Fonte: Cultura | Foto: Unsplash

Tecnologia pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps

A principal faixa do 5G, conhecida como 5G standalone (SA), começa a operar em todo o território nacional a partir desta segunda-feira (2).

A novidade foi anunciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) na última terça-feira (26).

Atualmente, 770 cidades contam com o 5G puro, que beneficia 35 milhões de usuários com velocidade média superior a 300 Mbps, cerca de 13% dos 262 milhões de telefones em uso.

Agora, com a liberação da faixa nos últimos 190 municípios, todos terão a possibilidade de acessar essa tecnologia. No entanto, o edital do leilão do 5G, realizado em 2021, estabelece que as empresas devem ativar a tecnologia em todas as localidades até o final de 2029.

Enquanto a velocidade do 4G no Brasil é de cerca de 19,8 Mbps, a do 5G pode alcançar velocidades entre 1 e 10 Gbps, o que representa um aumento de 100 vezes ou mais.

Conforme a Anatel, é possível consultar nos dashboards do painel de dados da agência as informações sobre municípios com a faixa de 3,5 GHz já liberada, cidades, bairros, quantidade de estações licenciadas para 5G standalone e aparelhos celulares certificados para uso da tecnologia.

Fique por dentro das notícias que mais importam de forma rápida e prática. Siga o nosso Canal! CLIQUE AQUI 📲

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.