Posse marca oficialmente o pontapé inicial da festa religiosa e popular que começa em 29 de junho e vai até 9 de julho

Foi realizada no último dia 15 de abril, uma celebração religiosa na Igreja de São Pedro no bairro do Tento, presidida pelo Pároco Pe. Marcos Reis, onde aconteceu a posse do casal presidente e demais membros da comissão organizadora da Festa de São Pedro 2023, que chega este ano aos seus 122 anos de existência. Conduzida também pelo presidente do Grupo São Pedro do Tento, Jeová Porto Avelar, a celebração reuniu católicos e autoridades, que fizeram as primeiras articulações públicas sobre a tradicional festa do padroeiro dos pescadores e do bairro do Tento, uma festa religiosa e popular que já faz parte do calendário de eventos do município. A solenidade contou ainda com a presença do Padre Jorge Brito, da Arquidiocese de São Salvador.

O presidente da comissão que organizou o São Pedro de 2022, o empresário Felipe Elói transmitiu a presidência da comissão de 2023 para o casal Antônio Machado e Rejane Machado. Além dos presidentes, também foi dada posse aos demais membros da comissão de organização da festa.

Selma Elói e Felipe Elói (mãe e filho). Felipe foi presidente da Comissão da Festa de São Pedro em 2022 com Maria das Graças, e contou com o apoio de Selma (Foto: Valença Agora)

“Foi muito gratificante participar e entregar a festa à comunidade. Meu muito obrigada a todos que fizeram parte disso. Estou passando a chave, mas vou estar junto prestando todo apoio à essa nova comissão, pois cada ano que passa quero ver essa festa maior ainda”, enfatizou Felipe.

Presidentes da Festa de São Pedro, Antonio Machado e Rejane, demonstraram alegria e comprometimento à frente da organização da festa (Foto: Valença Agora)

O novo presidente da Comissão, Antônio Machado juntamente com sua esposa, são experientes na vivência das festas religiosas da Igreja Matriz, experiência essa que chega para somar na Festa de São Pedro. “Uma satisfação muito grande participar da festa de São Pedro do Tento, pois nós já a acompanhávamos como católicos, mas sem absolutamente assumir nenhuma função de responsabilidade da festa. Aceitei assumir a presidência da festa deste ano e estamos aqui com uma equipe muito boa, disponível e satisfeita, que está afim de compartilhar esse trabalho para que a Festa de São Pedro de 2023 seja uma festa muito bonita, participativa e deixe a sua marca na história do Tento, não apenas como festa popular, mas principalmente festa religiosa como partilha, como evangelização para elevar cada vez mais o nome de Jesus Cristo a todos os povos”, destacou.

Jeová Porto de Avelar, presidente do Grupo São Pedro do Tento (Foto: Valença Agora)

Líder do grupo São Pedro, o presidente Jeová Porto Avelar fez suas considerações sobre a posse dos novos presidentes. “Foi tudo feito com muito carinho, Deus orientou, a gente fez a posse, a sociedade valenciana estava presente e eu creio que a festa vai decolar, o povo vai se unir e vai acontecer uma bela festa para manter a nossa tradição e a nossa história, a gente acredita nessa comissão, Seu Antônio tem uma vivência da igreja muito grande, já está tudo encaminhado e Deus proverá”, disse ao JVA.

Missa foi celebrada pelo Padre Pe. Marcos Reis e concelebrada pelo padre Jorge Brito (Foto: Valença Agora)

Padre Marcos Reis, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, desejou uma festa de paz e comunhão. “Que alegria hoje oficializar essa abertura das festividades do nosso padroeiro que terá como tema “Igreja comunidade, Casa do Pão. Queremos uma festa tranquila, de paz, de comunhão. O pescador quer celebrar, comemorar, sentar à mesa e partilhar o que tem, é nisso que essa comunidade foi alicerçada”, destacou.

Deputado federal Raimundo Costa, representante nacional da Pesca, valenciano oriundo do Tento (Foto: Valença Agora)

Filho do bairro do tento, filho de pescador e autêntico representante da pesca a nível nacional, o deputado federal Raimundo Costa, fruto político da união do segmento pesqueiro,  é devoto de São Pedro e tem participação efetiva na festa do padroeiro. Em entrevista ao Jornal Valença Agora, o parlamentar valenciano ressaltou a grandiosidade do São Pedro para a comunidade do Tento e toda a cidade e sua simbologia em torno da atividade pesqueira.

“A festa de São Pedro é resultado positivo de quando uma comunidade se emancipa e corre atrás dos recursos que para ela são necessários como saúde, educação, investimento, sobretudo numa cidade como a nossa, que é cortada pelo Rio Una, rio que estabelece uma relação de vida, de geração de emprego, de geração de renda de famílias de pescadores e marisqueiras que produzem  um alimento nobre, mas que na maioria das vezes são esquecidos pelas políticas públicas, e por sabermos dessa deficiência entendemos que a gente tinha que se organizar em comunidade, essa é a grande diferença do bairro do Tento. Há 41 anos, isso que nós estamos vendo, que ainda precisa de muito investimento, já foi pior, aqui era barro, não tinha calçamento, mesmo estando às margens do Rio Una, mesmo tendo embarcações que são empresas, uma empresa que é referência na minha vida, da minha existência e da minha família. Por isso eu estudei e retornei para ajudar a comunidade. Aí a comunidade cresceu, o que faz a diferença na comunidade são seus líderes. Só tem uma forma de uma sociedade organizada se desenvolver, é politicar, se a sociedade não faz política a política não chega até ela, por isso a sociedade se uniu para colocar um irmão na defesa dos nossos direitos, porque pagamos impostos como cidadão, e a boa política faz a devolução, faz os investimentos, é a partir da representação. Isso foi feito, fizemos aqui em Valença o que não fazíamos no Brasil, e Valença foi um dos primeiros municípios que teve um vereador voltado pelos pescadores. A Colônia que ficava ao lado da igreja cresceu, tem fábrica de gelo, posto de combustível, unidade de beneficiamento, isso é fazer política. Nasceu um deputado federal, reeleito, com investimento, isso é fazer a diferença, portanto a festa de São Pedro tem essa simbologia. A festa de São Pedro é política, mas a gente faz mais evangelização, a gente vem agradecer a Deus primeiro, vem dizer a Ele que nós temos projeto e Ele com certeza, se a gente fizer com firmeza, com serenidade, Ele vai executar, isso que é o sucesso da gente, portanto eu fico muito feliz hoje de estar participando de mais uma renovação de comissão”, afirmou Costa.

O deputado falou do seu objetivo de revitalização do seu bairro de origem e do desejo de ampliar a Igreja de São Pedro. “O meu desejo como deputado federal, além de tantos investimentos que temos feito, é fazer um grande projeto aqui para o bairro do Tento, é transformar essa orla, fazer uma grande orla que dê aporte ás embarcações, que seja um cartão portal, que possa atrair eventos, para que a gente possa desenvolver o turismo sem perder a essência da pesca, sem perder a essência de ver um peixe salgado da forma tradicional, mas é preciso que se faça política, política de município. A ampliação da igreja de São Pedro é algo que temos que planejar, ver a viabilidade econômica, e eu terei muito orgulho de poder estar contribuindo. Não assumo compromisso em números, mas assumo compromisso político de juntos encontrarmos um caminho de buscar recursos”, destacou.

À direita, o vereador Ryan Costa, participando da celebração (Foto: Valença Agora)

Para o vereador Ryan Costa, membro da comissão, a expectativa da festa para este ano é das melhores. “Todos os anos a gente sempre acredita que a festa seguinte será melhor do que a que passou, e com a ajuda de todos os parceiros, com a participação da comunidade, com a comunicação através do Jornal Valença Agora, que sempre contribui com essa tradição, a gente tem certeza que dará tudo certo. Fico muito feliz em poder mais um ano contribuir com o São Pedro do bairro em que me criei, uma festa que faz parte da nossa família, da referência da pesca, que hoje é representada a nível federal com o nosso deputado Raimundo Costa, que leva o nome da classe para todo lugar que vai”, afirmou.

Ao centro, na primeira fileira na parte inferior da imagem, a vereadora Vane Costa, ladeada pelo deputado federal Raimundo Costa e o vereador Ryan Costa (Foto: Sanny Borges)

A ex-vereadora de Valença, Vane Costa, tem sua trajetória diretamente ligada à festa de São Pedro, por fazer parte da tradição e contribuir com a manutenção da mesma. “Sempre é uma honra participar da Comissão e da tradicional Solenidade de Posse da Comissão da Festa de São Pedro 2023. É importante lembrar as pessoas que não estão inseridas diretamente na pesca, que a Festa de São Pedro é um momento muito significativo para a Comunidade de Pescadores, que além de terem São Pedro como seu padroeiro, também celebram o Dia do Pescador. A posse da nova Comissão marca um novo capítulo para a Festa de São Pedro, que promete ser ainda melhor e mais animada do que as edições anteriores. A Federação de Pesca assim como a Colônia Z 15 estão presentes dando todo apoio para o brilhantismo deste evento. Além dos 29 casais que estarão dando todo o apoio, temos nosso líder Jeová Porto que vem caminhando a muitos anos para que essa tradicional festa aconteça”, ressaltou Vane.

Albete Freitas, secretária de Educação de Valença (Foto: Valença Agora)

Presentes na posse, os secretários municipais de Educação, Saúde, Cultura e Planejamento. A secretária de Educação, Albete Freitas pontuou a importância da festa de São Pedro, e o compromisso da gestão em fortalecer a tradição. “Essa é uma tradição que consegue conciliar educação, cultura, saúde, a própria filosofia de mundo, de vida e de Valença agrega com a festa de São Pedro, porque é a história de São Pedro, é a história de Valença, portanto vamos trabalhar para que cada dia mais a festa de São Pedro seja vista, seja celebrada e reconhecida como marco importante na vida dos valencianos”.

“É uma honra muito grande poder colaborar com a festa de São Pedro. Ano passado estive com Felipe nessa missão e foram várias reuniões junto com a gestão municipal e esse ano estarei junto com seu Antônio. A gestão municipal está à disposição e vai colocar toda a energia possível para fazermos uma grande festa de São Pedro”, acrescentou Gugui Martinez, titular da pasta de Cultura.

Ex-prefeita de Valença, Jucélia Nascimento (Foto: Sanny Borges)

A ex-prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, presença frequente em todas as festas do padroeiro São Pedro, prestigiou a posse e falou com o JVA sobre a tradição. “Eu quero desejar uma festa de 2023 muito bonita, cheia de fé, e que, principalmente, leve o nome e a mensagem de Jesus a todos, e que a gente possa também estar contribuindo para essa festa cultural e tradicional, é uma tradição dessa comunidade que já se tornou tradição de Valença. Eu que já fui prefeita sei que a gestão tem uma responsabilidade muito grande na tradição popular, então que a gestão possa também estar apoiando essa festa. O grupo São Pedro é fantástico, tem na comunidade um deputado federal que está presente e toda a sua família, tem Jeová que eu o parabenizo pela liderança. A gente nesse momento une forças com todas as comunidades para fazer essa festa linda e eu estou muito honrada de estar aqui nesse momento”, considerou.

Vidalto Oiticica, diretor executivo do Jornal Valença Agora, foi convidado para participar da comissão da festa (Foto: Valença Agora)

O diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, falou de sua identificação com o bairro do Tento, e da honra em poder participar como membro da comissão da festa de São Pedro. “Quero agradecer ao convite do presidente da festa, do Jeová, o coordenador por décadas dessa festa de São Pedro. Agradecer também especialmente ao deputado federal Raimundo Costa pelo convite de fazer parte da comissão deste ano. Eu me sinto em casa por ser oriundo do bairro do Tento, meus avós começaram a vida aqui na frente do Tento, minha mãe nasceu na frente do Tento, meu pai teve um comércio, um estaleiro nos Três Coqueiros que produziu uma ferramenta fundamental para os pescadores, por muitos anos fazendo canoa, uma ferramenta principal que todo pescado necessita para buscar o seu sustento e hoje estou aqui representando também a minha família, porque a integração dos componentes dessa festa, são componentes das famílias do Tento, da frente do Tento, daqueles que passaram, daqueles que fazem a história”, considerou.

“Para mim também é um privilégio, na área em que eu atuo, fazer parte desta comissão, porque a informação, a disseminação da notícia, a conscientização das informações, também é cultura e é importante para a formação social, e, através dessa formação nós conseguiremos também uma sociedade mais equilibrada, mais participativa”, afirmou Oiticica sobre a atuação do Jornal Valença Agora.

Também presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica, falou como um dos líderes da classe empresarial. “Tenho a grande responsabilidade de estar antenado e participando de várias ações que acontecem na nossa cidade porque é interesse da classe empresarial conviver com os setores que também promovem, elevam, edificam e produzem economia e a festa do Tento já faz parte do nosso calendário anual, já é destaque na Bahia e todos nós devemos participar”, salientou.

Ainda de acordo com Vidalto Oiticica, o Tento é hoje um bairro de referência por ter um de seus ‘filhos’ como representante da pesca nacional, o deputado federal Raimundo Costa. “Um político que é oriundo desse bairro, dessa festa, dessa militância, foi pescador e hoje é uma autoridade que se destaca no cenário nacional, então também é um motivo de muito orgulho e muita honra estar aqui fazendo parte, sendo lembrado pelo legado, pelo trabalho que venho realizando com o Jornal Valença Agora, contribuindo, edificando e saindo do Tento para ir romper barreiras não só em toda cidade, como na região, no estado e também no mundo, porque o nosso veículo comunicação é impresso, é eletrônico, é site, ele está em todas as plataformas que comunicam e elevam a cada vez mais a boa notícia para todo cidadão”, frisou.

Vereador Helton Brandão foi empossado como membro da comissão (Foto: Valença Agora)

“Satisfação e agradecimento”, resumiu o vereador Helton Brandão em seu pronunciamento, afirmando que está à disposição para apoiar no que for preciso.

Joilson e Gildervan ficarão responsáveis pela ornamentação da igreja para a festa. “É um prazer participar da festa de São Pedro, vou estar contribuindo de todas as formas pra essa festa linda porque tudo que é feito com amor e carinho para o nosso Deus, ele retribui em dobro pra aqueles que confiam. São Pedro sempre foi forte, ele é terra, é rocha e Deus colocou ele como discípulo pescador para pescar almas, pescar vidas e pessoas que estão dispostas a fazer a missão dele acontecer”, ressaltou Joilson.

O presidente da Comissão, Antônio Machado, informou que a festa de São Pedro contará com um festival de prêmios, que será realizado após a procissão final, onde serão sorteados diversos prêmios como televisão, tanquinho, celular, bicicleta, microondas, liquidificador e muitos outros. Em prol da festa será realizado um festival de tortas no Calçadão e a feijoada de São Pedro, acrescentou Machado.

Esse ano a Festa de São Pedro inicia no dia 27 de junho com caminhada de Cajaíba ao Tento e finaliza com a festa no dia 9 de julho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.