Lideranças da Casa do Empresário de Valença se reuniram nesta quinta-feira (27) com representantes do Sebrae e da Prefeitura de Valença, no auditório da instituição. Formada pela Associação Comercial e Empresarial (ACE), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMVAL), a Casa do Empresário conheceu o Programa Cidade Empreendedora, fruto da parceria entre Prefeitura e Sebrae.

O Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. É uma solução ideal para municípios interessados em transformar a situação em que se encontram permitindo o aprimoramento do Ambiente de Negócios, de acordo com o Sebrae.

Reunião aconteceu no auditório da Casa do Empresário (Foto: Divulgação)

O programa foi apresentado pelo coordenador regional do Sebrae-BA, Carlos Henrique Oliveira e pela gestora do Sebrae Valença, Laís Meireles.

“Apresentar o programa Cidade Empreendedora é sempre uma satisfação enorme porque a gente está espalhando ações do bem. Toda vez que uma gestão municipal amplia os programas em atuação com as empresas locais, ela está fazendo com que as empresas consigam crescer dentro da própria cidade e haja uma movimentação maior na economia local. As entidades empresariais de Valença tem um papel fundamental nesse processo de incentivar os empresários locais a comercializarem com a Prefeitura e fazer com que o dinheiro fique na localidade, seja ele um pequeno produtor na zona rural, seja ele um grande comerciante do município, todos precisam se envolver de forma significativa nesse processo”, disse Carlos Henrique ao JVA.

O coordenador destacou também a importância da região se preparar para agregar valor às matérias-primas abundantes. “Existe uma necessidade muito grande de poder fortalecer a agregação de valor dos produtos, porque o mercado é competitivo e, a partir do momento que a gente tem venda de produtos transformados, cria-se mais empregos, fortalece a marca do município e desenvolve tecnologias, então é importantíssimo que as empresas comecem a olhar para a verticalização dos seus produtos. Aqui é uma região riquíssima, tem o dendê, tem o coco, tem a piaçava, tem diversas iguarias que só essa região tem, então é agregar valor para poder vender de forma diferenciada”, sinalizou.

A gestora do Sebrae-Valença, Laís Meireles ressalta a importância do Cidade Empreendedora para o município. “Esse programa vai trazer um diferencial muito importante para o município, a gestão acertou bastante porque é um programa que só tem a agregar em vários eixos. É uma mudança de mentalidade da gestão que vai trazer inúmeros benefícios para o município e para toda a sociedade”, comentou.

Representando o poder público municipal, Ademir Costa, secretário municipal de Indústria e Comércio, ressaltou que a parceria com o Sebrae faz parte de um projeto macro do município com foco no desenvolvimento e geração de emprego e rende. “Nós temos uma conjuntura toda específica que vai ajudar Valença a se tornar uma cidade empreendedora. O foco da gestão é desenvolvimento, é geração de emprego e renda e tenho certeza que a Casa do Empresário, o Sebrae, o Senai, vão fazer parte desse projeto macro da gestão Jairo e Joailton”.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE e diretor do Jornal Valença Agora acredita que o programa é uma “oportunidade de fortalecimento econômico do nosso município”. “A Casa do Empresário tem a visão focada no desenvolvimento e compartilhamento de interesses comuns e com essa visão acreditamos que podemos agregar valor, contribuir e fortalecer economicamente o nosso município, por isso a nossa instituição se coloca como parceira da Prefeitura e do Sebrae, e temos certeza que essa parceria renderá frutos positivos para todos os envolvidos e para o desenvolvimento do nosso município”, afirmou Oiticica.

O vice-presidente da ACE/CDL, Jairo Ferreira considerou a reunião bastante esclarecedora. “Queremos agradecer a Carlos do Sebrae que explicou e mostrou a importância desse programa na cidade de Valença, que vai abranger vários segmentos, e que vai trazer um norte diferente para a economia do nosso município, desde que os empresários queiram aderir e se capacitar cada dia mais”, disse.

O presidente do SINCOMVAL, João Deolino agradeceu a iniciativa do município. “Reunião muito importante para o desenvolvimento de Valença, agradecemos ao prefeito por esta oportunidade para a nossa cidade. Nós estamos à disposição para o que precisa para vermos o município crescer e se desenvolver”.

“Valença precisa se desenvolver e para isso precisamos estar unidos, de forma que seja bom para toda a cidade como um todo”, acrescentou Reinaldo Mercês, vice-presidente do SINCOMVAL.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.