Fechando a temporada deste semestre, o espetáculo realiza sua última apresentação na próxima quinta-feira, dia 20 de Junho, às 16 horas, no Colégio Estadual Maria Xavier, na cidade de Presidente Tancredo Neves.

A peça, escrita por Adriano Pereira e Chico Nascimento (Tata Mangoleji), revisita a história da Independência do Brasil na Bahia, de forma bem humorada, a partir do olhar de personagens conhecidos como o corneteiro Lopes e Maria Quitéria e outras só recentemente reconhecidas como Maria Felipa e o Tambor Soledade. Tem no elenco Adriano Pereira, Everton Bacélla, Flavia Fonseca e Mateus Zumborí, todos moradores do território do Baixo Sul.

Para Chico Nascimento, diretor e um dos autores, “o Theatro da Independência está atravessando uma temporada altamente produtiva para reflexões de estudantes e professores sobre a revisão conceitual e Histórica da Independência do Brasil, na Bahia! O espetáculo traz riquezas na linguagem cênica, movimentação espacial e adaptação técnica, tornando-se uma encenação que permite a interação com o público”.

Adriano Fonseca, diretor da escola, também está empolgado com o intercâmbio. Para ele, “o teatro é uma experiência que nos toca e que nos acontece. É uma das linguagens artísticas ancestrais. No contexto da arte educação promove experiências estéticas, crítica e reflexão. Receber o Teatro da Independência é um grande privilégio para a nossa Instituição. Portanto não é apenas uma oportunidade de conhecer de forma humorada os protagonistas de nossa História de luta, mas sobretudo é a promoção de espaços de Cultura no cotidiano escolar. Cultura alimenta as nossas almas! Viva o Teatro! Viva a Arte!”.

WhatsApp Image 2024-06-17 at 16.14.44 (1)
A temporada “O theatro da Independência – se as personagens falassem no Baixo Sul da Bahia” iniciou em abril, em uma escola pública da comunidade quilombola do Orobó, em Valença, percorreu 5 cidades e realizará ainda duas apresentações em Julho. Contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Tem também o apoio institucional do Núcleo Territorial de Educação (NTE – 06).

PTN – Conhecida anteriormente pelo nome de Itabaína, que significa Ita=rama e Baina=pedra, ou seja, rama sobre pedras, o povoado, que até 1989 era distrito de Valença, originou-se de uma barraca de palha que vendia alimentos e bebidas aos tropeiros que transportavam cargas nos animais entre Valença, Aratuípe e Nazaré. Cresceu ao lado da BR 101 a partir dos anos 60 e até hoje tem uma forte feira onde encontram-se muitos produtos. Sua população é de 27.726 habitantes segundo o censo 2022.

 

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.