Nova diretoria do COMTUR é eleita em processo transparente e ganha reforço de instituições educacionais e entidades civis comprometidas com o desenvolvimento turístico de Valença

No dia 21 de março, a Prefeitura Municipal de Valença realizou, no Theatro Municipal, a eleição para o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O evento contou com a participação de representantes de diversos segmentos da cidade, que se candidataram ao certame.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 15.46.15_fd7ee3d4

Eleição reuniu poder público e trade turístico no Theatro Municipal - Foto: Jornal Valença Agora

A mesa de abertura do evento contou com a presença de David Terra e Vidalto Oiticica Pires - respectivamente secretários de Cultura e Turismo do município -, da subprocuradora do município Mariana Lima e do advogado Alcides Bulhões, consultor do evento. Após a leitura da ata, os presentes foram informados que as instituições que tiveram a sua documentação habilitada foram as seguintes: Clube Lovers da Pesca, Ceten, CDL, IF Baiano, Valtur, IFBA, Loja Maçônica Paz e Fraternidade 48. Após período recursal, decidiu-se também pela habilitação do Rotary Club.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 15.46.15_3a356ae8

Conselho é formado por representantes da sociedade civil organizada e do poder público - Foto: jornal Valença Agora

As eleições foram realizadas em duas fases. Na primeira, foram eleitas entidades representantes da sociedade civil, num total de sete. A segunda fase foi realizada com a eleição da Mesa Diretora do Conselho, composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. Além das entidades supramencionadas, também votaram representantes das Secretarias Municipal de Desenvolvimento Econômico; Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Juventude e Esporte, além das que já faziam parte da mesa de abertura.

Após o momento eleitoral, o resultado da primeira fase foi o seguinte: Clube Lovers da Pesca, Ceten, Loja Maçônica, Rotary Club e IF Baiano: 12 votos; Valtur e IFBA: 11 votos; CDL: 6 votos. Assim sendo, das oito candidatas, apenas a CDL não foi eleita como representante titular, ficando, portanto, como suplente. A votação para a escolha dos representantes da sociedade civil foi realizada por cédula fechada, conforme exige o Edital, e os candidatos que obtiveram o maior número de votos foram eleitos como membros titulares.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 15.46.14_037d8b93

Diretoria do COMTUR eleita - Foto: Jornal Valença Agora

Na segunda fase, a eleição da Mesa Diretora do COMTUR contou com uma única chapa concorrente, composta pelo presidente Vidalto Oiticica, representante do poder público; vice-presidente Dislene Cardoso (IF Baiano), representante da sociedade civil; primeira secretária Marinês Ângelo (Lovers da Pesca), representante da sociedade civil e segundo secretário Francisco Xavier (IFBA), representante da sociedade civil. Com a ausência de chapas opositoras, esta chapa foi automaticamente declarada vencedora, conforme o regulamento do processo eleitoral.

A existência do COMTUR e do Fundo Municipal de Turismo é requisito indispensável para que o município possa pleitear recursos junto ao governo estadual e federal. A regularização do Conselho é, portanto, um passo essencial para o resgate e o fortalecimento do setor turístico em Valença.

O presidente eleito, Vidalto Oiticica, destacou a lisura do processo eleitoral que resultou na nova composição do conselho. “Foi uma eleição realizada com total transparência, cumprindo todos os ritos jurídicos estabelecidos pelo estatuto e pelo edital, que foi amplamente divulgado ao público”, afirmou.

vidalto

Vidalto Oiticica foi eleito presidente do COMTUR - Foto: Jornal Valença Agora

Vidalto também comentou sobre o novo desafio de liderar a diretoria do COMTUR. “Assumir a coordenação dessa chapa me deixa muito feliz e com um enorme senso de responsabilidade. Agora,  junto aos parceiros, colaboradores e à população valenciana, temos como princípio a transparência, o empenho e a dedicação para construir uma sociedade mais digna, feliz e participativa.”

Segundo ele, o papel do COMTUR vai além da representação institucional: “Nossa função é estruturar, orientar e fornecer ferramentas para o desenvolvimento do turismo em Valença, contribuindo diretamente para o aquecimento da economia e o progresso da cidade. Assumimos esse compromisso com profundo comprometimento em servir, atender e contribuir com a sociedade.”

Vidalto ressaltou ainda a importância da nova composição do conselho, que traz avanços significativos para o setor. “Temos agora uma diretoria comprometida e, pela primeira vez, os dois Institutos Federais que existem em Valença fazem parte do COMTUR. Isso representa um ganho imensurável, pois esses institutos trarão saberes, experiências e informações que serão fundamentais para pensar o desenvolvimento de Valença de forma mais estratégica e integrada.”

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 15.46.52_3b42e560

Bruno Augusto, diretor do CETEN - Foto: Jornal Valença Agora

O Colégio Ceten obteve doze votos e encerrou a eleição como uma das entidades contempladas. Bruno Augusto, diretor da instituição, esteve presente no teatro e informou ao Jornal Valença Agora que o colégio mantém um intercâmbio com escolas parceiras do Reino Unido, fato que, em sua visão, contribuiu para que fosse eleito como uma das entidades representantes da sociedade civil.

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 14.21.06_d8b37042

Dislene Cardoso, diretora acadêmica do IF Baiano campus Valença - Foto: Jornal Valença Agora

Representando o IF Baiano, Dislene Cardoso disse se sentir “honrada” em fazer parte da chapa vencedora, e ressaltou o fato de que os dois institutos federais da cidade agora fazem parte daquela. “Quando a gente percebe que tem uma chapa de conselho de Turismo, quando há uma preocupação em inserir instituições de ensino, pesquisa e extensão como é o instituto, percebemos aí a importância que é dada ao processo educativo.”

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 15.46.52_5fbb4d9f

Professor Francisco Xavier, representante do IFBA campus Valença - Foto: Jornal Valença Agora

O outro instituto federal da cidade (IFBA) também foi representado pelo professor Francisco Xavier. Recém-chegado à cidade, ele lembra que, há quase duas décadas, a instituição oferta à comunidade valenciana o curso de Guia de Turismo – e que aquele também colabora de outras maneiras com o turismo local: “A gente está reunindo dados, informações, produzindo ementas para cursos de qualificação profissional – o IFBA oferta Turismo desde 2006. Então, desde 2006 a gente faz estes levantamentos, os meninos produzem TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)... Enfim, existem vários caminhos que o IFBA pode colaborar, tanto com a Mesa quanto com o Conselho.”

Imagem do WhatsApp de 2025-03-27 à(s) 15.46.52_7bc8e2e1

Marinês Ângelo, presidente do Clube Lovers da Pesca - Foto: Jornal Valença Agora

Eleita primeira secretária da chapa, Marinês Ângelo classificou o pleito eleitoral como “bem transparente”, elogiando a participação da sociedade civil. “(...) elegemos aqui dois IFs que vão participar do Conselho de Turismo e o Clube Lovers da Pesca – que também é um clube que vem participando ativamente do turismo do nosso município. E a nossa grande expectativa é de ajudar, colaborar para o desenvolvimento do turismo do nosso município.”

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.