No Brasil, o 12 de Outubro  é feriado nacional desde 1980 por ser dia de Nossa Senhora Aparecida, considerada a santa padroeira do país. O Dia das Crianças também é comemorado na mesma ocasião.

Por que Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil?

Em 1980, o então presidente brasileiro, o ditador João Figueiredo, sancionou a lei que declarava o dia 12 de outubro como feriado nacional para "culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil".

Mas de onde vem essa devoção? E por que ela é considerada a padroeira do país? Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a imagem da santa foi encontrada quebrada – primeiro o corpo e depois a cabeça – por pescadores no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP), em outubro de 1717, após um dia de insucessos no rio. Foi só Nossa Senhora "aparecer" que uma grande quantidade de peixes também foi apanhada.

A história da pesca milagrosa se espalhou e a imagem, que era de Nossa Senhora da Conceição, foi batizada de Nossa Senhora Aparecida. Ela era a representação de Maria, mãe de Jesus, e era negra.

Anos depois, uma igreja foi fundada na região para receber a santa – no local que hoje fica o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida – e um grupo de padres missionários Redentoristas chegou à cidade. Eles trabalham até hoje no santuário.

Com a criação da igreja, devotos e romeiros passaram a visitar cada vez mais o local, que virou rota dos fiéis católicos. Com isso, em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.

Dia das Crianças é celebrado na mesma data

O Dia das Crianças, apesar de ser uma comemoração popular no Brasil, não é feriado. Na data, as crianças brasileiras esperam por festas, brincadeiras e presentes. E os comerciantes também ficam animados.  De acordo com projeção da Fecomércio BA, o varejo na Bahia deve faturar R$ 6,5 bilhões em outubro, com um crescimento de 7% em comparação ao ano anterior nos segmentos que têm algum grau de correlação com a data comemorativa.

Mas nem sempre foi assim. Em 1924, quando a data foi instituída, a celebração não era tão popular. Isso mudou com uma campanha de marketing da fábrica de brinquedos Estrela, promovendo a "Semana do Bebê Robusto" para aumentar as vendas de uma linha de bonecas com o mesmo nome, em 1955.

***

Fonte: SBT News e Fecomércio Bahia

Foto em destaque: Divulgação/Santuário Nacional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.