O JVA esteve no velório de Manoel de Fausto conversando com familiares e amigos sobre o legado deixado pelo político

Faleceu no dia último dia 9 de junho, aos 65 anos, o ex-vereador de Valença, Manoel de Jesus Góes, popularmente conhecido como Manoel de Fausto. O valenciano de Cajaíba, estava internado no Hospital de Base de Itabuna e teve seu quadro agravado no últimos meses, vindo a óbito por complicações de saúde.

20748158_340140886423379_3244428211576705139_o

Manoel de Fausto, ex-vereador de Valença, faleceu aos 65 anos. Foto: Reprodução/Facebook

Manoel de Fausto desfrutava da admiração de muitas pessoas na sociedade e na política. Ele Foi vereador por dois mandatos pelo PMDB e secretário de Governo da Prefeitura de Valença, na gestão de Ricardo Moura (2017-2020). Nato articulador político, Manoel de Fausto contribuiu com a eleição do deputado federal Paulo Magalhaes, atuando fortemente em Valença.  Recentemente, ele foi consagrado como vice-presidente do PSD de Valença.

O velório realizado no Ginásio de Esportes de Valença reuniu familiares, amigos e políticos. Manoel de Fausto foi sepultado no cemitério municipal.

Velório de Manoel de Fausto no Ginásio de Esportes de Valença. Foto: Valença Agora

O JVA esteve no velório e conversou com pessoas próximas e admiradores do trabalho desenvolvido por Manoel em Valença.

Deusimar Souza Silva, amigo de Manoel de Fausto. Foto: Valença Agora

O amigo de longas datas Deusimar Souza Silva compartilhou que Manoel de Fausto tinha o sonho de voltar à vida pública. “O maior sonho dele era um dia ser prefeito de Valença, batalhou muito por isso, vivia ativamente inserido no que diz respeito à vida política e social de Valença. Era chamado Pai dos Pobres. Ajudava a todos que o procurava, principalmente os mais desamparados. Às vezes até chegava a ser negligente consigo mesmo para atender as necessidades mais urgentes do seu povo. Valença perde um grande baluarte político e social nesse momento. Todos nós sentiremos muita falta de Manoel”, disse Deusimar ao JVA.

Francisca, viúva de Manoel de Fausto. Foto: Valença Agora

A viúva Francisca compartilhou cerca de 40 anos de sua vida com Manoel de Fausto. Apesar de afirmar não gostar de política, Francisca contou que a divergência de opiniões não trazia conflitos. “Manoel era uma pessoa calma, tranquila, não era de brigas nem de confusão. Tinha um coração bom, gostava muito de cuidar dos outros e esquecia dele próprio, gostava mais de cuidar dos outros, dava o próprio sangue pelos outros”, destacou a viúva, acrescentando que agora restam as lembranças dos momentos bons e a saudade.

Luís Dáttoli, amigo de Manoel de Fausto. Foto: Valença Agora

O empresário Luís Dáttoli também conviveu por décadas com Manoel. “Eu sou suspeito para falar de Manoel, ele não era só um amigo, era um companheiro, um irmão, afinal de contas nós nos conhecemos há 40 anos. Infelizmente chegou o momento dele nos deixar, estávamos planejando muitas coisas boas para Valença, infelizmente o sonho de todos nós vai desabar um pouco, porque vai ser difícil seguir sem Manoel, que tanto serviu ao povo humilde de Valença. Às vezes, Manoel deixava de ter algo para si para doar para os outros. Ajudou muita gente. A política de Valença perde muito hoje, pois Manoel era um visionário e tinha o coração muito bom, o objetivo dele era ajudar o povo humilde de Valença”, pontuou.

Deputado federal Paulo Magalhães, amigo de Manoel de Fausto. Foto: Valença Agora

Além de correligionário, o deputado federal Paulo Magalhães mantinha uma amizade de carinho e respeito por Manoel. “Eu perco um grande amigo, que vai fazer muita falta, a nós e a Valença. Manoel de Fausto contribuiu em tudo, em todos os momentos que se precisou da força do trabalho, da dedicação, do amor, ele esteve presente. Era uma mão de Deus para ajudar aos que mais precisam, e eu tive a felicidade de conviver de perto com ele”, declarou o parlamentar ao JVA.

WhatsApp Image 2023-06-12 at 14.55.38 (1)

Ex-vereadora Vane Costa, o deputado federal Raimundo Costa, o vereador Ryan Costa e a ex-prefeita Jucélia Nascimento participaram de velório do Ginásio de Esportes. Foto: Valença Agora

Também compareceu ao velório o deputado federal Raimundo Costa, que destacou ao JVA o ser humano solidário que Manoel era. “Manoel é uma pessoa que sempre cuidou de gente, sobretudo gente que mais precisa. Nunca se preocupou com ele. Tive o privilégio de conviver com ele na política, e Manoel sempre se dedicava às causas públicas, sobretudo às pessoas, um ser que vai fazer muita falta. Ele cumpriu a missão dele aqui e deixa um grande legado. Manoel era uma pessoa do bem, que cuidava de gente e que merecia conviver mais com as pessoas e viver mais”, lamentou Raimundo.

A ex-prefeita de Valença, Jucélia Nascimento destacou que Valença perdeu um “político tradicional, de uma história de solidariedade e de amor ao próximo”. “O legado que ele deixa é o bem que ele fez a todo O povo valenciano. Ele era um gigante apaixonado por política e apaixonado pelo que fazia, a gente olhava para ele e via realmente que ele gostava de gente, de cuidar do outro, isso é muito importante para uma pessoa que milita na política. Fica essa lembrança, esse registro, Valença perdeu um gigante da política”, considerou Jucélia.

O vereador Ryan Costa não teve a mesma oportunidade do pai, Raimundo Costa, de conviver politicamente com Manoel de Fausto, mas reconhece o seu legado. “Manoel de Fausto era uma grande liderança política, ouvimos muito falar dos trabalhos que ele fez, então ele deixa um grande legado de atuação na política, de um trabalho sério que a gente precisa seguir. Hoje venho prestar condolências à família e o reconhecimento por tudo que ele fez por Valença”, disse Ryan.

Já a ex-vereadora Vane Costa foi colega de bancada de Manoel de Fausto no Poder Legislativo de Valença. “Manoel era um homem empreendedor, muito sábio, um homem que lutou muito por Valença. Ele tinha no coração dele uma grandeza de sempre colocar Valença em primeiro lugar. Tinha uma vontade de ser prefeito de Valença, e acredito que Valença ganharia muito com Manoel sendo prefeito, pelo amor que ele tinha à cidade. Ele nos deixa esse legado de amor à nossa terra, de serviço ao povo valenciano, era um homem do bem, que ajudava muita gente, então fica aqui o nosso sentimento a todos os familiares e amigos”, relatou Vane.

WhatsApp Image 2023-06-12 at 14.55.37 (1)

Vereador Fabrício Costa participo da despedida de Manoel de Fausto, em Valença. Foto: Valença Agora

“Valença perde um ex-vereador, articulador político, amante do esporte, parceiro das associações, que muito contribuiu com Valença. Uma pessoa simples humilde. Com sua simplicidade conquistou espaço, deixou a sua contribuição para o nosso município, e não poderíamos nos furtar de estar aqui nesse momento dando o último Adeus. Muito obrigado a Manoel de Fausto pelo que ele fez pelo nosso município”, agradeceu o vereador Fabrício Lemos.

Fausto Magalhães, ex-patrão e amigo de Manoel de Fausto. Foto: Valença Agora

Fausto Magalhães, ex-patrão e amigo de Manoel de Fausto. Foto: Valença Agora

Manoel de Fausto teve sua primeira oportunidade de trabalho em Valença, no comércio de Fausto Magalhães. Comerciante bastante conhecido, ex-vereador, que fez com que logo o Manoel de Jesus, ficasse conhecido como Manoel de Fausto. Fausto prestou suas últimas homenagens ao ex-funcionário e amigo.

“Manoel morava com os pais em Cajaíba, cortava dendê, catava caranguejo, então certo dia, eu abri um comércio e minha ex-esposa me pediu que arranjasse um trabalho para ele”, foi assim que iniciou a relação entre os dois, conta Fausto.

O ex-comerciante relata ainda, que Manoel sempre teve visão de futuro e assim que possível construiu uma casa e trouxe toda a família de Cajaíba, na zona rural, para morar na sede de Valença. “E ai foi crescendo na vida”, conta.

“Um ser humano maravilhoso, me ajudou muito, um cara muito bom, ajudava a todos, não aguentava ver ninguém com dificuldade”, destacou Fausto.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.