Homenagens, história, educação, cultura, saúde, esporte, meio ambiente, ação social e política foram destaques nas comemorações dos 201 anos de independência brasileira

Populares saíram às ruas de Valença nesta quinta-feira (7) para acompanhar o desfile cívico em homenagem a Independência do Brasil, organizado pela Prefeitura de Valença, através das secretarias de Cultura e Educação. As comemorações do 7 de setembro no município tiveram início com o hasteamento do pavilhão nacional em frente ao Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins. Participaram do ato, o prefeito Jairo Baptista, o comandante da 33ª CIPM, Major Rodrigo Chaves e o presidente da Câmara Municipal Bertolino Júnior.

O desfile cívico, que saiu das imediações do Colégio Gentil Paraíso Martins, no bairro da Graça, com destino à Praça da República, no Centro, contou com a participação de diversas instituições, sendo “puxado” pelo pelotão da gestão municipal com a presença do prefeito, secretários, diretores e também vereadores. Destaque para as escolas municipais e cívico-militares que desfilaram temáticas diversas em homenagem aos 201 anos em que o Brasil se tornou livre do domínio português e enalteceram os heróis e personalidades que ficaram nacionalmente conhecidos pelo seu papel na independência do nosso país, a exemplo dos heróis baianos.

Desfilaram pelas ruas de Valença as escolas municipais e estaduais, Tiro de Guerra, Banda Marcial, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Filarmônica 24 de Outubro, AMA, Pestalozzi, APAE, Banda Desbravadores, secretarias municipais apresentando seus projetos, SAAE, Fanfarra Aratuípe, Fanfarra Complexo, Núcleo Territorial de Educação – NTE 06, Filhas de Jó, Associações Comunitárias, entre outros.

Feliz com a celebração do 7 de setembro, o prefeito Jairo Baptista destaca o sentimento em vivenciar a data comemorativa com mais um desfile cívico.

“Essa é a maior festa da democracia, é a independência de um país com dimensões continentais. Fico muito feliz quando eu vejo o povo feliz, quando vejo todo esse povo desfilando, mesmo passando da hora de almoço, debaixo de chuva, debaixo de sol, o povo muito animado com o 7 de setembro, que é essa festa de respeito, de carinho e é isso que queremos para Valença”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Bertolino Júnior também esteve presente participando do desfile e falou sobre a importância da data celebrada.

Bertolino Júnior , presidente da Câmara Municipal de Valença | Foto: Valença Agora

“Os desfiles, a festa e as homenagens têm a finalidade de solidificar em cada um de nós o conhecimento dos fatos de nossa independência e a sua relevância como fato histórico e político, proporcionando e exaltando o resgate do civismo e do nosso patriotismo. Que possamos aproveitar esta celebração para repensar sobre o que é ser independente e sobre o que fazemos, enquanto cidadãos, para melhorar a realidade de nosso povo. Mas que não deixemos de nos orgulhar deste País, do nosso rico Estado e de nossa maravilhosa Valença”.

WhatsApp Image 2023-09-07 at 14.05.07

Foto: Valença Agora

Não só quem desfila capricha na vestimenta, muitas pessoas saíram às ruas de verde e amarelo, exibindo a bandeira do Brasil ou homenageando as forças de segurança, a exemplo da pequena Emanuelle. Com apenas 1 ano e 5 meses, Manu, como é carinhosamente chamada pelos pais Marcos Santos e Ana Beatriz, chamou atenção com seu “look” de PM. Uma homenagem dos pais à Polícia Militar. O pai Marcos revelou que sonha em seguir a profissão e cultiva na família a admiração aos militares, pela sua importância em defesa da população e do país.

WhatsApp Image 2023-09-08 at 09.46.30 (16)

Foto: Valença Agora

Também entusiasmados para acompanhar o desfile, a mamãe Gilmara com os filhos Breno, Rhanna e a coleguinha Malu.

Saúde em foco

A secretaria municipal de saúde aproveitou o desfile para divulgar as campanhas do mês: Setembro Amarelo, com a prevenção ao suicídio e Setembro Verde, que conscientiza e incentiva a doação de órgãos.

WhatsApp Image 2023-09-07 at 14.04.36

Foto: Valença Agora

O pelotão “Viva o SUS” e “Atividade física nos bairros”, completaram o destaque da pasta nas comemorações da Independência.

Projetos esportivos

Tiveram espaço garantido no desfile cívico, diversas atividades que são desenvolvidas através da secretaria municipal de Esporte e Lazer, entre eles a Escolinha Municipal de Ginástica Rítmica, Escolinha Municipal de Futebol, Escolinha Municipal de Basquetebol, Escolinha Municipal de Futevôlei, Corredores de Rua e os projetos sociais “As Empoderadas”, “Dançando com Tássio Ferraira” e “Saúde em Primeiro Lugar”.

Promoção Social

Conduzida pela primeira-dama Joana Guimarães, a secretaria de Promoção Social apresentou ao público do desfile a história da Assistência Social e ações da pasta na Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade.

Meio Ambiente

Pela primeira vez na história de Valença, o desfile do 7 de setembro contou com a participação da Guarda Mirim Ambiental, formada por crianças e adolescentes. O pelotão chamou a atenção da sociedade para a importância da preservação ambiental.

Grupos culturais

Exaltando as riquezas culturais de Valença, a secretaria municipal de Cultura promoveu a participação da Quadrilha Explosão Junina, Bumba-meu-boi,  Banda Afro Reggae Mirim e das Baianas, que encerraram o desfile.

Política

Como tradição, o desfile do 7 de setembro atraiu grupos políticos, que aproveitaram a data para homenagear a independência do país. Com a proximidade das eleições municipais, que acontecerão no próximo ano, os grupos contaram com a participação de pré-candidatos a prefeito do município.

Trio do movimento "Grito dos Excluídos", iniciativa CNBB | Foto: Valença Agora

Com o lema "Você tem fome e sede de quê?", a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu o ato "O Grito dos Excluídos", com trio durante o 7 de Setembro em Valença. A iniciativa que reúne diversos movimentos populares e centrais sindicais acontece anualmente durante as comemorações da independência do país com a proposta de refletir sobre as principais demandas das populações mais vulneráveis.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.