Planejamento estratégico e desafios regionais marcam o encontro do CODETER Baixo Sul em Ituberá

A última reunião ordinária do ano do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER) Baixo Sul ocorreu nesta terça-feira (3), na sede CIAPRA, em Ituberá. O encontro teve como foco a apresentação de políticas em andamento, o planejamento estratégico para 2025 e discussões sobre temas cruciais para o desenvolvimento territorial, como o projeto Parque do Sol e o cravo-da-índia, cultura de grande relevância econômica e histórica para a região.

Rosélia Melo, coordenadora do CODETER, destacou a importância do evento como espaço para traçar as diretrizes do próximo ano. "Estamos aqui para apresentar políticas que vêm sendo desenvolvidas no território, elaborar um plano de ação para 2025 e atualizar nosso regimento interno, que não é revisado desde 2019. Entre os destaques, temos o projeto Parque do Sol, que busca dar tratamento real aos resíduos sólidos, alinhado à regulamentação nacional que prevê a extinção dos lixões. Esse projeto trabalha desde a reciclagem até a educação ambiental, maximizando o reaproveitamento do lixo", explicou.

WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.52.09 (1)

Leandro Ramos, diretor executivo do CIAPRA e Rosélia Melo, coordenadora do CODETER Baixo Sul - Foto: Jornal Valença Agora

Além disso, Rosélia abordou o desafio enfrentado pela cultura do cravo na região. "O cravo é uma cultura de grande potencial histórico no Baixo Sul, mas a falta de investimento público e privado no manejo adequado reduziu a produção. Este ano, esperava-se alcançar 10 mil toneladas, mas a realidade aponta para um máximo de 5 mil toneladas. O CODETER, com a participação da Aprocravo, busca mobilizar as esferas estaduais para apoiar os produtores e o desenvolvimento dessa cadeia produtiva."

Reunião foi realizada na sede do CIAPRA, em Ituberá - Foto: Jornal Valença Agora

Leandro Luiz Ramos Santos, diretor executivo do CIAPRA, reforçou a relevância do encontro. "Tivemos a oportunidade de discutir temas como a implantação do Parque do Sol, que encerra os lixões por meio de uma concessão em fase final de contratação. Também tratamos do sistema produtivo do cravo, reconhecendo seu valor e importância dessa cadeia para a agricultura familiar e para a nossa região. O Ciapra, através de seus municípios consorciados, tem a obrigação de entrarem nessa discussão e assumir essa pauta importante também, colaborando da forma que tem possibilidade de colaborar, mas de maneira mais efetiva e mais materialmente possível. Este espaço permite alinhar esforços entre sociedade civil e poder público, fortalecendo a discussão do interesse comum e do interesse coletivo acima das questões mais individuais”.

Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 📲

WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.52.07

Márcio Braga, presidente da Aprocravo - Foto: Jornal Valença Agora

Márcio Antônio Braga Queiroz, representante da Aprocravo, destacou a urgência de avanços tecnológicos para melhorar a qualidade do cravo. "A reunião foi positiva, pois gerou interesse na necessidade de aprimorar tecnologias para o manejo da cultura através de pesquisas das instituições envolvidas. O mercado, porém, precisa oferecer preços justos aos produtores para que a qualidade não seja comprometida. A expectativa é que essa seja a primeira de muitas reuniões que tragam soluções para o sistema produtivo do cravo."

WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.52.08 (1)

Josué Castro, representante do IF Baiano, campus Valença - Foto: Jornal Valença Agora

Josué Castro, servidor do IF Baiano, avaliou o encontro como um marco para o desenvolvimento regional. "A apresentação do Parque do Sol atende a uma necessidade urgente de tratamento de resíduos sólidos, enquanto a temática do cravo demanda atenção por ser uma economia vital para o território. Os produtores de cravo, de um modo geral, têm ao longo dos anos sido muito desvalorizados por conta do preço, especialmente, e mais recentemente por conta também dos problemas de doenças, então a gente tem os institutos federais, universidades, tanto estaduais como universidades federais, a Embrapa, se debruçando sobre esse tema para trazer solução aqui para o nosso território. A gente falou também da importância de termos mais instituições de educação formando recursos humanos para darmos capacidade de atuar no enfrentamento das desigualdades, da melhoria da qualidade de vida dos nossos produtores”.

WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.52.07 (1)

Cabral, representante da Associação dos Pequenos Produtores de Sobrado e Região - Foto: Jornal Valença Agora

Jackson Cabral, da Associação dos Pequenos Produtores de Sobrado e Região, ressaltou a importância de ampliar o debate territorial. "Discutimos questões como o cravo, já discutimos sobre o dendê e o dendê, mas é preciso incluir eixos como saúde, educação e áreas urbanas para que o território seja tratado de forma integrada. A agricultura familiar tem sido a principal resposta às demandas, mas é hora de sonharmos com políticas mais amplas e esse colegiado é um mecanismo de política direta com o estado da Bahia, com o nosso governador”.

WhatsApp Image 2024-12-03 at 15.52.08

Neto Baé, chefe do escritório da CAR Baixo Sul - Foto: Jornal Valença Agora

Vidaldo Reis, conhecido popularmente como Neto Baé, chefe do escritório da CAR Baixo Sul, destacou os avanços da reunião. "Discutimos a implantação do Parque do Sol que vai fazer a coleta e o tratamento do lixo e a importância de dar mais atenção ao cravo-da-índia, que é uma demanda importante, que a gente precisa dar atenção. É essencial continuar fortalecendo essas discussões para alcançar resultados efetivos."

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.