Evento promovido pela Prefeitura de Valença reuniu representantes de 22 terreiros no ‘presente de Iemanjá’

Presente de Iemanjá foi organizado pela Prefeitura Municipal de Valença (Foto: Valença Agora)

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na manhã desta terça-feira (2), a Festa de Iemanjá na Praia de Guaibim. Este ano, o evento ocorreu com participação reduzida devido a pandemia da Covid-19 e foi transmitido ao vivo. De acordo com o diretor municipal de Cultura, Gugui Martinez, o ritual do ‘presente de Iemanjá’ este ano contou com a presença de representantes de 22 terreiros.

Representante de 22 terreiros participaram da ação em homenagem a Rainha do Mar (Foto: Valença Agora)

“Mesmo de forma reduzida devido à pandemia, a festa está bonita. A nossa vontade é que tivesse maior participação popular, maior participação dos grupos culturais, mas isso a gente vai deixar para realizar ano que vem com uma grande festa de Iemanjá”, afirmou Gugui Martinez.

Gugui Martinez, diretor municipal de Cultura, esteve à frente da organização do evento (Foto: Valença Agora)

O diretor de Cultura falou ainda sobre a importância de festas culturais como a de Iemanjá para o turismo. “Essa cultura é de suma importância para o turismo porque a Bahia e o Brasil são conhecidos pela cultura, pelo esporte, são as grandes referências que temos, e a festa de Iemanjá assim como outros eventos é que potencializam essa vinda do turista, então é muito importante potencializar essas manifestações”, declarou ao JVA.

_MG_1011

Rosemara Araújo, diretora municipal de Turismo

Rosemara Araújo, diretora municipal de Turismo reforçou a importância da festa religiosa. “As festas que mantém a cultura, a tradição, a religião das pessoas são fundamentais para a manutenção do turismo, não existe turismo sem cultura, então o que nós estamos vendo aqui, mesmo num período de pandemia, é a cultura sendo valorizada pela comunidade e pelo poder público”, ressaltou.

Prefeito Jairo Baptista e o vice-prefeito Joailton prestigiaram festa (Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito, Jairo Batista, presente no festejo, ressaltou a importância da preservação dos eventos culturais e tradicionais em nosso município. "Nestes tempos difíceis que estamos vivendo, manter a tradição viva, é sinônimo de devoção e gratidão", afirmou, acompanhado do vice-prefeito Joailton Manoel e da primeira-dama e secretária de Promoção Social, Joana Guimarães.

145660903_1129891544114972_8414754153965259239_o

Prefeito Jairo Baptista e comitiva durante participação na Festa de Iemanjá 2021 (Foto: Reprodução/Facebook)

João é do Rio Grande do Sul e está no Guaibim a passeio (Foto: Valença Agora)

A festa protagonizada pelo povo de religiões de matrizes africanas também recebeu a visita de simpatizantes e turistas que prestigiaram o evento, como o João.  “Eu acho sempre bom a gente cultuar todas as culturas, é muito salutar a iniciativa dos terreiros e da prefeitura em dar ênfase a uma data tão importante para os devotos de Iemanjá”, opinou o visitante.

Lana Nicholson prestigiou Iemanjá (Foto: Valença Agora)

A moradora de Valença, Lana Nicholson é favor da manutenção da tradição. “Eu acho que é muito importante essa cultura ser mantida, claro que hoje com esses cuidados que nós temos que ter por causa da covid, mas não podemos perder essa cultura porque ela faz parte da nossa história”, destacou.

Joana disse estar empolgada com a festa (Foto: Valença Agora)

Muitos devotos foram pela primeira vez ao Guaibim participar do presente de Iemanjá, como Dona Joana de Cajaíba e a mãe de santo Maria Estelita. “Eu acredito muito nesse ato religioso, estou empolgada e feliz de estar aqui”, confessou Dona João. Já Maria Estelita, 67 anos, 39 como mãe de santo aproveitou para pedir saúde, paz e felicidade à Rainha do Mar.

WhatsApp Image 2021-02-02 at 17.35.21

Morena Bela rogou à Iemanjá pelo sucesso da gestão do prefeito Jairo Baptista (Foto: Valença Agora)

Adenilza Barbosa, popularmente conhecida como Morena Bela, fez uma prece especial à Iemanjá em prol do prefeito Jairo Baptista. “Estou pedindo a nossa Mãe que dê discernimento ao nosso gestor para que ele venha fazer um bom governo, que seja quatro anos de um governo próspero, que ele venha tentar solucionar os problemas da nossa cidade”, desejou.

A empresária do ramo de transportes, Selma Elói, acompanha o eventos todos os anos e deseja que essa cultura se perpetue. “Essa tradição não pode acabar, vem dos nossos ancestrais e é um significado muito importante para quem crê e é também uma valorização cultural para nossa cidade”, considerou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.