Terminou neste domingo (20), em Santo Antônio de Jesus, o III Festival Gastronômico Sabores da Terra, iniciado no último dia 04. Este ano, o evento explorou a culinária brasileira, trabalhando a temática “Em cada lugar, um gosto do Brasil!”, que reuniu pratos característicos de diferentes cidades do país, preparados pelos vinte estabelecimentos locais participantes do festival.

A terceira edição do festival trouxe como grande novidade, a realização da cozinha show em praça pública, de 4 a 6 de novembro, com a participação de renomados chefs de cozinha e também de chefs locais que compartilharam com a população e visitantes, receitas e curiosidades do melhor da gastronomia do recôncavo baiano. A cozinha show na praça contou ainda com apresentações artísticas durante o período.

anuncie_agoraO resultado da terceira edição do Festival Sabores da Terra foi celebrado na noite desta segunda-feira (21) com a realização de coquetel para convidados, no auditório do Laboratório Fernando Queiroz, em Santo Antônio de Jesus. Organizadores, parceiros, estabelecimentos participantes e imprensa brindaram o sucesso do evento que é realizado pelo Sindicato Patronal de Bares, Restaurantes e Hotéis de Santo Antônio de Jesus (SINDBARH) em parceria com a empresa Em Eventos, e patrocinado pela secretaria de Turismo do Estado da Bahia através da Bahiatursa. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), a prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, Senac, Sebrae e empresários locais apoiam o evento.

“Nós estamos mostrando que mesmo com todas as dificuldades, numa época tão dura e difícil igual a essa, nosso evento está aí, firme, sólido e cada vez mais forte”, comemorou Melentino Tedesco, coordenador geral do festival, vice-presidente do SINDBARH e proprietário da Lanchonete e restaurante Tedesco. O Festival Sabores da Terra, 4ª edição, já tem data marcada e foi anunciada por Tedesco: 02 a 22 de outubro de 2017.

2

Em entrevista ao Valença Agora, Tedesco afirmou que um dos grandes ganhos do festival é “levar todos os estabelecimentos ao conhecimento público”. “Fazer com que as pessoas vejam a dinâmica que nós temos e os restaurantes que nós temos, e você pode ver que todos os restaurantes estão muito satisfeitos e realizados”, acrescentou, falando ainda de sua satisfação enquanto realizado do festival. “Cumprimos nossa tarefa, fomos melhor que na tarefa anterior e teremos que ser melhor na próxima, queremos a cada ano atingir degraus maiores. Tedesco ressaltou a cultura da união que é pregada no festival. “Nós não somos concorrentes e sim parceiros, nós trocamos informações, isso é uma confraternização de crédito entre pessoas, entre comerciantes, e pra nós isso é de um valor imensurável, porque onde um ganha, todos ganham”, enfatizou. Aos estabelecimentos que não participaram e que desejam participar, Tedesco deixou uma mensagem: “Se organize, pense em vender produtos de qualidade, tenha os deveres cumpridos, alvará sanitário, alimentação com segurança. O festival traz um ganho imensurável pra todos, por isso que conselho a participarem.  Todos devem vir pra somar, não pra dividir, aqui não é lugar de ciúme, é de igualdade!”, frisou.

O consultor do festival, Júlio Oliveira, afirmou que o evento superou todas as expectativas. “Santo Antônio está de parabéns pela coragem e ousadia. A gente percebe o quanto esse festival cresceu e vemos a proposta que foi construída desde a primeira edição se consolidando no calendário de eventos da Bahia. Todos os objetivos do festival foram alcançados, com isso o Festival Sabores da Terra mostra sua força e é reconhecido, acima de tudo, pela população de Santo Antônio de Jesus, que tem a certeza de que na cidade existe um festival gastronômico e que ele é realizado uma vez por ano”, destacou Júlio, que em seguida apresentou um vídeo com registros do evento repletos de depoimentos de moradores, visitantes, parceiros e participantes do festival.

3

À reportagem do Valença Agora, Júlio Oliveira afirmou que considera a consolidação do festival como um dos maiores destaques dessa edição. “A gente pode dizer que hoje Santo Antônio de Jesus se reconhece tendo um grande festival gastronômico que entra para o calendário de eventos. O festival se consolidou e a gente fica feliz, é gratificante ter o retorno de quem acreditou e investiu. É um evento realizado pelo setor privado, pela união e integração de empresários, onde todos saem ganhando. Agradecemos ao jornal Valença Agora pelo grande destaque dado ao evento, os empresários viram a divulgação feita pelo jornal Valença Agora em todo o Baixo Sul, como uma conquista dessa união, a gente agradece e espera que Valença também desponte e se espelhe nesse exemplo de Santo Antônio de Jesus, assim como outros municípios da região com grande potencial na gastronomia. O Festival Gastronômico é um produto que pode ser muito bem trabalhado e explorado e que todo mundo tem um ganho, a cultura ganha porque se fortalece a identidade da gastronomia, o empresário ganha porque vende mais e a cidade é promovida, ou seja, é um grande produto que vários destinos estão acreditando”, sinalizou Júlio.

O presidente do SINDIBARH, Ruy Tourinho, também proprietário o Restaurante e Lanchonete Pão & Queijo, agradeceu a união de todos, realizadores e participantes, para o sucesso do evento. “Esperamos vocês no ano que vem”, intimou. Tourinho fez um agradecimento especial, ao Sebrae: “Tudo isso que estamos realizando hoje, nasceu no Sebrae. Plantamos uma semente e esse trabalho vem dando frutos”, reconheceu.

17

Participantes do festival relataram ao Jornal Valença Agora como foi a experiência de fazer parte do III Festival Gastronômico Sabores da Terra.

Darlane da Lanchonete Pão & Queijo considerou a vivência “muito boa”. “Tivemos muitas vendas, muita gente procurando o sanduiche paulistão que foi o nosso prato. A programação do evento foi muito boa, a decoração... foi um sucesso!”, considerou.

37

A cozinheira Rose, do Mercadão Café, preparou o prato ‘carne de sol à dorê’ para o festival. “Foi uma grande experiência! Participar do festival significou muito, pude conhecer outros pratos e dividir um pouco do que a gente sabe, muito importante essa troca de experiências”, ressaltou.

O restaurante temático ‘Comida de cinema’ participou do festival com o prato ‘Dona Flor e seus dois maridos’. Seu proprietário, Christophe Soler ressaltou que o festival ajudou na divulgação do empreendimento. “A divulgação do nosso restaurante pelo festival foi maravilhosa porque atingiu muitas pessoas que a gente não tinha acesso, com essa divulgação pensamos em ampliar as datas para eventos; a demanda aumentou”, garantiu.

Álvaro Moura Santos, proprietário do Restaurante Oásis D’Moura criou a moqueca do Moura, à base de aipim, especialmente para o Festival, no entanto o prato caiu no gosto do público e passará a integrar o cardápio do estabelecimento, conta Moura que afirmou estar muito satisfeito com os resultados do festival. “O festival agrega muito mais que vendas, mas se for olhar pelo lado financeiro eu posso dizer que esse prato foi muito aceito, teve muita saída e já vai ficar no cardápio”, disse, aconselhando ainda outros estabelecimentos a também apostarem no festival. “Eu peço que ano que vem, outros estabelecimentos acreditem nesse festival porque realmente ele faz a diferença, não é só a questão das vendas, é todo um aprimoramento que a gente faz, desde a capacitação dos garçons, do pessoal da cozinha, do atendimento, antes do festival, até a formação do prato. Eu aconselho que participem porque vão crescer como um todo, vão aprender muito porque a gente acaba trocando muitas informações entre si, e essa experiência é muito sadia e muito válida”, ressaltou. Álvaro Moura é gestor de cooperativas e administrador de uma empresa privada há 15 anos. Conta que sempre teve o sonho de abrir um restaurante, o que foi concretizado há dois anos. “Hoje tenho o apoio da minha família que vem me apoiando o tempo todo e cada vez mais a gente está aprimorando, em menos de um ano eu consegui ampliar o restaurante, hoje estou com um espaço pra cem pessoas e além do restaurante estou conseguindo agregar outros valores como festa de casamento, de noivado, confraternizações, meu restaurante está sendo muito bem visto pela região”, compartilha.

Leia também sobre a abertura do festival publicada no Jornal Valença Agora

A comissão organizadora do festival gastronômico premiou os parceiros, patrocinadores e apoiadores do evento pelo apoio prestado. O Jornal Valença Agora também foi agraciado com o troféu. Representantes dos estabelecimentos participantes também levaram a lembrança de agradecimento para casa. Ao fim do evento, os presentes desfrutaram do coquetel ao som da cantora Mara Ribeiro.

35

 

Fotos: Elton Andrade (Confira mais fotos no slide abaixo).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.