Aula inaugural contou com a presença de alunos e parceiros do projeto

Jovens de 18 a 24 anos, moradores do bairro da Bolívia em situação de vulnerabilidade social, que ainda encontram-se foram do mercado de trabalho são o público alvo do projeto “Investindo em mim, isso vai ter um retorno”, realizado pelo Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral de Valença (CADI), com a cooperação da COOPEFORT. Este ano 26 jovens foram contemplados com a oportunidade de qualificação profissional ofertada gratuitamente através do projeto.

WhatsApp Image 2022-06-10 at 14.01.10

A aula inaugural da turma de 2022 aconteceu na última quinta-feira (9) na sede do CADI. Além dos alunos, estiveram presentes toda a equipe do projeto, o coordenador do CADI, Vinícius Porto e os parceiros Antônio Jorge de Menezes, representante da Ceplac, e Vidalto Oiticica, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE), entidade que compõe a Casa do Empresário.

Zilma Ribeiro, coordenadora pedagógica do CADI

O projeto foi apresentado aos calouros pela coordenadora pedagógica Zilma Ribeiro. “No Brasil atual, é notória a dificuldade de arranjar emprego, principalmente o primeiro, pois o mundo de trabalho requer cada vez mais pessoas qualificadas e com experiências comprovadas”, justificou a coordenadora sobre a necessidade de realização do projeto, que tem o objetivo de qualificar os jovens e proporcioná-los maiores chances de ingressarem no mercado de trabalho.

A qualificação envolve aulas de Atendimento ao Cliente e Negociação, Informática Básica, módulos sobre Educação Financeira e Cidadania, palestras sobre Empreendedorismo e participação social e cidadã em eventos. Na programação final do curso, está incluído estágio e formatura com entrega de certificados. A meta é que 70% dos jovens qualificados sejam contratados pelas empresas parcerias. “Esse resultado depende muito do empenho de vocês, temos a meta, mas vocês que vão fazer a diferença”, disse Zilma aos jovens.

Vinícius Porto, Diretor-Executivo do CADI Valença

O coordenador do CADI, Vinicius Porto ressaltou a importância da capacitação na transformação da realidade local e também agradeceu os parceiros do projeto.

Antônio Jorge de Menezes, representante da Ceplac, parceira do Projeto

O engenheiro agrônomo Antônio Jorge, supervisor da Ceplac Valença, levou aos alunos uma mensagem de valor à educação, à família e de incentivo ao empreendedorismo, ao apresentar a empresa valenciana Tombador Cacau, de propriedade do técnico agrícola Isaías Alves. “A educação é o nosso maior patrimônio”, alertou o agrônomo.

A Casa do Empresário de Valença será o elo entre o projeto e o ingresso dos jovens no mercado de trabalho. Com a parceria, empresas disponibilizarão a oportunidade de estágio e a possibilidade de contratação dos jovens. Vidalto Oiticica, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença (ACE), entidade integrante da Casa do Empresário, comentou sobre a parceria.

Vidalto Oiticica, presidente da ACE Valença, representando a parceria Casa do Empresário e CADI

“O CADI tem sido um parceiro extremamente importante dos empresários valencianos, porque um dos maiores problemas que temos no país hoje é a desempregabilidade, existe o emprego, mas não existe a pessoa capacitada para ocupar a vaga. E o CADI entra como parceiro das empresas ocupando uma lacuna de capacitação, isso é bacana, é um processo evolutivo da nossa cidade e contribui muito com todo processo econômico, pois a partir do momento que esses jovens vão ser treinados e contratados por uma empresa, eles terão salário e passarão a comprar em nosso comércio, isso vai aquecer as vendas dos nossos associados, então a Casa do Empresário está aqui hoje porque é interesse nosso que esse tipo de ação aconteça. Fizemos essa parceria com o CADI, muito exitosa no ano passado, muitas pessoas que passaram por aqui já estão empregadas. Para esse resultado é necessário muito esforço, muito empenho, muita dedicação de vocês nos estudos, aproveitem a oportunidade, sejam responsáveis, pontuais, cumpram as metas e estejam de mãos dadas com a instituição que está dando essa oportunidade de transformação da vida de vocês. Desejo sucesso a todos!”, concluiu Oiticica.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.