"O processo de construção coletiva fortaleceu a elaboração do documento que representa uma responsabilidade compartilhada entre os vereadores e a população", destacou o presidente Fabrício Lemos.

Após seis meses de debates em audiências públicas e consulta à população, a Câmara de Vereadores de Valença concluiu a elaboração do documento norteador do município, que foi devidamente atualizado num longo processo de discussão temática entre os parlamentares, técnicos das áreas específicas e representantes dos segmentos da sociedade valenciana.

O legislativo de Valença optou pela escuta social ampla com a participação protagonista de entidades e organizações que compõem a comunidade, além de se conduzir pelas orientações de sua assessoria jurídica.

Através de palestras e interações com diversos atores sociais no plenário da Câmara e também de uma consulta on-line, os dispositivos legais passaram pela avaliação popular antes da promulgação, com o objetivo de atender melhor aos interesses coletivos.

Lei Orgânica:

É a norma pela qual se rege o município. Uma espécie de Constituição Municipal, ou seja, o aparato legal que organiza o exercício do poder, fortalece e direciona nossas instituições. Ela indica todos os parâmetros básicos a serem seguidos pelo Poder Público, além dos símbolos do município, os princípios e diretrizes. Agora com a reformulação, o documento está mais moderno e amparado na legislação.

A matéria agora segue para a tramitação no plenário da câmara para votação e promulgação do Poder Legislativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.