A Faculdade de Tecnologia de Valença – FACTIVA, trouxe para a cidade, o Curso de Extensão em Impermeabilização de Estrutura de Concreto que visa o desenvolvimento dos alunos do curso de Engenharia Civil da FACTIVA. O curso também foi aberto a alunos de outras Instituições e também a profissionais já graduados em Engenharia civil.

Para a professora Mestra Jacqueline Araújo dos Santos, coordenadora dos Cursos de Extensão da FACTIVA, a Engenharia Civil não deve ser apenas, a arte de compreender os processos construtivos. “Além de conhecer as técnicas e as interações dos sistemas construtivos com o meio ambiente, é fundamental transformar os conhecimentos em ações que ofertem à sociedade produtos e serviços relevantes. Isso significa inserir atividades práticas no ensino de Engenharia. Afinal o profissional desta área, precisa intervir no mundo natural transformando-o em ambiente construído, sem, contudo, causar danos ao nosso meio ambiente”, afirma.

38651716_1791653734282322_123078618648674304_n

“É difícil ensinar tecnologia do concreto, tecnologia da argamassa, patologia e terapêutica do concreto sem produzir esses materiais e vivenciar a arte de manipulá-lo para entregar ao cliente o material que atenda as propriedades de projeto. Todavia, implementar ações práticas no curso de Engenharia não é atividade trivial. O primeiro desafio é a quantidade de conteúdos por disciplina. Mas esse desafio pode ser superado por meio de cursos de extensão focados em determinados temas”, ressalta a coordenadora.

Ainda segundo a Ms. Jacqueline, Valença e região possui clima úmido, com muitas chuvas, produzindo assim muitas infiltrações nas construções. “Pensando nisso a FACTIVA, lançou seu primeiro curso de extensão em Impermeabilização de estruturas de concreto, com o objetivo de levar os alunos a compreender os mecanismos de infiltração da água em sistemas construtivos; a ação dos aditivos impermeabilizantes, as potencialidades e limitações das películas e mantas impermeabilizantes; e por fim desenvolver nos alunos a habilidade de aplicar películas, mantas e aditivo impermeabilizantes. Para dominar as técnicas de aplicação dos diferentes materiais usados no mercado, o grupo foi desafiado a impermeabilizar uma caixa de madeira com uma tubulação simulando uma tubulação hidrossanitária. Além disso, tiveram que impermeabilizar uma laje de argamassa usando película asfáltica, acrílica e observaram a ação de uma impermeabilização executada numa face equivocada”, complementou.

1

A capacitação foi realizada nos dias 1º e 02 de setembro, (sábado e domingo), na própria FACTIVA, com duas turmas lotadas.  O curso foi planejado e organizado pela professora Lais, do Curso de Engenharia Civil da FACTIVA, e coordenado pela professora Jaqueline, coordenadora de Extensão da FACTIVA.

2

O curso foi ministrado pelo professor Cleidson Carneiro Guimarães, graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003) e mestrados em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelas Universidades Federal da Bahia e Estadual de Feira de Santana (2009) e Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2013). Exerce o cargo de Professor Assistente das áreas de Construção Civil e Materiais de Construção, em regime de Dedicação Exclusiva, com lotação no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Atua na pesquisa de novos materiais aplicados a Construção Civil. Coordenador do Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e diretor regional (Recôncavo) do IBRACON.

Fotos: Divulgação

 

Uma resposta

  1. Izabella

    Obrigada pela divulgação deste evento! Quem participou sabe o quanto foi esclarecedor e uma oportunidade única de absorver conhecimentos que vão acrescentar na carreira profissional. Gostaria de agradecer a professora Laís Jorge, sem a qual jamais seria possível a realização do evento!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.