No próximo domingo, 20 de outubro de 2024, em Maragogipinho, o maior centro cerâmico da América Latina, será lançado o Projeto Rota do Barro, uma iniciativa que destaca a rica história, as belezas naturais e o legado artesanal de Maragogipinho, distrito de Aratuípe-BA.

O projeto busca valorizar a tradição cerâmica, que atravessa gerações e carrega influências dos primeiros habitantes indígenas e dos colonizadores europeus. A Rota do Barro promove uma imersão cultural, conectando o público às histórias de mestres artesãos, novas gerações de oleiros e personagens inspiradores da comunidade.

Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 📲

O evento de lançamento contará com uma programação envolvente e interativa. Confira:

- Apresentação da Moringa Sonora com o oleiro Denismar Costa;
- Roda de conversa "Vozes do Barro" com artesãos locais - Mestra Artesã D. Dadá e oleiro Mauro, representante da nova geração de escultores;
- Roda de conversa "Palavras que moldam" com escritoras - Ionã Scarante, doutora em Literatura e Cultura, professora de Língua Portuguesa e Literaturas do IF BAIANO Campus Valença;
e Urânia Teixeira, professora;
- Modelagem ao vivo de peças de cerâmica, com o santeiro João;
- Apresentação musical com Lauro Niela;
- Lançamento do folder Rota do Barro;
- E uma deliciosa experiência gastronômica com sabores afetivos da região.

WhatsApp Image 2024-10-16 at 09.47.00

A Rota do Barro é uma celebração da ancestralidade e da criatividade, um espaço para encontros e trocas que incentivam o reconhecimento do artesanato como patrimônio cultural e econômico.

Evento de lançamento:
• Data: 20 de outubro de 2024
• Local: Maragogipinho, Aratuípe-BA, na Pousada Ponto Chic
• Horário: A partir das 15h00

Acompanhe todas as novidades nas redes sociais do projeto: @rota.dobarro

Idealizadoras do Projeto:

  • Milena Figueiredo: Administradora, profissional de marketing, e a mente por trás da criação e edição de conteúdos que dão vida ao nosso projeto.
  • Naiara Araújo: Pedagoga, psicopedagoga e empresária da loja Cerâmica do Pelé. Com seu olhar sensível para educação e empreendedorismo, ela conecta tradição e inovação.
  • Patrícia Araújo: Arquiteta e empresária da Pousada e Restaurante Ponto Chic. Com sua experiência em design e hospitalidade, Patrícia trouxe uma visão encantadora para unir a arte à experiência de quem visita Maragogipinho.

Atividade realizada através da premiação cultural Olhinhos D’água, com apoio da PROCEV I UFMT I Uniselva I Ministério da Cultura I Fundo Nacional de Cultura e Prefeitura Municipal de Aratuípe.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.