Item histórico, que fica no Museu da Sé de Braga, em Portugal, saiu em peregrinação por cidades portuguesas no dia 12 de abril e chega à capital baiana nesta sexta-feira (25). No sábado (26), ela segue para Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, onde foi celebrada a primeira missa do Brasil, em 1500.

A cruz original usada na primeira missa realizada no Brasil chega a Salvador nesta sexta-feira (25). Ela seguirá para o Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde haverá a Santa Missa às 12h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio.

A capital baiana, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália foram algumas das cidades escolhidas para receber a relíquia de ferro que veio de Portugal para as celebrações dos 525 anos da missa realizada em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul da Bahia, em 1500.

As peregrinações da cruz original fazem parte do evento "Brasil com Fé - Celebrando os 525 Anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", realizado pelo Movimento Brasil com Fé, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor.

A primeira missa celebrada no Brasil, aconteceu em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, e foi presidida pelo franciscano frei Henrique de Coimbra.

O item histórico, que fica no Museu da Sé de Braga, em Portugal, saiu em peregrinação por cidades portuguesas no dia 12 de abril, passando por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa. Já no Brasil, ela passou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Pará.

Depois de passar por Salvador, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, a cruz vai voltar no domingo (27), para Portugal.

Fonte: g1BA | Foto: Divulgação/Jonathas Ventura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.