O projeto da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade - turma de Valença realizou no último dia 07 de dezembro a formatura dos estudantes que participaram das atividades durante 2018. Momento marcado por muita emoção, foi a realização de um sonho para muitos, e a demonstração de que a inserção da Universidade junto à comunidade rende excelentes resultados.
O retorno à comunidade externa faz parte dos pilares da Universidade, que é Ensino, Pesquisa e Extensão. Este projeto encontrou muita receptividade, e leva qualidade de vida aos alunos, trabalhando o envelhecimento ativo e a valorização da terceira idade.
A cerimônia de Formatura foi a concretização de um sonho para muitas, que graças ao projeto percebem que podem ainda realizar muitas coisas na terceira idade. Familiares, amigos e técnicos da Universidade estiveram presentes, e puderam sentir a energia e emoção que tomou conta da cerimônia. Participaram deste evento a Diretora do Campus XV, Rosa Fortes, Laurinete Mendes, coordenadora do Grupo Conviver e Madrinha da turma e Zenaide Negrão Porto, Diretora GACV, além da Coordenadora da UATI Isabel Cristina, monitores e voluntários do projeto.
O projeto da Pró Reitoria de Extensão – PROEX (Valença) é coordenado pela pedagoga Isabel Cristina e atende cerca de 50 alunos desde 2016. Em 2018 foram 20 formandos que concluíram as oficinas oferecidas.
A turma tem aulas Direito da pessoa idosa, Artesanato, Saúde na terceira idade, Teatro, Ioga e Atividades físicas.
As aulas e palestras são ministradas por voluntários e monitores da Universidade em parceria com a GACV – Grupo de Ação Comunitária de Valença.
Para garantir a cerimônia, foram feitas diversas parcerias com a comunidade, os filhos dos formandos e os instrutores. Durante todo o ano, a equipe demonstrou afinidade, carinho e cuidado com cada aluno que participa do projeto.
A coordenadora do projeto, Isabel Cristina, resume a sensação deste momento “A UATI é um projeto maravilhoso, que resgata a autoestima das pessoas e mostra que nunca é tarde para realizar seus sonhos. Me sinto honrada, orgulhosa e feliz por fazer parte deste projeto”
Ainda emocionada, ela ressalta a importância do trabalho dos voluntários: “Os instrutores e palestrantes se preocupam com cada aluno. Eles possuem a sensibilidade de atender essa parcela da sociedade nos mínimos detalhes, até a lente dos óculos eles limpam”, diz.
A intenção para 2019 é de que o trabalho possa trazer novos alunos e novas oficinas, para que o projeto se solidifique na região. A alegria contagiante da turma demonstrou a importância do trabalho desenvolvido no território do Baixo Sul, consolidando a credibilidade da UNEB enquanto instituição na região.
Deixe uma resposta