Iniciativa França-Bahia impulsiona turismo sustentável, agricultura familiar e conservação ambiental na região

O Baixo Sul da Bahia vive, nesta semana, um marco significativo em sua agenda de desenvolvimento sustentável com a execução do Projeto PROT’AIR – Turismo Sustentável em Áreas Protegidas França-Bahia. Fruto de uma parceria firmada em 2023 entre o governo da Bahia e a Federação dos Parques Naturais Regionais da França, o projeto, que conta com investimento de R$ 1,6 milhão financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), visa capacitar jovens, incentivar o turismo sustentável e promover a agrobiodiversidade. A primeira fase do projeto acontece na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, que abrange mais de 230 mil hectares e desempenha papel crucial na proteção da biodiversidade do Baixo Sul.

Mapa APA Foto Reprodução Projeto PROTAIR

A primeira fase do projeto acontece na APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, que abrange mais de 230 mil hectares e desempenha papel crucial na proteção da biodiversidade do Baixo Sul - Foto: Reprodução/Projeto PROT'AIR

Recepção à Comitiva Foto Divulgação (1)

Chegada da comitiva francesa com representantes da Sema e Inema em Valença foi recepcionada pela Prefeituras de Valença e Taperoá - Foto: Divulgação

Recepção à Comitiva Foto Divulgação (2)

Visitantes ficaram hospedados no Sesi Valença. Local também sediará encontro de apresentação oficial do projeto nesta sexta-feira (25) - Foto: Valença Agora

A comitiva francesa, composta por representantes de parques naturais e especialistas em meio ambiente, desembarcou na terça-feira (22) em Salvador e iniciou na quarta-feira (23) uma intensa programação em municípios do Baixo Sul, sendo recepcionada em Valença pelo representante do prefeito Marcos Medrado, o secretário de Turismo Vidalto Oiticica; pela prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães e outras autoridades.

A agenda integra visitas técnicas, oficinas e encontros com comunidades locais, evidenciando a troca de experiências e boas práticas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento territorial.

Visita-no-CFAF-em-Nilo-Peçanha-Foto-Divulgação-Sema

Visita ao CFAF durante agenda no município de Nilo Peçanha - Foto: Divulgação/Sema

Na quinta-feira (24), a delegação visitou Nilo Peçanha, onde conheceu iniciativas sustentáveis como a Fazenda Saúva, referência em integração entre preservação da Mata Atlântica e produção agroflorestal, e a Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul (CFAF-BSB), que capacita jovens, especialmente de comunidades quilombolas, em práticas de agroecologia.

"O trabalho que vimos é impressionante. Vamos levar essas práticas para nossa região", afirmou Anne Héry Le Pallec, prefeita de Chevreuse, integrante da comitiva francesa. Sua avaliação reforçou o interesse em adaptar as boas práticas observadas no Baixo Sul da Bahia à realidade da França, promovendo um intercâmbio de soluções sustentáveis entre os dois países.

A jovem Ana Mirela da Silva, ex-aluna da CFAF-BSB, ressaltou o impacto do projeto: “Como mulher, jovem e agricultora, sinto orgulho em representar minha comunidade e evidenciar a força da Casa Familiar. É um privilégio integrar uma iniciativa tão significativa para a nossa região”.

Para Luiz Araújo, superintendente de Programas e Projetos da Sema, as visitas atingiram plenamente seu objetivo. “Essa missão permitiu aos parceiros internacionais conhecer de perto a riqueza natural, social e cultural do Baixo Sul da Bahia. São iniciativas construídas a muitas mãos, desenvolvidas ao longo do tempo com dedicação e cuidado. Reconhecemos o impacto que esses projetos têm para a juventude e para o fortalecimento do território.”

WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.20.14

Evento em Valença contará com representantes do território Baixo Sul - Foto: Jornal Valença Agora

Nesta sexta-feira (25), a programação se concentra em Valença, com destaque para a apresentação oficial do PROT’AIR durante a reunião do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Caminhos Ecológicos da Boa Esperança e da Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães. A agenda inclui ainda a posse dos novos conselheiros, oficinas voltadas ao diagnóstico da agricultura familiar e dos atrativos turísticos e gastronômicos da região.

Representantes da comitiva participaram, nesta sexta-feira, de uma entrevista no programa Ligação Direta 1ª Edição, da Valença FM, conduzido pelo jornalista Vidalto Oiticica. A presença dos representantes do projeto no rádio permitiu ampliar o diálogo com a sociedade sobre os objetivos e a importância do PROT’AIR para o futuro da região.

Maiana Pitombo, Bióloga e Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema), explicou o surgimento da parceria e os focos do trabalho, ressaltando que “é nosso papel, enquanto Estado, promover o desenvolvimento de maneira sustentável, conciliando a economia com a preservação ambiental. Só assim evitamos prejuízos futuros. O ideal é prevenir e mitigar os danos antes que eles aconteçam, para que possamos construir uma comunidade, um país e um mundo verdadeiramente sustentáveis”.

O biólogo e Coordenador de Gestão de Unidades de conservação do Inema, Mateus Camilo, reforçou o convite à participação popular: “Nós fazemos a gestão da biodiversidade no estado, mas a sociedade precisa aprender a utilizar os recursos naturais de forma consciente e sustentável. Temos uma população residente dentro da APA Caminhos Ecológicos da Boa Esperança, e é fundamental que haja essa consciência de conservação e de uso equilibrado”.

Lirandina Gomes, geógrafa e professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), destacou os desafios e oportunidades do turismo sustentável na região. “É um desafio para planejadores, gestores públicos, sociedade e pesquisadores. O PROT’AIR traz uma proposta inovadora de conciliar desenvolvimento econômico e social com a proteção ambiental, fortalecendo as comunidades tradicionais e suas atividades preexistentes. Fiquei muito feliz com as experiências exitosas que vi ontem, como na Fazenda Saúva, onde educação, proteção ambiental e agroecologia caminham juntas. A educação — formal, ambiental e para o turismo — é um pilar fundamental. A UNEB pode contribuir muito com pesquisas e projetos para gerar um desenvolvimento regional sustentável e fortalecer o turismo já existente, mas que precisa ser melhor estruturado”.

Morgane Brites, engenheira agrônoma e representante da Federação dos Parques Naturais Regionais da França na Bahia, chamou atenção para as semelhanças entre os desafios enfrentados pelo Brasil e pela França. “Temos a mesma preocupação: proteger grandes áreas rurais habitadas e, ao mesmo tempo, desenvolver atividades econômicas sustentáveis que preservem o patrimônio natural, cultural e paisagístico. Aqui em Valença há uma riqueza enorme, principalmente na agricultura familiar, que precisa ser valorizada. Na França enfrentamos problemas semelhantes, como poluição da água e gestão de resíduos. O projeto busca justamente criar contratos sociais que definam o que pode e o que não pode ser feito nessas áreas protegidas, para garantir a preservação ambiental”.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.