A Orquestra Juvenil dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) tem encantado brasileiros de diversas partes desde 2007, quando foi criada. Em sua 7ª turnê internacional, que começou na última quarta-feira (5), o grupo está mostrando todo o talento dos 125 integrantes ao público europeu. O tour, que segue até o dia 17 de setembro, é composto por nove apresentações que passam por Itália, Suíça e França.
2 - Turne Europa 2018 04.09 Foto Lenon Reis-NEOJIBA (2)

Com regência de Ricardo Castro, o repertório conta com peças de compositores como Robert Schumann, Anton Dvorák, Richard Wagner, Franz Liszt e uma versão da música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. O grupo já se apresentou em Torino e Milão, na Itália, e em Montreux e Genebra, na Suíça. O talento do grupo e de seu regente tem fascinado os espectadores europeus.

1 - Turne 2018 06.09 Foto Lenon Reis-NEOJIBA (2)

Em uma das apresentações, uma situação inusitada levou o público ao delírio, como conta Eduardo Torres, diretor musical do programa Neojiba. “A pianista que acompanhava o grupo em Milão, Martha Argerich, sofreu um pequeno acidente e não pôde tocar o concerto de Schumann, precisando ser substituída de última hora. Mas o que poderia ter sido um grande problema foi uma inesquecível aula de superação e excelência. Ricardo assumiu o piano no lugar da grande solista e o concerto transcorreu maravilhosamente com nossos jovens músicos tocando sem regência. Não à toa, o maestro retornou seis vezes ao palco para receber os aplausos da plateia”.

3 - Turne Europa 2018 04.09 Foto Lenon Reis-NEOJIBA (7)

Sobre a apresentação, a espectadora Federica Arestia comentou: “foi inevitável a comoção e o enorme aplauso ao final. Na segunda parte, a orquestra apresentou um repertório latinoamericano. Eles dançavam enquanto tocavam, dava pra ver a diversão em seus olhos, o desejo de estar no palco e trabalhar em conjunto para um grande resultado. Eu já vi algumas das melhores orquestras do mundo, e permitam-me dizer que esses jovens me fizeram passar um das mais belas noites da minha vida”.

Nessa terça-feira (11), o grupo volta à Itália para uma apresentação em Bolonha. As próximas apresentações acontecem em Verona e Merano, nos dias 12 e 13 de setembro, respectivamente. Na próxima segunda-feira (17), o grupo finaliza as apresentações em Paris, na França, na Philharmonie de Paris, uma das maiores salas de concerto do mundo.

Neojiba

Criado em 2007, como um dos programas prioritários do Governo do Estado, o Neojiba tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Fonte: Secom/BA

Fotos: Lenon Reis/Neojiba 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.