Interessados podem se inscrever gratuitamente até hoje, pela internet
Um concurso inédito vai eleger o melhor pão de sal da Bahia, também conhecido como pão francês ou "cacetinho". A iniciativa é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em todo o estado.
A disputa tem como objetivo estimular a melhoria da qualidade do produto nas micro e pequenas empresas do estado, resgatando os valores tradicionais do setor de panificação.
A inscrição para o 1º Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia é gratuita e pode ser feita através do site oficial do evento. O prazo foi prorrogado até esta segunda-feira (21). Podem participar padarias, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), formalizadas e sediadas em municípios baianos.
Após a inscrição e a indicação da sede formal da empresa, os participantes serão direcionados para uma das dez regiões onde acontecerá a competição. Ao final, serão conhecidos os vencedores de cada local, que disputarão em Salvador o título de melhor pão na final estadual.
A metodologia de avaliação baseia-se na ABNT NBR 16.170, que define os padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês. A norma orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade, abrangendo características como:
- crosta;
- miolo;
- sabor;
- textura.
Os produtos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios de avaliação da norma, subdivididos em três grupos
- Primeiro, serão avaliadas as características externas: crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e aparência (integridade e simetria).
- Em seguida, serão analisadas as características internas: crosta (aparência) e miolo (cor, textura e estrutura de células).
- Por fim, os jurados irão observar as características sensoriais, que são o aroma, o sabor e a resiliência.
Premiação
A padaria que ficar classificada em primeiro lugar na etapa estadual receberá premiações adicionais para o panificador e o padeiro, conforme descrito abaixo:
Para padeiro e panificador - Certificado e Troféu de “Melhor Pão Francês da Bahia”.
Para o panificador - 1 notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN em 2025.
Para o padeiro - 1 aparelho smartphone.
Fonte: G1 Bahia | Foto: Divulgação/Família Farinha
Deixe uma resposta