Representantes de municípios atendidos pela regional do Sebrae Santo Antônio de Jesus, se reuniram no último dia 5 de maio, no Espaço Colaborar para o primeiro encontro da Rede de Atores de Desenvolvimento 2022. Integram a rede, Agentes de Desenvolvimento, servidores municipais e representantes de entidades empresariais. A iniciativa visa capacitar os atores em lideranças capazes de articular poder público, lideranças empresariais e sociedade em prol do desenvolvimento municipal e regional.

Participaram do encontro Carlos Henrique Oliveira, gerente do Sebrae Santo Antônio de Jesus e equipe, e Maurício Carvalho, coordenador de territórios da unidade de políticas públicas. O prefeito de SAJ, Genival Deolino também marcou presença.

Prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino; gerente regional do Sebrae Carlos Henrique e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Barreto (Foto: Valença Agora)

O gerente Carlos Henrique apresentou as ações de 2021 e planejamento de ações da regional para 2022. Carlos destacou que o município de Santo Antônio de Jesus ficou entre os 10 que mais geraram emprego no país, em proporção ao número de habitantes, no estado alcançou a terceira posição no ranking. Para Carlos esse resultado só foi possível a partir das ações realizadas pelo Sebrae em conjunto com a Prefeitura em apoio a atuação do empresariado local.

“Conseguimos levar processo de consultoria para fortalecer as empresas, avançamos muito no atendimento empresarial. Em 2021 tivemos parceria com 14 prefeituras da região, que continuam em 2022, mas queremos ampliar esse número. É um desafio muito grande atender e atender com qualidade, com consultoria e cursos é o nosso maior desafio, então ano passado conseguimos atender 86% dos municípios da regional com consultoria e qualificação efetiva, esse ano queremos atender com qualidade pelo menos 90% dos 41 municípios que a gente atende”, planeja o gerente regional do Sebrae, unidade que contempla municípios das regiões Vale do Jequiriçá, Recôncavo e Baixo Sul.

Carlos Henrique anunciou que este ano o Sebrae regional e o seu ponto de atendimento em Valença passarão por reestruturação física de suas sedes. Destacou ainda que em 2010, as micro empresas respondiam por 25% dos atendimentos, atualmente já são 69% dos CNPJ’s.

Maurício Carvalho (Sebrae), Prefeito Genival Deolino; Carlos Henrique (Sebrae), secretário municipal Marcelo Barreto e o agente de desenvolvimento Gabriel Bebert (Foto: Valença Agora)

Em seu pronunciamento, o prefeito Genival Deolino enalteceu a parceria com o Sebrae. “O que nós fazemos aqui no nosso município é dar liberdade para que as pessoas se desenvolvam e possam fazer aquilo que eles tem condição e tem capacidade de fazer. Contamos com o grande apoio do Sebrae, não poderíamos deixar de contar com todo esse no hall, todo esse conhecimento que o Sebrae tem para fazer as pessoas crescerem, se desenvolverem, e é isso que vocês estão fazendo aqui, procurando criar as melhores condições para cada município se desenvolver, criar emprego e renda e com isso proporcionar uma melhor qualidade de vida para seus munícipes”, afirmou.

A mobilização da Rede de Atores foi conduzida pelo consultor Beto Maciel, que abordou sobre os temas “Políticas Públicas” e a importância dos Atores.

Consultor Roberto Maciel (Foto: Valença Agora)

“Desenvolvimento é a longo prazo, vocês enquanto prefeituras não são os maiores promotores do desenvolvimento, vocês podem ser articuladores do desenvolvimento, mas quem promove é a sociedade, as empresas, os setores produtivos. A gente precisa ter uma comunidade empoderada, os empresários organizados construindo uma visão, o governo entra como grande facilitador e aí a questão da política pública começa acontecer muito mais do que a política partidária, porque é a sociedade impõe, só entra prefeito que compactuar com a visão de futuro determinada. É para isso que vocês estão sendo chamados. Isso é uma visão de futuro, mas tem que começar a fazer agora”, ressaltou Roberto Maciel.

Estão entre os requisitos para o desenvolvimento, de acordo com o consultor, a cultura local, o capital social, os recursos, as parcerias, as políticas públicas, a desburocratização, capital humano e a capacidade de atrair novos negócios.

Para Roberto, o trabalho dos Atores é um “serviço de formiguinha”, mas que precisa ser feito. “É preciso que vocês entendam aonde vocês influenciam e porque as vezes é tão difícil pensar o modelo sustentável de desenvolvimento. A visão de governo, de futuro de cidade começa por vocês, vocês tem que despertar um olhar diferente nas pessoas”, provocou.

“Eu acredito muito que vocês podem fazer a diferença, desde que vocês entendam que o papel de vocês precisa de informação, precisa estudar, precisa de dedicação, é a longo prazo, vão ter que ter resiliência, vocês precisam ter parceria, precisam engajar pessoas e isso a gente faz criando estratégia”, disse aos atores da rede.

Uma dessas estratégias é “criar o diálogo com a sociedade para de fato conseguir articular e fortalecer os setores produtivos, criar infraestrutura para que os setores produtivos possam gerar mercado, adequar legislação... muita coisa para pensar”, pontuou.

Roberto Maciel destacou a importância do trabalho colaborativo. “Colaboração como elemento que pode nos trazer um diferencial competitivo, a colaboração aumenta a produtividade”, afirmou, acrescentando ainda a necessidade dos atores conhecerem muito bem a realidade dos municípios.

O consultor também frisou sobre a importância da sociedade ao eleger seus representantes. “Incompetência é tão prejudicial quanto a corrupção, incompetência também deveria ser crime quando se fala de gestão pública porque o dinheiro é público, então a gente vê como os nossos cargos estão ocupados pelo despreparo e como a gente alimenta esse sistema votando”, considerou.

Gabriel Nunes é responsável pela Sala do Empreendedor em Santo Antônio de Jesus e destaca os benefícios do intercâmbio de conhecimentos. “Trocamos experiências e pudemos compartilhar ideias. As expectativas para este ano de 2022 são as melhores de-pois deste encontro. Saímos muito motivados, então foi muito proveitoso e marca a retomada dos eventos presenciais tão esperados por to-dos”, acrescenta.

Carlos Henrique, Vidalto Oiticica e Roberto Maciel (Foto: Valença Agora)

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica, a participação no encontro foi extremamente valiosa. "Só assim nós teremos, não só a título de consciência, mas também conhecimento, como são montadas as estratégias políticas que venhamos a provocar o desenvolvimento. E, para tanto, é de fundamental importância a participação em todo esse processo de desenvolvimento, que a sociedade e o empresariado venha verdadeiramente contribuir para que o desenvolvimento possa acontecer paralelo às questões políticas públicas. As políticas públicas são necessárias, são eficazes, mas elas, por si só, já está provado que não promovem o desenvolvimento, por isso a importância de aproximar o empresariado de ações como esta para que possamos ser mais atuantes", refletiu.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.