Prefeitura de Salvador, muitas foram as parcerias com a Associação Comercial da Bahia. Sei que de agora em diante, nada será diferente. Estou certo de que só iremos evoluir. O melhor programa social de um governo é o desenvolvimento econômico”, finalizou Bruno Reis.

Representando o governo estadual na cerimônia, o vice-governador Geraldo Júnior exaltou a importância da união dos setores empresariais dentro e fora da instituição, e desejou boa sorte aos novos dirigentes da casa.

WhatsApp Image 2023-07-19 at 19.33.38 (1)

Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia | Foto: Jornal Valença Agora

“Paulo Cavalcanti é admirável, destinado a lutar pelos empresários. Vim lhe ver e lhe desejar toda boa sorte do mundo, nessa instituição que tem tanta credibilidade no cenário nacional. Que você, com sua simplicidade e forma especial, possa conduzir essa casa com muita força e que dê exemplo de boa gestão. É muito bom chegar aqui e ver a união do comércio, da indústria, da política, da comunicação”, disse Geraldo Júnior.

Entre as lideranças empresariais também esteve presente o presidente da Federação das Associações Comerciais da Bahia – Faceb, Clóves Cedraz, que conversou com a nossa reportagem sobre a nova gestão da ACB e a importância do associativismo no mundo empresarial.

Clóves Cedraz, presidente da Faceb | Foto: Valença Agora

“Paulo além de ser um grande empresário, ele é de fato um líder. Ele pode dar uma grande contribuição para as associações comerciais no momento em que a gente sente nele uma fonte de inspiração. Ele é uma pessoa valorosa, é comprometido com a atividade empresarial, pensa, respira a atividade empresarial como ninguém e a relação entre ele cidadão e ele líder, presidente da Associação Comercial com a Faceb, é em altíssimo nível e nós vamos estar juntos como sempre tivemos”, destacou Cedraz.

O líder empresarial relatou com propriedade a importância do associativismo empresarial. “Às vezes o empresário entende que a Associação Comercial tem a obrigação de fazer por eles. E, na verdade, ele tem que entender que quem faz são eles. A entidade só existe pelo empresário e com a participação do empresário. Ele não pode atribuir a responsabilidade de resolver os problemas da atividade empresarial à diretoria da Associação Comercial e à Associação Comercial. Ele é que tem que dar sua participação com a presença física, com sugestões e com a contribuição para a manutenção da entidade. O cidadão, às vezes, em muitos dos casos, sequer se associa à entidade para poder cobrar, mas se acha no direito de cobrar, mesmo sem contribuir com a sua presença e com a contribuição pecuniária. Existem muitas coisas em que o empresário é beneficiado que ele não sabe de onde veio o benefício, quem lutou por ele”, considerou.

“Você é grande companheiro e o pessoal de Valença tem que se orgulhar muito de ter uma liderança como você dirigindo a entidade”, concluiu Clóves sobre o presidente da ACE/Valença, Vidalto Oiticica.

 

Sobre Paulo Cavalcanti

Disposto a aumentar a eficiência do Estado com a melhora do ambiente empresarial Paulo Sergio Cavalcanti formou-se em Direito há seis anos e tornou-se advogado. Em 2019 ingressou na Associação Comercia da Bahia (ACB) como vice-presidente, onde coordenou o Núcleo Jurídico, o Núcleo de Gestão de Crise e Reputação e o Grupo Especial de Defesa da Função Social da Empresa (GEDE).

Na ACB, o novo líder empresarial dos baianos, lançou ainda o Conselho Consultivo das Entidades Empresariais da Bahia – Consempre. Criou a Fundação Paulo Cavalcanti, que lançou o Movimento Via Cidadã e o Programa de Certificação da Gestão Consciente da Função Social da Empresa (C-GESCON). Em 2023, lançou seu primeiro livro, “E aí? Isso é da minha conta? Reflexões sobre a consciência cidadã participativa transformadora”.

Foto de destaque: Vidalto Oiticica, presidente da ACE/Valença; Wilson Andrade, presidente do Conselho Superior da ACB; Clóves Cedraz, presidente da FACEB e Paulo Cavalcanti, presidente empossado da ACB

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.