Desde a sexta-feira (14/12) até o dia 17/12, Cairu recebeu o projeto "Permacultura Básica na Escola". Desenvolvido desde 2006 pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, o projeto tem como objetivo de demonstrar sistemas agrícolas produtivos, por meio da aplicação das técnicas permaculturais, levando à comunidade soluções práticas energeticamente compensadoras e com alta produtividade. No município de Cairu, o projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, as atividades serão realizadas na Sede, Torrinhas, Velha Boipeba e Moreré.

As ações são desenvolvidas por cerca de 20 estudantes da UESC  e envolvem palestras, apresentação de vídeos educativos, produção orgânica, hortas escolares, saneamento básico, uso sustentável dos recursos (água, solo, vegetal, animal), design permacultural, troca de sementes, saneamento básico (tecnologia barata para tratamento de resíduos), agrofloresta (SAF's), bioconstrução, promoção da cultura, dentre outros.

A Permacultura é um conjunto de práticas tradicionais e de ideias inovadoras que, unindo sabedoria secular e conhecimento científico, visa o desenvolvimento integrado da propriedade rural, de forma viável, apropriada para a agricultura familiar. Esse trabalho se baseia em princípios éticos, sendo o mais importante cuidar da Terra e das pessoas, compartilhando os excedentes (produtos, informações e mão de obra) com a comunidade.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.