Rotary Club de Valença promove reunião festiva em comemoração ao centenário do Rotary Club no Brasil e aos 38 anos de existência do clube em Valença

Rotarianos e convidados do Rotary Club de Valença celebraram no último dia 6 de março, os 100 anos de fundação do clube no país e as quase quatro décadas que a instituição existe no município. A reunião festiva foi realizada na Associação Atlética, com a realização de homenagens e reconhecimentos às pessoas que fizeram e faze parte da história do clube e posse de novos membros. Os presentes na cerimônia puderam acompanhar a trajetória do Rotary em Valença, através da exposição de uma galeria com ações realizadas e linha do tempo dos ex-presidentes.

A mesa diretora da reunião foi composta pelo presidente do clube, Jaime César Godinho; a secretária municipal de Educação, Albete Freitas, representando o prefeito Jairo Baptista; o comandante do Tiro de Guerra 06-005, Sargento Rafael Vasconcelos; o presidente da Loja Maçônica de Valença, Roberto Guimarães; a presidente do Lions Club de Valença, Marineide Santos; o defensor público de Valença e rotariano, Carlos Vasconcelos Maia Filho e o rotariano Alfredo Gonçalves, representante da Academia Brasileira Rotária de Letras.

Jaime Godinho, presidente do Rotary Club de Valença - ano rotário 2022/2023 - na companhia de sua esposa, a rotariana Marinalva Barreto (Foto: Valença Agora)

“Cem anos de Rotary no Brasil é um período de grandes realizações e o Rotary Club de Valença, ao longo dos seus 38 anos de existência, tem contribuído com esse centenário, com todas as suas realizações pretéritas, realizações de hoje e projetos em andamento. Hoje novos rotarianos sendo empossados, é um momento realmente que a gente vive o Rotary e acredita que seja um momento de desenvolvimento, não só de festejar, mas também de se planejar daqui pra frente. É um momento de boa reflexão e de observar que o Rotary ainda é um lugar e um recurso para se trabalhar pela comunidade”, destacou Jaime Godinho, presidente do Rotary Club de Valença.

A Diretora de Protocolo Camila Reis sintetizou a definição do Rotary Club para os convidados. “Rotary é uma associação de líderes de negócios e profissionais unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentando um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo. Cerca de 34 mil Rotary’s em mais de 215 países e regiões geográficas incentivam alto padrão de ética e implementam projetos humanitários de combate ao analfabetismo, à pobreza e à fome, bem como a melhoria das condições de saúde e proteção ao meio ambiente”, pontuou.

Na galeria de ações empreendidas pelo Rotary Club de Valença, destaque para a campanha de doação de cadeiras de rodas, ações voltadas para a erradicação da pólio e paralisia infantil, doação de roupas e agasalhos, lavanderias públicas,  projetos educacionais, construção da Escola Rotary e Creche do Jambeiro; doação de cestas básicas, projeto segundo uso, projeto Força Jovem, campanhas em defesa do meio ambiente, articulações para vinda de equipamentos públicos, empoderamento feminino, dentre outras.

NOVOS ROTARIANOS 

Chegam para fortalecer o quadro associativo do Rotary Club de Valença, cinco novos cidadãos moradores do município. São eles: Cláudia Elisabete Godinho de Freitas (gerente financeira), Dalva dos Santos Luz Costa (empresária), Evilásio São Pedro de Andrade (professor), Valdemar Melo da Mota (empresário) e Renice dos Santos (administradora).

Posse dos novos membros rotarianos (Foto: Valença Agora)

O juramento de posse foi pronunciado pelo empresário Valdemar Mota, representando todos os novos rotarianos. “Comprometo-me com [...] o ideal de servir, a ética profissional, a melhoria da comunidade, e o esforço pela paz universal”, jurou.

Jaime Godinho deu as boas-vindas aos novos rotarianos. “É sempre um momento em que a gente se motiva para novos voos, para novos trabalhos, quando a gente sente que outros chegam e vão somar conosco nesse trabalho de Rotary e vão dividir conosco os momentos de alegria, vão dividir conosco os momentos de trabalho, de força, e é isso que a gente quer para o nosso futuro”, afirmou.

HOMENAGENS

 Num resgate de pessoas que foram fundamentais na história do Rotary Club de Valença, foram feitas homenagens a todos os ex-presidentes do clube, tendo como representante a primeira mulher a ocupar o cargo, Edna Xavier.

Cerimônia homenageou todos os ex-presidentes do clube (Foto: Valença Agora)

De forma especial, o Rotary Club de Valença, representado pelo rotariano Alfredo Gonçalves de Lima Neto prestou homenagem ao ex-rotariano e ex-presidente do clube, Mustafá Rosemberg de Souza, falecido em 2022, aos 96 anos.

Rotariano Alfredo Gonçalves de Lima Neto pronunciou homenagem do Rotary Club de Valença a Mustafá Rosemberg (in memoriam) (Foto: Valença Agora)

“Mustafá está entre o encantamento e o encantar-se. Durante sua vida, o ofício de medicina, poeta, homem valenciano, cidadão, rotariano, ele encantou-nos e recentemente encantou-se”, afirmou Alfredo Gonçalves, que proferiu um resumo com acontecimentos importantes da vida do médico, poeta, professor, empreendedor e educador valenciano e, logo após declamou “Apologia ao homem maior”, poema de sua autoria escrita em 1999 para Mustafá.

Também foi homenageado postumamente, o ex-rotariano José Elias Antar, sócio-fundador do Rotary Valença, ex-presidente e contribuidor da história do clube.

Casal Ailton Reis e Aldenize Reis foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao Rotary Club de Valença, por meio também da Casa da Amizade (Foto: Valença Agora)

Cinco vezes presidente do Rotary, Ailton Reis, e sua esposa Aldenize Reis, sete vezes presidente da Casa da Amizade - entidade formada pelas esposas dos rotarianos – também tiveram suas contribuições reconhecidas nos 38 anos de fundação do clube.

O ex-presidente Gerson Muniz, já falecido, teve sua trajetória de contribuições ao Rotary Club enaltecida pelos rotarianos Camerino Oliveira e Carlos Maia. Gerson Muniz foi o único rotariano de Valença a ocupar o cargo de Governador Distrital. O rotariano Evaldo Farias fez menção honrosa ao amigo do Rotary Club de Valença, Libêncio Sepúlveda.

Rotariano Carlos Vasconcelos Maia Filho, defensor público de Valença (Foto: Valença Agora)

“Reiterar todas as palavras de Camerino em relação a Gerson Muniz. Aprendi muita coisa na minha profissão com ele, aprendi muita coisa de Valença, de Tancredo Neves e sobre o cravo”, lembrou o defensor público.

PRONUNCIAMENTOS

Roberto Queiroz, Venerável Mestre da Loja Maçônica Paz e Fraternidade de Valença (Foto: Valença Agora)

 

O maçom Roberto Queiroz parabenizou o Rotary Club pelo seu centenário no Brasil e pelos seus 38 anos em Valença. “Temos muitas razoes para estar aqui, a principal é comum entre nos. Vocês se nomeiam voluntários do bem, nós maçons viemos com foco no bem da humanidade, então a correlação é grande e compartilhada. Parabenizo a todos vocês por essa data marcante dos cem anos do clube e quase quatro décadas presente em Valença”, afirmou.

Marineide Ramos, em nome do Lions Clube de Valença, levou o abraço e os parabéns ao Rotary. “Desejamos que o Rotary continue prestando o serviço que sempre prestou à comunidade. Estamos aqui irmanados para servir a comunidade. Parabenizar a todos vocês e vamos continuar unidos para servir aqueles que mais precisam”, disse.

“Parabenizo a todos, em nome do Tiro de Guerra, por esse belíssimo trabalho tão importante em nossa sociedade. Sucesso a todos e que continuem atuando por mais centenas de anos”, desejou o comandante Rafael Vasconcelos.

A secretária municipal de Educação afirmou que “Valença se orgulha de ter uma instituição como o Rotary Club”, e que pelo que testemunhou na presente reunião, faz com que todos acreditem que o bem sempre está em alta e que ele sempre será importante para uma sociedade. “Que nós todos sigamos de braços dados humanizando cada vez mais as nossas relações, o Rotary Club é um exemplo a ser seguido”, destacou Albete Freitas.

Ao comentar sobre a importância do Rotary Club, o rotariano Evaldo Farias trouxe à tona ações e contribuições pujantes do clube. “O Rotary continuará a ser exemplo, a ser essencial na transformação de vidas, e essencial na minimização do sofrimento dos nossos pequenos irmãos”, concluiu.

Edson Caporazzo, Jocelma Reale, Vidalto Oiticica, Alfredo Gonçalves, Aldenize Reis, Evaldo Farias e Diana Farias (Foto: Valença Agora)

As ex-presidente da Casa da Amizade Aldenize Reis e Diana Farias reconheceram mutuamente a importância da entidade que funcionava em paralelo ao Rotary. Hoje rotarianas, ambas deixaram seu legado nos 38 anos do clube.

Rotariano Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora e presidente da ACE-Valença Foto: Valença Agora)

O empresário, jornalista, ex-presidente do Rotary Club de Valença, Vidalto Oiticica, diretor do Jornal Valença Agora e presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE, discursou sobre o papel do rotariano e importância da instituição. “Trago aqui um abraço com muito carinho da Associação Comercial de Valença, a qual eu represento e sou presidente hoje. Parabenizamos o presidente Jaime e nos colocamos à disposição. Estamos sempre irmanados, juntos, direta ou indiretamente. É importantíssimo o pilar Rotary Club para a nossa sociedade, ele desenvolve um papel que propicia silenciosamente um equilíbrio na nossa economia. Às vezes, esses pilares passam despercebidos, mas eles têm um papel fenomenal de interferir na sociedade para ordenar a política, isso aqui é uma célula da sociedade organizada que também é política, não partidária, mas política social, de desenvolvimento, de forjar os líderes que vão fazer a representatividade também no mundo político, e fazer com que a nossa sociedade seja mais equilibrada, ordenada, tenha mais sensibilidade quando for elaborar os projetos, quando for utilizar os recursos públicos, quando for olhar melhor pra sociedade, esse é o papel também dessas células. Que todos nós façamos mais um pouco, demos mais um passo e sigamos em frente, porque a nossa nação, o nosso estado e o nosso município necessita disso”, afirmou.

Marli Gudinho, próxima presidente do Rotary Club de Valença (Foto: Valença Agora)

Eleita para o próximo ano rotário, que se inicia em agosto de 2023, a rotariana Marli Godinho, falou sobre a responsabilidade que será assumida. “Eu me sinto muito feliz e honrada com essa nova proposta em minha caminhada, e prometo representa-los como deve ser. Já atuo no trabalho social faz muito tempo e a gente precisa de paciência e perseverança, uma semente não nasce no dia seguinte, temos muito trabalho pela frente. Agradeço os companheiros desde já pela confiança em mim depositada”, finalizou.

Rotary Club aniversário 38 anos do clube 100 anos Rotary Brasil - 932

A reunião foi encerrada com exposição da galeria de ações e de ex-presidentes do clube, seguido de um jantar de comemoração.

Fotos: Valença Agora

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.