Fonte: The News | Foto: Eric Trump

Às 03h23 desta madrugada, as projeções confirmaram: Donald Trump vence Kamala Harris e volta oficialmente ao principal cargo do planeta, presidente dos Estados Unidos.

Uma apuração intensa… O número mágico de 270 delegados veio com a confirmação de que Trump levou o estado da Pensilvânia, justamente o estado que era dado como o mais acirrado e mais decisivo.

Antes, o republicano já tinha confirmado vitória na Carolina do Norte e na Geórgia, outros também swing states — os estados que realmente fazem a diferença por não terem um partido historicamente vencedor neles.

Lembre-se que, nos EUA, o candidato que ganha a maioria no estado leva todos os respectivos delegados para ele.  Fora isso, Trump também deve vencer no voto popular — diferente de 2016.

Isso fez a diferença: O republicano teve mais votos entre os latinos do que em 2020. Ele também teve sucesso em converter eleitores independentes e foi melhor que o esperado entre idosos e jovens do sexo masculino.

Em Mar-a-Lago, no evento de comemoração do resultado, que contou com celebridades como Elon Musk e Dana White, Trump fez um discurso ressaltando que essa será a era de ouro dos Estados Unidos.

Já Kamala cancelou os discursos agendados ainda no começo da noite.

Além de eleger o presidente, o Partido Republicano garantiu a maioria no Senado americano. Enquanto os votos ainda estão chegando, tudo indica que a maior parte das vagas na Câmara também será dos republicanos.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.