Tema do evento é Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável, a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ocorre oficialmente de 14 a 20 de outubro em todo o país, com ações em universidades, instituições de pesquisa, escolas públicas e privadas, museus, parques, entre outras. O tema escolhido faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhece a importância das ciências básicas para atingir pelo menos sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em Valença, o IF Baiano realiza a 4ª Edição da Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Valença, que será realizada em duas etapas, a primeira no período de 16 a 18 de outubro de 2023 e a segunda, de 22 a 25 de novembro de 2023. O evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento científico, social e humano por meio da divulgação do conhecimento técnico-científico que norteiam as diretrizes das Ciências Humanas, Ambientais e Agrárias para contribuir com alternativas e tecnologias sustentáveis para o território e para a sociedade como um todo.

“Além disso terá um caráter de inovação na medida em que trará como temática inicial as ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, abordando as bases para a sustentabilidade. As ações apresentadas neste projeto foram elaboradas com o intuito de alinhar-se aos objetivos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para aproximar, em uma linguagem acessível, a Ciência e Tecnologia da população”, destaca o Instituto.

A programação do evento tem início nesta segunda-feira (16), com uma coletiva de imprensa. Logo após será realizada a cerimônia de abertura da SNCT, no auditório do campus.

Entre os destaques da programação, a realização do I Fórum sobre a cadeia produtiva do cravo, na próxima quarta-feira (18), às 08h, na Quadra poliesportiva do campus.

Acesse a programação completa e inscreva-se clicando no link abaixo:

https://www.even3.com.br/ivsnctcampusvalenca/

“Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida”, explicou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que promove a semana em parceria com diversas entidades.

O governo quer fortalecer a popularização da ciência no Brasil e neste ano, principalmente, elevar o número de participantes no encontro, que caiu, substancialmente, de 2020 a 2022. Em 2018, a semana teve recorde de municípios inscritos, foram 1.506 com 193 projetos apoiados. Em 2022, esse número baixou para 599 cidades e 235 projetos.

Para isso, em maio, o MCTI lançou edital de R$ 15 milhões para apoiar eventos da semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.