Comunidade celebrou Santo Antônio com missa, procissão e churrasco à moda gaúcha

No último dia 13 de junho, o Entroncamento de Valença se encheu de alegria e devoção para celebrar a festa de Santo Antônio, promovida pela Paróquia de São Benedito de Serra Grande em colaboração com a comunidade local. O evento, que já se tornou tradicional na região, começou com a Santa Missa seguida por uma animada procissão, reunindo fiéis não apenas do Entroncamento, mas também de outras localidades vizinhas como Tancredo Neves, Laje e da sede de Valença.

Padre Marcos Queiroz, pároco da Paróquia São Benedito de Serra Grande, destacou a importância da festa. "Estamos hoje realizando a festa em honra a Santo Antônio, uma grande festa que iniciou às 10 horas da manhã, com a Santa Missa e Procissão, com a presença de todas as comunidades da nossa paróquia e de outras localidades também. Após a festa, temos um grande almoço comunitário, onde alguns doadores e agricultores se responsabilizam em preparar o churrasco de costelões de porco à moda gaúcha para a comunidade e visitantes."

"Nosso povo é festeiro, gosta de fraternizar e se alegrar. Assim está sendo nossa festa, muito participativa. Convido a todos para o próximo ano estarem aqui conosco, participando deste grande evento e festa religiosa de nossa comunidade", convidou Padre Marcos.

A presença e integração dos sulistas, como gaúchos e paranaeses, na comunidade foi um dos pontos destacados pelo Padre Marcos: "Eu faço parte da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salete, que tem sede em Curitiba. Muitos dos nossos padres também são do sul do Brasil. Essa cultura é muito presente já no sul do Brasil e também aqui, adaptando-se à nova realidade do nordeste brasileiro. Os gaúchos colaboram nessa festa doando costelas junto com outros agricultores e benfeitores, expressando a acolhida que receberam aqui e se sentindo em casa na nossa cultura nordestina."

WhatsApp Image 2024-06-13 at 17.55.11 (1)

O Sr. Deoclécio e sua família foi um dos paranaenses presentes. Radicado em presidente Tancredo Neves há 25 anos, ele é um dos colaboradores e admiradores do festejo de Santo Antonio no Entroncamento de Valença. “É uma festa que todos os anos nós fazemos questão de vir e participar”, afirmou.

WhatsApp Image 2024-06-13 at 17.55.14

Maria Joselita, conhecida por Branca, presidente da Cooperativa Feminina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Coomafes), ressaltou a importância da festa para a comunidade. "A festa de Santo Antônio é tradicional aqui no Entroncamento. Tem uma missa muito bem celebrada, com a participação de muitas comunidades da região. Esse almoço programado pela comunidade, com um churrasco saboroso, representa a partilha e a alegria da nossa região, que é rica em todos os sentidos, rica de um povo, de conhecimento, de fartura, de posses. A gente vê aqui a carne, o feijão, o arroz, isso é bem importante. Bacana ver os amigos se encontrando, pessoas que faziam tempo que não se encontravam, hoje se viram. Então esse é um momento muito bonito.”

WhatsApp Image 2024-06-15 at 04.06.14

O evento também contou com a presença do empresário Marcos Medrado, que destacou a importância da festa para a comunidade local. "É uma festa da comunidade, organizada para ajudar a igreja, sem política, apenas a comunidade reunida e fazendo isso."

WhatsApp Image 2024-06-15 at 04.06.14

O advogado Duda Monteiro acrescentou: "É uma honra estar compartilhando esse momento com a comunidade. A festa junina é genuína, brota da terra e todas as classes, de A a E, curtem essa festa. Povo hospitaleiro, é um prazer enorme estar aqui nesse evento espetacular."

 

.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.