A ação realizada no dia 25/11 faz parte do Projeto “Expedição Territorial pela Bacia do Rio Piau/Una” e visa monitorar os resíduos sólidos

No último dia 25 de novembro, o Curso Técnico em Meio Ambiente do IF Baiano, através do Projeto “Expedição Territorial pela Bacia do Rio Piau/Una”, em parceira com o NUGEA (Núcleo Local de Gestão de Resíduos Sólidos e Educação Ambiental) e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, implantou a primeira ecobarreira na bacia do Rio Piau/Una, no município de Valença.

Com o objetivo de qualificar a atuação e a profissionalização na área de meio ambiente e recursos hídricos, a implantação da ecobarreira na Fazenda Aldeia, do IF Baiano, representou uma ação estratégica de monitoramento dos resíduos sólidos nas águas do Rio Piau. O mutirão de construção da ecobarreira contou com a participação de estudantes e professores dos cursos Técnico em Meio Ambiente e licenciatura em Ciências Biológicas, além da Defesa Civil do município de Valença. A ação faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo Federal, e da Semana Acadêmica da Biologia, do IFBaiano, campus Valença.

Segundo o professor Eduardo Barcelos, as ecobarreiras podem minimizar o impacto dos resíduos sólidos nos estuários e nos mananciais de captação de água, pois permitem a retenção de resíduos em pontos estratégicos nas bacias hidrográficas, evitando a poluição hídrica. “Precisamos avançar na gestão das águas com maior protagonismo das comunidades, estudantes e agricultores. Nossas bacias são rurais e precisam de tecnologias eficientes, de fácil construção e monitoramento, estimulando uma vigilância coletiva das águas”, destaca o professor.

Você sabe o que são ecobarreiras?

As ecobarreiras são estruturas flutuantes instaladas transversalmente em rios, córregos e canais que bloqueiam o escoamento dos resíduos sólidos flutuantes, principalmente materiais plásticos, descartáveis, madeira e demais sólidos em suspensão. Podem ser feitas com garrafas plásticas PET, tonéis, tambores e madeiras, todos unidos por corda ou cabo de aço ancorado em cada margem do corpo de água. São ecotecnologias eficientes para a coleta de resíduos flutuantes nas bacias hidrográficas, evitando a contaminação de mananciais e corpos d´água e impactos negativos na qualidade das águas e na vida aquática.

Estudantes e professores que implantaram a ecobarreira (Foto: Divulgação/IFBAIANO)

 

Fotos: Divulgação/IFBAIANO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.