vinheta Opinião Moacir

O tempo consegue rearrumar tudo, às vezes surgem desafios que parecem intransponíveis, mas com trabalho e determinação, os esforçados dando tempo ao tempo, se comportam como a água que busca espaços diminutos a fim de prosseguir seu curso e não estagnarem.

Quando surgiram os jornais, eram só escritos e alguns tinham uma tiragem estupenda, pois sempre funcionou como um farol que mostrava a sociedade na qual ele está inserido, desnudando todas as suas facetas fossem elas agradáveis ou não, mas estava lá no jornal a informação de tal faceta, a despeito de muitas mudanças no mundo, a forma de os jornais se apresentarem mudou, mas a essência continua essa.

Aqui, na cidade de Valença, muitos jornais apareceram e se foram, mas o Jornal Valença Agora (JVA) conseguiu superar dos empecilhos postos pelas circunstâncias novas que apareceram, ultrapassou também a maior pandemia com a qual nossa geração conviveu e hoje se adaptou às novas formas de veicular a informação.

E o fato de o JVA ter ultrapassado por todas as adversidades impostas, seja pela pandemia, seja pela o avanço da tecnologia, deve-se à determinação de sua direção, Vidalto Oiticica, Jocelma Reale, quantas vezes, ele era visto de roupão girando as máquinas para a impressão do seu produto de estimação, muitas vezes se via ele distribuindo exemplares do jornal, seja caminhando, seja de moto, ou de carro, olhava-se para o Vidalto Oiticica, às vezes, suado e com cara de cansado e de quem dormira pouco, mas sempre com garra e palavras otimistas, jamais se via este operário da comunicação escrita com conversa que não fosse de crescimento do seu produto e o crescimento do raio de ação do JVA.

Este forte farol de Valença e da região, ao longo dos anos, dirigia e dirige seus potentes raios de luz para todas as situações que dizem respeito ao desenvolvimento da sociedade a fim de registrar o que se constrói na região, esse registro fica perpetuado e já é utilizado por pesquisadores de várias áreas para entenderem o baixo sul. É um farol tal qual os faróis que ficam girando buscando algo novo nos mares. E ele, nesse seu giro constante, capta tudo de importante para a sociedade: educação, literatura, agricultura, comércio, desenvolvimento humano, meio ambiente, história, política, saúde, enfim tudo o que a sociedade produz, o jornal Valença Agora tem registrado nas suas páginas e obedecendo aos mais altos padrões jornalísticos.

Outrora, o hebdomadário Valença Agora era entregue por Vidalto Oiticica e prepostos nas portas, hoje ele é arremessado instantaneamente nos computadores e nos celulares do mundo inteiro, quanta mudança, agora seu raio de ação ultrapassou a todas as barreiras espaciais, como é bom saber que o Jornal Valença Agora chega ao mundo todo levando informações de nossa terra.

Parabéns a Vidalto Oiticica, parabéns a Jocelma Reale e a todos aqueles que, ao longo da história, ajudaram na construção e na longevidade desse veículo de comunicação. É bom que a sociedade valenciana abrace com mais energia este forte farol de comunicação de nossa terra, pois já é orgulho para nossa Valença.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.