Prefeitura retira obstáculos e cria espaço estruturado para ambulantes, atendendo a antigas reivindicações da população e do comércio local

No último sábado (22), o Calçadão de Valença deu início a uma nova fase com as obras de revitalização promovidas pela Prefeitura Municipal. Por meio das Secretarias de Mobilidade e Ordem Pública e de Infraestrutura, a gestão iniciou a retirada das estruturas de concreto antes instaladas no centro do espaço, proporcionando mais fluidez, acessibilidade e conforto para pedestres e comerciantes. A retirada das estruturas foi concluída na terça-feira (25).

A medida, bem recebida pela população, corrige problemas apontados desde a conclusão da reforma anterior, em 2020. Ao longo dos últimos anos, o Jornal Valença Agora trouxe o tema em diversas matérias, que expressavam preocupação com a falta de funcionalidade e acessibilidade do projeto anterior executado na gestão do ex-prefeito Ricardo Silva Moura. Uma dessas reportagens, publicada em junho de 2021, destacou as dificuldades enfrentadas após um incêndio na área central, quando obstáculos dificultaram o acesso dos bombeiros.

As críticas vieram também da Casa do Empresário de Valença, que, em 2020, protocolou ofício solicitando revisão do projeto, apontando falhas como a obstrução ao trânsito de ambulâncias, carros de manutenção e viaturas, além do risco de aglomeração desordenada de ambulantes e ocupações indevidas.

Agora, a gestão atual dá uma resposta concreta às antigas reivindicações, com uma ação planejada e que busca devolver ao Calçadão sua funcionalidade, segurança e atratividade. “Estamos muito felizes em ver o Calçadão de Valença sendo transformado em um espaço mais acolhedor, seguro e com mais acessibilidade para todos", afirmou o prefeito Marcos Medrado. "Essa é mais uma medida que demonstra nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida do nosso povo", completou.

Outro passo importante nessa reestruturação é a criação do “Novo Espaço das Frutas”, um local especialmente planejado para abrigar os ambulantes que ocupam o Calçadão. Localizado na Rua Conselheiro Cunha Lopes, onde funcionava a antiga Cadeia Pública — demolida no ano passado — o novo espaço dará nova função social à área, com barracas padronizadas, piso adequado, banheiros e área para higienização de frutas e verduras.

Segundo o secretário de Turismo, Vidalto Oiticica, a proposta vai além da reorganização urbana: é um projeto que valoriza o comércio informal, oferecendo estrutura e dignidade aos trabalhadores e fortalecendo a economia local.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.