Texto/Fotos: Jornal Valença Agora

Evento reuniu apresentações artísticas, homenagens e a exibição do documentário ‘Rap com Fé’

No último sábado (16), o Centro de Cultura Olívia Barradas (CCOB), em Valença, sediou mais uma edição especial da OcupAção Cultural. Celebrando os 15 anos do projeto e os 38 anos do Centro de Cultura, o evento contou com programação diversa, incluindo apresentações artísticas, homenagens e a exibição do documentário ‘Rap com Fé’. A ação destacou o papel do CCOB como berço de manifestações culturais e encontros artísticos na região.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 06.57.08

Ponto de Cultura OcupAção Cultural comemorou 15 anos - Foto: Jornal Valença Agora

O evento, que contou com entrada gratuita, reuniu uma diversidade de talentos. O público foi agraciado com apresentações de grupos de hip-hop, música, dança, poesia e performances artísticas. Dentre os participantes, estiveram nomes como o transformista Dalmo Reis, o ator Juliano Brito, as poetisas Argimária Soares e Celeste Martinez, os grupos musicais AfroReggae Valença e Arcos de Aruanda, o compositor de sambas, Cláudio Costa e o grupo de hip-hop Sombra em Movimento.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 07.15.12

Adriano Pereira, idealizador da OcupAção Cultural - Foto: Jornal Valença Agora

Adriano Pereira, fundador da OcupAção Cultural, destacou a essência e a importância do projeto ao longo de seus 15 anos de existência. Ele relembrou o surgimento do coletivo, que foi pioneiro ao unir diferentes linguagens artísticas em uma única ação, inspirado pelo poema Ocupação Cultural de Maria Cláudia, que dizia: "Derrubando muros que separam a prosa do verso". Segundo Adriano, a iniciativa tem sido um espaço de conexão entre arte e comunidade, e hoje, consolidada como Ponto de Cultura, celebra sua trajetória e os parceiros que contribuíram para o sucesso do projeto, como o Jornal Valença Agora. Ele ressaltou, ainda, a importância de trazer à cena novos talentos e grupos culturais, garantindo a renovação e a continuidade da energia criativa que é a marca da OcupAção Cultural.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 06.57.07

Exibição do documentário "Rap com Fé" - Foto: Jornal Valença Agora

O documentário “Rap com Fé”, financiado pela Lei Paulo Gustavo, também foi exibido, trazendo à tona a força do movimento rap na região. O documentário também destaca a história da Batalha do Sete, um evento cultural que se tornou um ponto de resistência e arte para os jovens de Valença.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 07.00.15

Participação de MCs do Documentário Rap com Fé - Foto Jornal Valença Agora

“Além de ser uma oportunidade para mostrarmos nosso trabalho, o documentário representa a dedicação de todos nós que fazemos parte desse movimento cultural. Valença hoje se destaca com a maior Batalha de MC's do Baixo Sul da Bahia, e temos grandes conquistas para celebrar, como o MC Ogum, que participou do estadual, e o MC Cris, que representou Valença no duelo nacional de Mc's”, destacou Leonardo Galdino (MC Lennart), diretor do documentário.

Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 📲

Durante a celebração, foram entregues os troféus ‘OcupAção Cultural 15 Anos’ como forma de agradecimento e reconhecimento aos parceiros que ajudaram a construir a trajetória do projeto.

WhatsApp Image 2024-11-18 at 06.59.18 (2)

Adriano Pereira e Otávio Mota, coordenador do Centro de Cultura Olívia Barradas - Foto: Jornal Valença Agora

Otávio Mota, coordenador do Centro de Cultura Olívia Barradas, destacou a relevância do espaço e do projeto. “A minha fala é para dizer a vocês: parabéns! Vocês sabem que o Centro de Cultura sempre esteve à disposição de vocês. No último dia 10 de novembro, ele completou 38 anos de existência. A OcupAção Cultural é talvez a ‘filha mais nova’ desses 38 anos e é um projeto vitorioso que muito nos orgulha”, declarou.

 

O Jornal Valença Agora, representado pelo seu diretor executivo, Vidalto Oiticica, foi homenageado com o Troféu OcupAção Cultural 15 anos - Foto: Jornal Valença Agora

O diretor executivo do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica, ressaltou a importância do Centro de Cultura como um celeiro de vida cultural. “Esse espaço que vai além de suas paredes físicas, pois é um lugar onde vivenciamos cultura, vida e criatividade. Aqui se geram ideias, nascem projetos e se multiplicam oportunidades. Esse Centro é motivo de orgulho para Valença, para a nossa gente, porque nele vemos o resultado do trabalho, do empenho e do cuidado de tantas pessoas que zelaram e ainda zelam por ele. A OcupAção transcende as barreiras de Valença, alcança cidades vizinhas e chega até Salvador. Parabenizo você, Adriano, e a todos que fazem parte dessa história tão rica e significativa. Que Deus continue abençoando o trabalho de todos vocês e que sigam fazendo desse espaço um verdadeiro celeiro cultural para Valença e para toda a Bahia”, afirmou Oiticica.

O evento foi realizado com o apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, e da Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.