Investimento de mais de R$ 2 milhões foi fruto de Parceria Público-Privada entre Prefeitura de Valença e Grupo Dáttoli

População e turistas que necessitem transitar entre o município de Valença e as ilhas do arquipélago de Cairu agora podem desfrutar de um ambiente moderno e aconchegante, o novo Terminal Hidroviário de Valença, que foi inaugurado na última sexta-feira (23) pelo Grupo Dáttoli e Prefeitura de Valença, através de Parceria Público-Privada (PPP). O equipamento é fruto de concessão remunerada realizada na gestão do prefeito Ricardo Moura e contou com investimento de R$ 2.250.000,00 pela Dáttoli, que terá o direito de exploração por 10 anos, podendo ser renovado por mais 10. Além no Terminal Hidroviário, a parceria prevê também a construção de uma Praça no antigo terminal, a requalificação do terminal de cargas e descargas da Av. Dendezeiros e do Terminal Marítimo do Atracadouro.

O novo Terminal Hidroviário de Valença substitui o antigo equipamento localizado no espaço conhecido como “Mini-gula”. O endereço também mudou, o equipamento de embarque e desembarque agora está instalado na Avenida Maçônica, Orla de Valença, ao lado da Academia da Saúde.

Estiveram presentes na inauguração o presidente do Grupo Dátolli, Luis Dátolli; o prefeito Jairo Baptista; o vice-prefeito Joailton Manoel; o presidente da Câmara de Vereadores Fabrício Lemos; o deputado federal Paulo Magalhães; o ex-deputado federal Marcos Medrado; os presidentes da Casa do Empresário de Valença, Vidalto Oiticica, Luís Menezes e Reinaldo Mercês, entre outras autoridades. A cerimônia contou ainda com apresentações de manifestações culturais da cidade.

O empresário Luis Dátolli foi homenageado por sua equipe, que o considerou “uma pessoa espetacular em tudo que faz”.  Em seu pronunciamento Dáttoli agradeceu sua família, equipe do Grupo Dáttoli, ao ex-prefeito Ricardo Moura e ao atual prefeito Jairo Baptista, a Câmara de Vereadores e aos deputados por todo o apoio recebido.

Empresário Luis Dáttoli (Foto: JVA)

“Valença hoje tem um Terminal moderno e digno para todos. Nós precisamos de mais empresas que tenham coragem de investir no nosso município. Eu me mudei para Valença e aqui fiquei para melhorar a história de Valença, eu quero fazer parte da história de Valença, porque essa cidade foi a qual eu escolhi morar e passar o resto da minha vida. Vou lutar para que Valença seja uma Valença melhor”, ressaltou o presidente do Grupo Dátolli.

Em entrevista ao JVA, Luis Dáttoli comentou: “Eu acredito que muitos turistas não querem passar por Valença porque o terminal deixava muito a desejar, as pessoas ia diretamente para o Atracadouro, agora com a divulgação mostrando que temos locais dignos para sentar, embarcações pontuais, a tendência é melhorar muito o fluxo de passantes por Valença”.

Prefeito Jairo Baptista e autoridades durante inauguração do Terminal Hidroviário de Valença (Foto: JVA)

O prefeito Jairo Baptista comentou acerca da parceria para “progredir Valença”. “Hoje o dinheiro é curto, só através das concessões conseguiremos avançar, temos hoje que planejar e tenham certeza, não nos falta coragem para ir em frente, toda a nossa equipe está imbuída em fazer uma Valença melhor, estamos fazendo o que precisa, humanizando Valença. Que essa concessão seja um marco na história da nossa cidade, e que venham mais empresários. Temos que agradecer a Luis Dáttoli pelo arrojo de fazer Valença participar rumo ao desenvolvimento”, considerou.

Fabrício Lemos, presidente da Câmara de Vereadores de Valença, prestigiou inauguração (Foto: JVA)

O presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Lemos parabenizou a iniciativa da PPP entre a Datolli e a Prefeitura de Valença. “Precisamos pensar uma Valença progressiva, que cresça, e esse é um dos investimentos dentro de muitos outros, que acredito que virão para solar com isso. Mais do que nunca nossa cidade precisa da união das ações públicas e privadas, por isso parabenizo esta grande realização. Que nós valencianos possamos cuidar dos nossos patrimônios. A Ponte [Salvador-Itaparica] vem aí e eu não tenho dúvida de que Valença está nessa rota de desenvolvimento, por isso precisamos agir para um melhor futuro para cada cidadão valenciano”, pronunciou.

João Henrique Paolilo, representante da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Foto: JVA)

Representando o secretário de turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o superintendente de Turismo, João Henrique Paolilo se fez presente na cerimônia de inauguração e reafirmou o apoio do governo estadual ao turismo de Valença. “Venho aqui hoje com muita satisfação, com muita alegria, trazendo sobretudo, uma palavra de esperança do secretário estadual Maurício Bacelar e do governo do estado da Bahia. Nós estamos num momento em que a pandemia arrefece sua força e é o momento da retomada das atividades e o que é retomada senão for esperança de dias melhores, de desenvolvimento, de emprego, de renda... e é por isso que o Governo do Estado, através da Setur, tem trabalhado incansavelmente para que ações no sentido de desenvolver a Bahia no setor turístico, sejam efetivadas, executadas, que transformem a Bahia num grande destino turístico nacional e internacional. Valença já foi contemplada com ações da Setur e não vai para por aí. Parabéns por esse grande investimento, o modelo de concessão pública é o que há de mais moderno na área de gestão pública e nada mais justo e correto do que a concessão seja feita por um valenciano, por um grupo que vai fazer o desenvolvimento circular pela região. Fica aqui o registro do apoio, da confiança e da esperança do secretário Mauricio Bacelar em trabalhar em parceria com a prefeitura de Valença e com os municípios do Baixo Sul para desenvolver essa região e a Bahia como um todo”, destacou.

Fotos: JVA

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença – ACE e Diretor do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica avaliou a ação. “A inauguração hidroviária de Valença é um acontecimento extremamente importante, não só para o turismo, mas também para a economia, pois um ambiente como esse vai atrair mais a simpatia e um maior público, automaticamente aquecendo a economia e trazendo mais benefícios econômicos para a cidade. A Casa do Empresário presente prestigiando porque entendemos que é um grande acontecimento para a economia valenciana”, frisou.

CONFIRA ESTA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA NA EDIÇÃO Nº 861 DO JORNAL VALENÇA AGORA.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.