Fonte: SECOM PMV | Fotos: Divulgação/Secom PMV

Na última quinta-feira (6), Valença recebeu uma comitiva em visita a pontos estratégicos para planejar uma nova estrutura de turismo sustentável.

O roteiro incluiu a Praia do Guaibim, as matas do Quilombo Tenondê e a Serra do Abiá, com a participação de membros da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR) e de uma equipe municipal liderada pelo secretário de Turismo, Vidalto Oiticica.

IMG_2823

Os técnicos analisaram soluções aplicadas em outras cidades, começando pela criação de uma identidade visual para a comunicação turística, tanto na sede quanto, principalmente, nas barracas de praia.

47d8004d-9bcb-4b9b-9f3b-430240373143

No Guaibim, discutiu-se a construção de uma ciclovia com opções de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos, a possibilidade de instalação de um quebra mar e a contribuição da SETUR no projeto da nova Praça São José.

IMG_2826

No Quilombo Tenondê, o mestre Cobra Mansa compartilhou seus conhecimentos sobre agroecologia e alquimia de plantas e frutas, práticas que atraem visitantes de diversas partes do mundo.

O Tenondê é apontado como um território ideal para fomentar o turismo de base comunitária na região, incluindo vivências artísticas e culturais, como a capoeira de Angola, além de oferecer rios e lagoas propícios para banho e a prática da piscicultura.

Por fim, a visita à serra do Abiá, que tem 515 metros de altitude, revelou a grandiosidade da Mata Atlântica se estendendo até os manguezais do Baixo Sul. A área tem potencial para turismo contemplativo e esportes radicais, como o voo de asa delta.

IMG_2825

Nas palavras de Nivaldo Borges, diretor de Regulação e Certificação da SETUR: “A equipe do município está no caminho certo para tornar Valença um destino mais competitivo”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.