Testes começaram a ser aplicados hoje, em livre demanda, na Praça da República.

Ação foi promovida pela Prefeitura de Valença em parceria com a Factiva (Foto: Valença Agora)

Em ação denominada “Valença contra a Covid-19”, a Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Faculdade Factiva realiza nesta quarta (26) e quinta-feira (27), testagem para Covid-19, na Praça da República e nas filas bancárias. Estão sendo utilizados testes rápidos doados pela Factiva.

Pablo Queiroz, enfermeiro responsável pelos laudos das testagens (Foto: Valença Agora)

O enfermeiro Pablo Queiroz, da secretaria municipal de Saúde, atuou na testagem e falou ao JVA sobre a importância da ação. “A testagem é muito importante para identificar pessoas que estão positivas para Covid-19, mas são assintomáticas e por este motivo, são mais propensas a disseminar o vírus”, disse, contando que dos testes realizados até aquele momento, apenas um havia testado positivo, mas para histórico de contato com o vírus.

Lilian Santana, diretora municipal da Atenção Básica (Foto: Valença Agora)

A diretora municipal da Atenção Básica, Lilian Jesus de Santana explicou que a testagem colabora com a diminuição dos casos de Covid, pois evita que pessoas contaminadas assintomáticas transmitam o vírus para outras pessoas, ao serem orientadas a cumprir o isolamento. “Sem dúvida, principalmente nesse momento que a gente está vivenciando de pandemia, ter disponível um quantitativo maior de teste rápido para contemplar a população em demanda livre é muito importante, porque tem pessoas que são assintomáticas, e nesse momento elas são identificadas, e consequentemente orientandas a permanecer no isolamento, evitando transmissão para outras pessoas, disse.

O Grupo investidor UNISP, formado por educadores e pensadores chega para somar com a Factiva e elevá-la a um novo patamar. O grupo, que compõe a nova gestão da instituição valenciana, foi representado por Marcelo Júlio, novo diretor geral da Factiva, que comentou a respeito da parceria com a faculdade. “Somos uma instituição de São Paulo formada por várias mentes acadêmicas da área da Medicina, do Direito, da Engenharia, da Educação, com o objetivo de tocar a educação do Brasil porque pensamos que o mundo só se move com um povo educado”, destacou, acrescentando sobre o que atraiu a vinda do grupo para a cidade. “Viemos para Valença por um simples motivo, hoje a Factiva, aos “olhos” do MEC, é uma das melhores faculdades do Brasil, é a primeira faculdade, que na primeira avaliação no curso EAD, recebeu nota 5 no MEC, e isso chamou atenção do grupo investidor, pois estamos procurando uma faculdade, a nível EAD, para que possamos estender o ensino, não somente para Valença, mas para todo o Brasil, então nossa ideia é ampliar os horizontes da Factiva e torna-la conhecida em  São Paulo, Rio de Janeiro, em toda a Bahia, Mato Grosso do Sul, todo o país, e quiçá, fora do Brasil, e assim levantarmos o nome de Valença e da faculdade. Valença tem um povo muito hospitaleiro, é uma cidade promissora, agora com o curso de Medicina a cidade vai crescer e a nossa ideia é crescer junto com ela”, afirmou.

Marcelo Júlio, diretor geral da Factiva (Foto: Valença Agora)

Marcelo comentou ainda sobre a receptividade da ação dos testes em Valença. “Foi maravilhosa, o pessoal da secretaria de saúde está de parabéns, o prefeito foi totalmente solidário conosco, e a nossa contrapartida foi mover uma ação social, pois a faculdade não tem que pensar só no lado lucrativo, mas sim no lado humanitário, então nós como educadores e pensadores, pensamos que para um mundo melhor, a educação e a solidariedade tem que andar juntas e de mãos dadas”, completou.

IMG_1218

Luciano Nogueira Guimarães, esteve presente na ação. “O intuito da Factiva é proporcionar para a população de Valença ações positivas em parceria com a Prefeitura. Estamos realizando esses testes de Covid-19 junto com o poder público porque a gente quer reduzir o número de pessoas infectadas em nossa cidade, para engrandecer e impulsionar o crescimento de Valença”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.