Nos dias 04 e 05 de julho, a Rota da Independência desembarcou em Morro de São Paulo para a realização da sexta etapa do projeto que vem revisitando marcos históricos nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia. Realizado pelo Centro de Memoria da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), a Rota reforça a importância histórica e simbólica de algumas cidades que sediaram batalhas pela Independência. No município - arquipélago de Cairu, a ação contou com o apoio das Secretarias da Cultura e da Educação.

A programação da Rota em Morro foi aberta na quinta (04) com aula pública guiada pela superintendente da Cultura Michele Dahlmann e pelo supervisor da Cultura Sandro Freitas nos espaços históricos que abrigaram as lutas e os contos desde o período colonial. O conteúdo da aula e outras curiosidades estarão disponíveis na Exposição Museográfica de Morro de São Paulo, no Forte da Ponta.

Já na sexta-feira (05), a Fanfarra Municipal de Cairu(FAMUCA), após a execução Hino do Dois de Julho, percorreu as ruas de Morro de São Paulo, anunciando a passagem da Rota da Independência pelo destino. A aula pública também seguiu no sentido da preservação patrimonial, a partir da contextualização histórica da professora Francidreia Pimentel, nativa de Morro, e especialista em história e cultura do Brasil. Além de turistas e moradores locais, estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) acompanharam toda a Rota. A turma foi a Morro exclusivamente para participar destes dois dias de aulas e debates. A professora da UFRB, Patrícia Verônica, responsável pela turma e também palestrante da Rota no dia 05, fechou o debate chamando atenção para a necessidade de cultivar esta atenção patrimonial paralelo ao turismo.

Leia também: Primeiras baleias jubarte de 2019 começam a chegar em Morro de São Paulo

De acordo com a secretária da Cultura,Graça Peleteiro,  a inclusão do Morro de São Paulo no projeto reforça a parceria firmada entre o município e a Fundação Pedro Calmon, que tem  a previsão de executar no mês de agosto um programa de educação patrimonial.

Já a Secretária da Educação, Luana Figueiredo, acredita que o projeto fortalece a educação, uma vez que cria espaço para a discussão da história local.

A Rota da Independência, Batalhas ao Mar, foi encerrada com apresentação do grupo de Capoeira Kilombolas de Mestre Carlito do Morro, que  contou com a presença do Ponto de Cultura da Gamboa de Mestre Orli e da Associação Cultural Viva Valença.
 .
Fonte: Ascom/Cairu-BA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.