Com o objetivo de proporcionar amplo conhecimento aos empresários e comunidade valenciana sobre as obras de requalificação do Calçadão (Rua Governador Gonçalves), a Casa do Empresário de Valença, instituição formada pela Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE, Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença – CDL e Sindicato do Comércio Varejista de Valença – SINCOMVAL, convidou a Prefeitura de Valença para apresentar o projeto de revitalização em reunião realizada nesta terça-feira (14), em sua sede.

A mesa de abertura da reunião teve a presença dos presidentes da ACE, CDL e SINCOMVAL, respectivamente, Antônio Jorge, Eduardo Dantas e João Deolino, que deram as boas-vindas aos convidados. Participaram da reunião, associados das entidades, representantes da imprensa, da OAB Valença, da Caixa Econômica Federal, do Sindicato dos Músicos, do Rotary Club, da ASCOBIM e da comunidade local.

Presidentes da Casa do Empresário de Valença recepcionaram convidados

Presidentes da Casa do Empresário de Valença recepcionaram convidados.

O presidente da ACE, Antônio Jorge, detalhou o motivo da reunião. “Todos nós sabemos que haverá mudanças significativas e achamos por bem reunir as pessoas envolvidas. Esse momento aqui é para entendermos como vai ser o projeto, como a comunidade que utiliza daquele espaço deve se mobilizar para receber a execução da obra. Essa reforma é uma ação que há muito tempo vem sendo cobrada, e agora felizmente saiu, esperamos que tudo dê certo e que a gente venha usufruir muito desse bem que é de todos os valencianos”, afirmou.

Secretário de Indústria e Comércio, Paulo Martins, representou o prefeito Ricardo Moura

Secretário de Indústria e Comércio, Paulo Martins, representou o prefeito Ricardo Moura.

O prefeito Ricardo Moura foi representado pelo secretário de Indústria e Comércio, Paulo Martins, que destacou a importância da obra, que recebeu emenda parlamentar de R$ 1 milhão, de autoria do deputado Cláudio Cajado, para sua realização. “Esse é um sonho que estou realizando, pois é desde 2015 essa luta para conseguir a reforma do nosso Calçadão que é de 1980. O deputado Cláudio Cajado destinou a verba para isso e começamos o projeto. Vai ficar na história de Valença esse novo Calçadão. Peço a todos união, esse é o desejo para que tudo dê certo”, ressaltou o secretário.

Projeto foi apresentado pelo engenheiro Heráclito Júnior

Projeto foi apresentado pelo engenheiro Heráclito Júnior.

A apresentação do projeto ficou a cargo do engenheiro Heráclito Junior. De acordo com o projeto apresentado, o Calçadão ganhará uma nova rede de drenagem para acabar com as poças que se formam em período chuvoso. “Essa é uma das partes mais importantes do projeto porque tivemos muitas reclamações da situação em que ela [drenagem] se encontra”, destacou Heráclito.

O projeto contempla a construção de três canteiros centrais com paisagismo, piso em formato sextavado, pigmentado com desenhos inspirados na semente de dendê e oito quiosques. As ruas D. Pedro II e Rua Virgílio Damásio (Rua dos Médicos), entre as Lojas Guaibim e o Banco do Nordeste, também serão reformadas no âmbito do projeto. As obras tem prazo de execução de 150 dias (5 meses) e devem começar imediatamente, de acordo com a Prefeitura, que já assinou a Ordem de Serviço.

Após a apresentação, o público ganhou espaço para dúvidas e sugestões. Foram levantadas preocupações acerca do lixo no Calçadão, fiações de energia, acessibilidade, funcionamento do comércio, entre outros.

Em relação aos cabos de energia elétrica e a fiação de redes de internet, o secretário Paulo Martins informou que enviou ofício para a Coelba tomar as providências de adequação da rede. Paulo disse ainda que se reunirá om os provedores de internet para remover a fiação excedente e também fazer nova adequação. Paulo também esclareceu que as obras serão realizadas com as lojas funcionando normalmente.

Eduardo Dantas, presidente da CDL

Eduardo Dantas, presidente da CDL.

O presidente da CDL, Eduardo Dantas destacou a importância de assegurar a segurança pública permanente na área do Calçadão. “Esse espaço é um patrimônio do município e como tal pode ser estabelecido uma segurança com a presença da Guarda Civil que tem em sua função cuidar do patrimônio do município, então sugiro o policiamento da polícia militar e da Guarda, vale a pena pensar no projeto em uns elevados para a segurança, pois existe um temor muito grande de quem circula no Calçadão por ele ser também um centro financeiro com quatro bancos em sua área”, contribuiu.

O empresário também avaliou a importância da obra para o município. “O Calçadão é extremamente importante não só para o comércio local, como para toda a cidade, nosso calçadão é realmente muito carente, sem qualquer manutenção há muitos anos e agora chegou a hora de ter a sua reforma. A nossa preocupação como instituição foi convidar o prefeito, o secretário e a empresa que vai executar a obra para que todos os associados e as empresas estabelecidas no Calçadão, seja associadas ou não, pudessem tirar todas as dúvidas sobre a obra. O secretário Paulo Martins nos deu sua palavra em público que em nenhum momento lojas ficaram fechadas, que todo o recurso necessário para a obra já está aprovado devidamente através dos órgãos federais e que não pode existir nenhuma ação política para interromper a conclusão desse processo. Esses eram pontos que nos preocupavam e ficamos satisfeitos com os esclarecimentos”, ressaltou em entrevista ao Valença Agora.

O presidente da OAB Valença, Alcides Bulhões parabenizou os envolvidos na inciativa, mas que via a necessidade de um maior diálogo com os empresários instalados no Calçadão. “Parabenizo a gestão por apresentar um projeto que há muito tempo se discute, mas algumas coisas percebi a necessidade de um maior diálogo. É preciso reconhecer que o projeto é viável e Valença cresce muito com isso”, afirmou a nossa reportagem.

À direita, a empresária Amanda Knoth, da Churrascaria Sabor do Sul, localizada no Calçadão

À direita, a empresária Amanda Knoth, da Churrascaria Sabor do Sul, localizada no Calçadão.

Proprietária do Restaurante e Churrascaria Sabor do Sul, localizado no Calçadão, Amanda Knoth, se alegrou com a reforma. “Estou totalmente satisfeita com o que foi apresentado aqui, falta saber quando começaram as obras, espero que seja em breve. Vai haver transtorno, mas é necessário”, considerou em entrevista a nossa reportagem.

Também conversamos com o presidente do SINCOMVAL, João Deolino. “Um sonho para todos nós valencianos porque realmente a gente vê que é uma necessidade, todos nós clamamos por esse momento e que graças a Deus estamos hoje, através de Paulo, dando esse reconhecimento, esse Calçadão vai sair. Espero que isso aconteça o mais rápido possível, que tudo corra bem porque todos nós vamos ganhar com esse novo Calçadão”, opinou. ***

***Reportagem completa na edição impressa do Jornal Valença Agora nº 767

.

Fonte: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.