Representante da VILAGE Marcas e Patentes falou esta semana com empresários de Valença sobre a importância do registro de suas marcas

Na última terça-feira (19), aconteceu em Valença, uma palestra com o tema “Qual perigo a falta do registro de marca pode trazer para seu negócio?”. A reunião realizada no auditório da Casa do Empresário foi promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Valença, através do Programa Capacitar.

O assunto em pauta foi explanado pela diretora regional da agência VILAGE Marcas e Patentes, Laêmia Gondim. A empresa fundada em São José do Rio Preto –SP, possui 37 anos de mercado, com 30 escritórios espalhados pelo país e no exterior.

Neste Você Agora, conversamos com a empresário Laêmia Gondim, que é pós-graduada e Marketing, palestrante, autora de livros, mentoras e especialista em propriedade intelectual, sua área de atuação a quase 20 anos. Confira entrevista a seguir:

JVA: Laêmia, nos apresente o que faz a VILAGE Marcas e Patentes.

Laêmia Gondim:  A VILAGE vem com o propósito único de proporcionar, sobretudo, aos associados aqui da Casa do Empresário de Valença, acesso exclusivo à pacotes de benefícios no que tange à proteção, à blindagem do capital intelectual. Porque só dessa forma, de fato, é que o empresário consegue ter tranquilidade para tocar o seu negócio de uma forma tranquila e deixar um legado, um patrimônio para a sua família.

JVA: Qual a importância da Casa do Empresário estar fazendo essa parceria com a Vilage?

Laêmia Gondim:  A VILAGE que está tendo a satisfação de trazer esse tema tão rico, que está sendo tão bem abraçado e tão bem acolhido para a Casa do Empresário. Eu tenho certeza que aqui, nessa instituição, nós vamos ter condições de trazer mais informação desse mesmo tema para a Casa do Empresário e para todos que aqui circulam.

JVA: Qual a importância do associado da Casa do Empresário ter formalizado essa parceria com a VILAGE?

Laêmia Gondim:  No momento em que o empresário tem acesso a blindagem do seu capital intelectual, ele consegue ter um diferencial competitivo. Isso significa desenvolvimento socioeconômico para a região, porque um capital devidamente blindado é sadio, ele pode competir sem o menor problema.

JVA: Isso tem a ver também com a organização e melhor estruturação da cidade e região?

Laêmia Gondim:  Sim, não tenha dúvida. Uma vez, a classe empresarial unida e blindada, isso dá à região um poder de voz muito melhor, porque uma empresa chegar aqui para copiar uma marca ou uma patente de alguém que já tem isso feito, com o apoio da Casa, com o apoio da Associação, isso vai se tornar impraticável e isso vai dar poder de voz, inclusive, para trazer subsídio para o empresário.

JVA: Quais as consequências para as empresas que não têm sua marca registrada?

Laêmia Gondim:  Uma empresa que não tem marca registrada ela sofre risco de ser lesada, corre sério risco de ver da sua fachada e do ambiente virtual, a sua marca simplesmente desaparecer, porque se você não é dono da sua marca, o dono vai reivindicar, e se isso acontecer, tudo que você investiu, e aí eu não falo apenas de investimento financeiro, mas também de investimento emocional, isso também é perdido.

JVA: Qual sua mensagem para aquela empresa que ainda não registrou sua marca e que está displicente em relação ao seu patrimônio?

Laêmia Gondim:  Não deixe para proteger amanhã, o que você pode perder hoje. Registre agora. Venha buscar informações na Casa do Empresário porque aqui é o local que pode lhe orientar de forma tranquila, segura e sadia.

JVA: Suas considerações finais.

Laêmia Gondim:  Eu quero agradecer ao presidente da Associação Comercial de Valença, Vidalto Oiticica, a todos que estiveram presentes no evento realizado na Casa do Empresário, agradecer a Federação das Associações Comerciais da Bahia, que também nos ajuda muito na difusão dessa matéria que é propriedade intelectual, que é tão pouco ainda validada no nosso estado, mas que nós continuamos na luta para trazer mais empresas blindadas e, com pessoas como o presidente da ACE, eu tenho certeza que nós vamos conseguir chegar muito longe.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.