Após um intervalo de duas décadas, Valença voltou a ser palco do Dia Nacional da Juventude (DNJ), reunindo mais de dois mil jovens de 38 paróquias da Diocese de Amargosa. O evento, que não era realizado na cidade desde 2003, aconteceu neste domingo, 20 de outubro, no adro da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Com o tema “Juventudes na Cultura do Encontro”, o DNJ 2024 trouxe um dia repleto de fé, animação e espiritualidade.

Logo nas primeiras horas da manhã, caravanas de diversas cidades da diocese chegaram à Valença, preenchendo o espaço com jovens entusiasmados, bandeiras e muita energia. O evento começou com momentos de louvor e música, conduzidos por bandas católicas da região, que animaram a juventude com canções de celebração e fé.

A programação foi marcada também por palestras, que abordaram o papel dos jovens na construção de uma cultura do encontro em um mundo marcado por divisões. “Ser jovem cristão hoje é ser agente de transformação, alguém que busca unir, dialogar e construir pontes”, afirmou João Paulo Aguiar, assessor diocesano da Pastoral da Juventude.

Um dos destaques do evento foi a celebração da missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Juraci Gomes. Em sua homilia, Dom Juraci falou sobre a importância da juventude no contexto atual, encorajando os jovens a serem protagonistas de um mundo mais justo e solidário. “Vocês são a esperança viva de uma nova sociedade, uma juventude que não se conforma com as injustiças, mas que trabalha para superá-las com o amor de Cristo”, disse o bispo, emocionando os presentes.

A missa foi seguida pela tradicional caminhada juvenil pelas ruas de Valença, que se tornou um dos momentos mais aguardados do DNJ. Jovens, vestidos com camisetas do evento, caminharam pela cidade acompanhados de um trio com animação da banda Eleale e um carro-pipa, que garantiu o já tradicional “banho” que marcou outras edições do DNJ.

O encerramento do evento ocorreu na Praça da República, onde os jovens se reuniram para um momento especial de adoração ao Santíssimo Sacramento. Com a praça lotada, o Padre Jonathas conduziu a benção do Santíssimo, finalizando o DNJ com uma atmosfera de fé e renovação espiritual.

A próxima edição ocorrerá em outubro de 2025 na cidade de Amargosa.

 

Fonte: Portal Idendê Notícias | Foto em destaque: José Nilton/Reprodução/Instagram/Diocese de Amargosa

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.