Encontro focou no fortalecimento e na qualificação da categoria; Faculdade do Comércio foi anunciada 

A Associação Comercial de Feira de Santana sediou na última segunda-feira (14) o encontro de presidentes da Federação das Associações Comerciais da Bahia - FACEB, que reuniu mais de 60 presidentes e diretores de Associações Comerciais de todo o Estado. O encontro foi presidido pelo presidente da entidade, Clóves Cedraz e contou com a presença do superintendente do SEBRAE na Bahia, Jorge Cury e do vice-presidente da Faculdade do Comércio - FAC, Jorge Aversa Junior.

Durante o encontro foram discutidas campanhas de promoção de vendas, a implementação do Programa Empreender para 15 novos municípios em 2022, o programa Bahia para os Baianos, Sala do Empreendedor e também o Programa Empreender, que completou 21 anos e ganhou revista comemorativa com depoimento de participantes, que teve exemplares distribuídos entre os participantes. Dentre as novidades para 2022, está a implantação da Faculdade do Comércio - FAC, na Bahia, que será disponibilizada para todas as associações. Os municípios de Feira de Santana e de Casa Nova já aderiram à FAC, através de suas entidades. Também foi apresentada a Câmara de Mediação e Arbitragem da Faceb, que tem o objetivo de atuar na resolução de conflitos, conflito entre sócios por exemplo, fazendo com que não haja a necessidade de utilizar o Judiciário.

Presidente da FACEB, Clóves Cedraz, presidiu reunião com presidentes das ACE’s (Foto: Valença Agora)

WhatsApp Image 2022-03-15 at 16.29.02 (2)

Em seu pronunciamento, o presidente da Faceb, destacou o fortalecimento das entidades. "O encontro é para fortalecer as Associações Comerciais na sua representatividade do Município. As ACE’s têm como papel fazer a apresentação política do sentimento do empresário e de fortalecimento dela com a criação de serviços que facilitem também a vida do empresário", afirmou Cedraz, ressaltando ainda a importância de Comitês Gestores nos municípios, com a representatividade dos empresários e demais setores da sociedade civil organizada.

E seguindo esse papel de ajudar empresários no bom funcionamento de empresas e comércios, o presidente da FACEB apresentou a Faculdade do Comércio - FAC, disponível para todo o Estado, através das associações. O objetivo da FAC é oferecer renomados cursos de qualificação com valores acessíveis, todos com nota máxima no MEC, sendo eles, a princípio: Gestão Comercial, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Logística e Sistemas para Internet, ambos na modalidade EAD. "Nós estamos disponibilizando para todas as associações comerciais no Estado. A faculdade é para quem quer empreender, para o empreendedor. Ela vem com um custo muito abaixo do preço de mercado, são quatro cursos na área de gestão e a empresa pode inscrever os proprietários e os funcionários que ela queira qualificar como gestores da empresa", ressaltou Clóves Cedraz.

Ao pontuar ações e investimentos realizados em 2021, Clóves ressaltou a importância da integração e reciprocidade das entidades. “Isso só é possível com essa integração que existe entre nós, essa capacidade de articulação que temos tido para fazer com que vocês possam usufruir desses benefícios. Preciso da aproximação de vocês e da reciprocidade, isso é levado muito em consideração na hora de distribuir os benefícios”, considerou.

O Diretor Geral da FAC, Jorge Aversa Junior, responsável pela área de educação da instituição, lembra que os profissionais que atuam no Varejo, normalmente, não buscam uma carreira. "E, inclusive, os próprios empreendedores, a grande maioria das lojas, não têm sucessão e isso faz com que o Varejo fique sem especialização. Outra questão é que, muitas vezes, não se encontra profissionais qualificados para uma determinada função, como um gerente, porque não há essa preparação. Temos que fortalecer a nossa região e não há melhor ferramenta de fortalecimento do que a educação", ressalta.

Genildo Melo, presidente da Associação Comercial de Feira de Santana enalteceu a- tuação da FACEB em apoio aos municípios (Foto: Valença Agora)

O anfitrião Genildo Melo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana ressaltou a importância do evento. "Eu diria que o encontro acontecer aqui, é um fato muito importante e histórico para a Associação Comercial Empresarial de Feira de Santana. Os assuntos debatidos aqui são de extrema importância para o desenvolvimento econômico não apenas de Feira de Santana, mas também para todo comércio e serviço do Estado da Bahia, onde as associações comerciais têm papel preponderante na participação, no crescimento e desenvolvimento das empresas. Um dia muito especial receber todos vocês aqui, a gente sai daqui hoje com informações poderosas", disse.

O superintendente do SEBRAE na Bahia, Jorge Cury, celebrou a preocupação da FACEB com a educação. "Eu entendo que o setor empresarial luta muito para tentar vencer barreiras, muitas vezes sem tanta informação sobre o ponto de vista técnico e com a Faculdade do Comércio, com certeza eles vão poder ter informações, panoramas e perspectivas que vão ajudá-los e muito a superar esse momento e conseguir realmente fazer como todos nós gostaríamos que acontecesse, que a gente tenha realmente a área do comércio sendo muito bem posicionada a nível de todo o nosso País. Clóves Cedraz merece nossos elogios por ter esse olhar cuidadoso e amplo sobre o que tange educação e atuação profissional", destacou.

Vidalto Oiticica reconheceu os relevantes serviços prestados pela FACEB em Valença (Foto: Divulgação)

Vidalto Oiticica, presidente da ACE Valença confessou que ficou encantado com o nível de informações e liderança de Clóves Cedraz à frente da federação. “Valença foi extremamente beneficiada com o Capacitar, com o Empreender, com o patrocínio da Campanha Natalina, com uma série de outras ações. Eu saio daqui feliz hoje pelo empenho, pela determinação, pela coragem, pela iniciativa e pelo ensinamento do papel da liderança que as pessoas devem assumir para realmente fazer a diferença, esse é o nosso papel! Quero agradecer e parabenizar o trabalho do Sebrae através de Jorge Cury, e a federação,  especialmente a Clóves Cedraz pelo trabalho e as ações que vem beneficiando as associações comerciais da Bahia, especialmente Valença”, pontuou.

Luís Menezes, presidente da CDL; Vidalto Oiticica, presidente da ACE; Gilberto Muniz, coordenador do Programa Empreender em Valença e Leandro Reis, gerente executivo da Casa do Empresário. (Foto: Divulgação)

Além de Vidalto Oiticica, fizeram parte da comitiva do município Valença, o presidente da CDL, Luís Menezes; o Gerente Executivo da Casa do Empresário de Valença, Leandro Reis, e o coordenador local do Programa Empreender, Gilberto Muniz.

 

Com informações da Folha do Estado da Bahia

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.