Desta vez, problema não teve origem local; problema também trouxe transtornos para cidades de 14 estados do Norte e Nordeste do país

O fornecimento de energia no estado da Bahia foi totalmente restabelecido às 00h03 desta quinta-feira, 22, após a queda de energia que afetou 2.049 cidades em 14 estados do Norte e Nordeste do país, nesta quarta-feira, 21, informou a Companhia de Eletricidade da Bahia - Coelba.

 

Ainda de acordo com a Coelba, das 415 cidades atendidas pela empresa no estado, 360 foram afetadas pela falta de luz. Em outras 55 não houve registro de queda energia. A região oeste da Bahia foi a única que quase não foi afetada pelo apagão. Isso porque, segundo a Coelba, a linha que abastece o oeste do estado vem do Piauí. As únicas três cidades da região que ficaram sem energia foram: Barra, Mansidão e Buritirama.

 

O serviço começou a ser restabelecido, gradativamente, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 16h51 de quarta-feira. Em Valença, a energia voltou por volta das 21 horas.

Esta é a segunda vez somente nesta semana, que Valença sofre com a queda de energia. Na segunda-feira, 19, um rompimento no condutor de energia da COELBA deixou a cidade e mais três municípios da região, sem energia por mais de oito horas.

Calçadão - Novo apagão trouxe mais prejuízos aos comerciantes

De acordo com a Coelba, a ONS informou que, às 15h48, ocorreu uma falha de um disjuntor na subestação Xingu, no Pará, que causou desligamento automático de diversas linhas de transmissão. O problema acarretou na redução total de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), que é constituído por quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e a maior parte da região Norte.

 

Em entrevista coletiva no início da noite desta quarta, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira reforçou que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará.  O problema, segundo Ferreira, causou "pequena perturbação" nos sistemas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas provocou um "colapso", com "repercussão bem mais acentuada", nos sistemas do Norte e Nordeste.

WhatsApp Image 2018-03-22 at 08.59.22 (1)

"A partir dessa interrupção [após a falha], nós tivemos a separação dos sistemas Norte e Nordeste dos sistemas das regiões Sul e Sudeste, o que provocou um excesso de geração na Região Norte e levou à desconexão dos sistemas das regiões Norte e Nordeste. O Brasil tem todo o país interligado, a exceção do estado de Roraima. Neste evento, o que ocorreu foi uma separação dos sistemas Norte e Nordeste e Sul e Sudeste", disse.

 

As causas de desligamento estão sendo investigadas, informa a ONS.

 

Fotos: Jornal Valença Agora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.