Evento contou com o lançamento da campanha conjunta em alusão ao Outubro Rosa, Novembro Azul e homenageou profissionais pelo Dia do Médico

Com a missão de levar informações que salvam vidas, a Rede Uniclin Pró-Saúde e parceiros, realizaram na última quarta-feira (18), a Live “Ela e Ele – De mãos dadas contra o câncer – Sessão Especial Dia do Médico”. A ação marcou o lançamento da campanha alusiva ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul, meses de conscientização e prevenção dos cânceres de mama e de próstata. O evento, que também comemorou o Dia do Médico, foi sediado no Portal Rio Una, em Valença, com a presença de médicos, estudantes e convidados. A transmissão ao vivo ocorreu no youtube, onde segue disponível para os internautas.

WhatsApp Image 2023-10-19 at 05.52.48

Live foi apresentada e conduzida pelo médico Ronald Fonseca, diretor-executivo da Uniclin Pró-Saúde

A Live foi apresentada e mediada pelo diretor-executivo da Rede Uniclin Pró-Saúde, o médico Ronald Edington Fonseca Filho, que interagiu com as médicas convidadas: a ginecologista e obstetra Adelaide Assis de Pita Baptista, a clínica geral especialista em saúde da mulher, Dra. Cintia Rosemberg; a ginecologista Dra. Malena Barbosa Cunha Quinteiro; a ginecologista e mastologista Dra. Mariana Rafaela Dantas Cordeiro. Além das especialistas, a sessão contou com a participação dos estudantes de Medicina, Agenor Moura e Maria Cecília Oliveira.

Os temas abordados foram desde a prevenção por meio de exames de rotina, como mamografia e toque retal, aos atuais tratamentos disponíveis para tratar o câncer de mama e de próstata. O alerta reforçado por todos enfatizou a importância do diagnóstico precoce para cura das doenças. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o início do rastreio de câncer de mama com a realização de mamografia anual a partir dos 40 anos, pois este exame é capaz de detectar lesões não palpáveis, assimetrias ou microcalcificações. Quando há casos de câncer de mama na família ou outros fatores de risco, deve-se conversar com seu médico para o rastreio acontecer ainda mais cedo.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. A doença também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Em homens, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões brasileiras, totalizando 72 mil casos novos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

CAMPANHAS 

Dr. Ronald Fonseca apresentou toda a identidade visual e peças da campanha institucional Outubro Rosa/Novembro Azul, que começa a ir às ruas de Valença e região nesta semana. O outdoor é estrelada por Luzivalda, valenciana que venceu o câncer de mama. A campanha “Ele e Ela - De mãos dadas contra o câncer”, conta ainda com banners, camisas, adesivos e conteúdos digitais.

DIA DO MÉDICO 

Celebração do Dia do Médico com homenagens aos médicos Eliane Magalhães e Renato Assis

Representando toda a classe médica, a Uniclin Pró-Saúde homenageou os médicos Maria Eliane Magalhães da Silva e Renato Assis Silva, ressaltando a importância desses profissionais na sociedade.

Um minuto de silêncio foi realizado em memória dos médicos Valquirio e Waldiro, que faleceram este ano.

 

Fotos: Valença Agora

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.