A Secretaria Municipal de Saúde  de Cairu, por meio da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e NASF, vem intensificando as múltiplas ações de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Além do trabalho de rotina, essas ações foram inseridas na Semana Nacional de Combate à Dengue, promovida entre os dias 05 a 07 de dezembro.

As ações englobaram mutirões de limpeza com eliminação de possíveis focos do mosquito, visitas domiciliares com orientações sobre medidas preventivas e também panfletagem com material informativo nas ruas.

O mosquito Aedes Aegypti costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões,

- Guardar garrafas vazias viradas para baixo,

- Guardar pneus sob abrigos,

- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,

- Manter lixeiras fechadas e

- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

 

Fonte: Ascom/Cairu

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.