Estão abertas, até dia 15 de setembro, as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Os interessados podem se inscrever pelo endereço www.ifba.edu.br e pagar a taxa de inscrição, no valor de trinta reais. No entanto, quem estudou todo o ensino fundamental em escola pública poderá solicitar, até o dia 30 de agosto, a isenção parcial, pagando apenas o valor de três reais. A prova será realizada em 20 de novembro. Para mais informações, o candidato deverá verificar o edital publicado no site.

Para o ingresso no ano de 2017, o campus Valença oferta 250 vagas em duas modalidades de cursos técnicos: integrado e subsequente. Os cursos integrados se destinam a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional. Já a modalidade subsequente é indicada para quem já terminou o ensino médio e quer se profissionalizar. Na modalidade integrada são ofertados cursos técnicos em Aquicultura, Informática e Guia de Turismo e na modalidade subsequente são ofertados os cursos técnicos em Aquicultura e Informática.

O campus também possui dois cursos de ensino superior: Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Computação. A seleção, entretanto, será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em novembro.

 

Estrutura de ensino

O IFBA oferta cursos técnicos gratuitos e de qualidade para transformar a realidade de estudantes e promover o desenvolvimento do Estado. Com isso, ao longo da vida acadêmica, estudantes do instituto podem desenvolver atividades dentro do campus, participar de projetos de pesquisa e extensão e ter acesso a bolsas de apoio. Alunos com vulnerabilidade social também podem ter direito a bolsas de estudos, auxílio-transporte, auxílio-moradia, auxílio-cópia e auxílio-alimentação (não cumulativos).

Uma das principais características do instituto é a qualidade no ensino técnico e também a abrangência regional para além do território valenciano, difundindo assim o ensino tecnológico. A comunidade discente é formada por praticamente toda a microrregião de Valença, atendendo municípios como Vera Cruz, Itaparica, Nazaré, Ituberá, Taperoá, Cairu, Camamu, dentre outros.

A comunidade acadêmica do instituto também se destaca fora dele. Participando das olimpíadas de Matemática, Física, Português, História, inclusive recentemente premiado em primeiro lugar na Olimpíada Nacional de Português e História. O quadro docente é capacitado e formado por profissionais com especialização, mestrado e doutorado, o que favorece a produção de projetos de pesquisa e extensão.

O quadro técnico-administrativo do IFBA - Valença está preparado para dar a assistência necessária aos alunos, com médico, nutricionista e serviços de assistência social, psicologia e pedagogia. O acervo da biblioteca possui cerca de 12 mil exemplares físicos e um amplo espaço, com uma videoteca, salas de estudo e terminais de pesquisa. Tudo isso para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. A estrutura física do campus também tem ginásio de esportes, telecentro e refeitório.

 

 

Conhecendo o IFBA

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Estado da Bahia foi criada no ano de 1910, a partir da instalação da primeira Escola de Aprendizes Artífices, na cidade de Salvador, oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria. A Escola funcionou provisoriamente no Centro Operário da Bahia, no Pelourinho. Posteriormente, passou para o Largo dos Aflitos e, após dezesseis anos, teve a sua sede inaugurada no Barbalho, passando a contar também com oficinas nas áreas de artes gráficas e decorativas.

No decorrer dos anos, a Escola passou por algumas modificações, recebendo inclusive outras denominações, como: Liceu Industrial de Salvador em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS) em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA) em 1965 e Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) a partir de 1993 - resultado da fusão entre o CENTEC (Centro de Educação Tecnológica da Bahia) e a ETFBA. Finalmente em 2008, a partir da lei 11.892, recebeu o nome de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA.

A unidade de ensino de Valença foi criada em 30 de julho de 1993, por meio da Lei 8.670. O IFBA - Valença é uma Instituição pública que oferece ampla formação em nível técnico, tecnológico e nível superior. Inaugurada em dezembro de 1994, sob o nome de “Escola de Pesca”, a partir de 1996 começou o funcionamento de suas primeiras turmas de ensino técnico e desde então vem se modernizando e adequando suas ofertas de curso. Conheça mais o campus acessando o www.valenca.ifba.edu.br.

Auditório

Auditório

Laboratório de química

Laboratório de química

Laboratório de biologia

Laboratório de biologia

Laboratório de aquicultura

Laboratório de aquicultura

Ginásio de esportes

Ginásio de esportes

Laboratório de física

Laboratório de física

Biblioteca

Biblioteca

Biblioteca

Biblioteca

Laboratório de informática

Laboratório de informática

Refeitório

Refeitório

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.