No último (08), a Sociedade Filarmônica Vinte e Quatro de Outubro promoveu a festa de formatura de músicos alunos da entidade. A solenidade, realizada na Associação Atlética de Valença, promoveu a formação de 46 novos músicos, e contou com a participação de lideranças da cidade.
No começo do evento, foi lido um breve resumo da história da instituição - que teve origem na extinta Filarmônica Industrial de Valença, em 1932 -, assim como a ata de posse da nova diretoria. Logo após, foi formada a mesa de abertura, composta pelo presidente Nilson Silva Borges, vereador Ryan Costa, Pedro Silva Muniz (representando o prefeito Jairo Baptista), Estevan Martinez (secretário de Cultura) e Jorge Araújo, presidente da CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Logo depois da formação da mesa, foram executados o Hino Nacional e uma apresentação musical pelos próprios formandos, seguida pela entrega dos certificados de conclusão do curso de Teoria e Prática Instrumental. Todos os alunos receberam seus diplomas das mãos do maestro Cristiano Campos Rosário (Kiko), que também discursou na solenidade de abertura.
Os componentes da mesa falaram da importância do evento e da instituição não somente para a arte e cultura locais, mas também para a promoção social, uma vez que a instituição fornece aulas gratuitas, beneficiando alunos de classes sociais mais baixas. O presidente Nilson Borges destaca o valor da filarmônica para a sociedade valenciana: “Nós profissionalizamos jovens, educamos jovens, trabalhamos com as famílias também. (...) Estes jovens estão prontos para o mercado de trabalho, seja em bandas musicais, seja na carreira militar como músicos, seja para a vida como um todo. (...) Nossa Filarmônica busca resgatar e fortalecer a cultura local, e a cada dia mais formamos jovens e bons cidadãos valencianos.”
Todos os participantes ainda foram contemplados com mais uma apresentação musical dos formandos ao final do evento. Todos se confraternizaram no fim, reunindo-se nas mesas ao som de voz e violão de um músico local, somado aos outros que a filarmônica entregara à sociedade valenciana.
Deixe uma resposta