Iniciativa visa a estimular a participação coletiva da sociedade valenciana nas questões e debates que envolvem segurança pública

Nesta terça-feira (28), a 1ª Promotoria de Valença, representada pela Promotora de Justiça Lívia Luz Farias, realizou uma reunião no auditório da Casa do Empresário de Valença para tratar sobre o Conselho Interinstitucional de Segurança Pública (CISP). Presentes na reunião, representantes do poder público municipal, da Casa do Empresário, da Polícia Militar, do Conjunto Penal de Valença (CPV) e do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Valença (CONSEG).

Promotora de Justiça, Lívia Luz Farias conduziu reunião; na foto acompanhada do seu assessor Anselmo Ribeiro (Foto: Valença Agora)

A reunião foi aberta com o pronunciamento da Promotora Lívia Farias abordando conceitos e legislação de Segurança Pública. Dra. Lívia pontuou o Sistema Único de Segurança Pública e explicou o objetivo do CISP, que será implantado no município de Valença. O Conselho Interinstitucional de Segurança Pública busca reunir entes da sociedade civil organizada, instituições públicas e privadas para desenvolver projetos, soluções e políticas em conjunto, com o propósito de alcançar resultados positivos e concretos na prevenção e repressão à criminalidade local.

A promotora convocou toda a sociedade para participar ativamente das reuniões do CISP, que acontecerá mensalmente. “Todos os agentes sociais são chamados para trabalhar em prol da segurança pública. Enquanto nós não tivermos a coragem de mudar nossa realidade... se não formos nós, será o outro lado que tem interesse que a violência se multiplique cada vez mais. Precisamos ter a consciência do quanto a violência nos atinge e unir esforços para atingirmos a segurança que necessitamos”, disse.

A Promotora apresentou a evolução da cidade de Medelín, que saiu do ranking de metrópole mais violenta do mundo nos anos 90 para cidade-modelo, que hoje está vencendo o crime. “Nós estamos aqui nos esforçando para implementar parcerias, é através de parcerias que essa realidade de violência severíssima que mostrei aqui relacionada a Medelín, pode ser transformada.  Todos os cidadãos unidos, engajados e integrados em um único objetivo, superar a realidade da violência, dos déficits sociais que provocam essa violência, proteger as classes mais vulnerabilidades e promover a inclusão”, considerou.

“A cidade quando faz frente a violência, ela começa a criar um outro ciclo, de inclusão, de desenvolvimento econômico, de gerar mais turismo, mais empregos, mais renda e qualidade de vida”, acrescentou Dra. Lívia, que logo após sua explanação, passou a palavra para os demais participantes da reunião.

Capitão Gilbert Sarmento representou a 33ª CIPM no encontro do CISP (Foto: Valença Agora)

O capitão Gilbert Sarmento, representante do comandante da 33ª CIPM, Major Bruno Cjkeus comentou sobre o avanço na pauta de videomonitoramento de Valença. De acordo com o PM, já existe um plano de implantação da atividade para instalação de 34 câmeras. Ressaltou também a necessidade de união da sociedade para o enfrentamento à violência.

Jaime Godinho, conselheiro do CONSEG Valença contribuiu com sugestões para o videomonitoramento da cidade (Foto: Valença Agora)

Com base na informação acima, Jaime Godinho, representante do CONSEG Valença sugeriu a parceria entre setor público e sociedade civil para a integração no videomonitoramento também a partir de câmeras particulares, aumentando assim a cobertura da atividade no município.

A esqueda da foto, componentes do Porjeto Quintas Feministas, que tem como integrante a Delegada titular de Valença e ativista social Argimária Soares (Foto: Valença Agora)

Acompanhada da equipe do projeto “Quintas Feministas”, do qual também integra, a Delegada Titular da 5ª Coorpin e ativista social Argimária Soares, dissertou sobre a violência contra a mulher, as ações que vem sendo realizadas pelo projeto com o intuito de conscientizar e minimizar crimes como o de Feminicídio e abuso sexual contra crianças e adolescentes, dentre elas uma capacitação destinada inicialmente aos agentes comunitários de saúde, que lidam diariamente com a comunidade.

Vidalto Oticica, presidente da ACE e Diretor Executivo do Jornal Valença Agora (Foto: Valença Agora)

O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Diretor Executivo do Jornal Valença Agora, Vidalto Oiticica demonstrou o interesse da Casa do Empresário em contribuir ativamente para a melhoria da segurança pública no município. “Nós estamos contribuindo e dispostos a sempre estar fortalecendo essa parceria, pois entendemos que isso é uma ajuda profícua para o empresariado e para a sociedade como um todo. Nossa Casa do Empresário se coloca à disposição na medida do possível para que tenhamos o maior êxito nessas ações em nosso município”, garantiu.

Dilton Gonçaves, diretor da Casa do Empresário, durante pronunciamento (Foto: Valença Agora)

O diretor da Casa do Empresário, Dilton Gonçalves avaliou a importância do encontro. “Eu vejo que nessas oportunidades nós podemos perceber e ouvir que algo tem que ser feito através da informação que todos trazem, no intuito de promover esse entendimento de melhorar as atividades e sobremodo a vida da nossa sociedade. Dra. Lívia desafiou-nos em sua fala inicial: se não formos nós, quem será? Somos convidados como cidadãos e cidadãs a engrossar as fileiras para que a sociedade tenha dias melhores. Esse é o nosso desejo e seguiremos de braços dados para o bem comum”.

O Diretor-Adjunto do Conjunto Penal de Valença, Greymo Fernandes acredita que “o CISP propõe ações fundamentais para que a gente atue em conjunto e possa conhecer a inquietação dos demais órgãos e entender como podemos contribuir cada vez mais para fortalecer essas ações e melhorar o bem estar de toda a sociedade”.

O prefeito Jairo Baptista a Prefeitura está à disposição para discutir os assuntos da segurança pública. Nós fazemos parte do contexto para que tenhamos uma condição melhor e vamos trabalhar juntamente com todas as forças de segurança e sociedade. Parabenizo a todos por estarem aqui participando ativamente de uma pauta que interessa a toda Valença e espero que esse ciclo aqui seja o ciclo da esperança”, desejou.

Prefeitura participou da reunião com as presenças do prefeito Jairo Baptista, do vice-prefeito Joailton Manoel e do secretário de Governo, Cláudio Queiros (Foto: Valença Agora)

O secretário de Governo de Valença, Cláudio Queiroz refletiu sobre a iniciativa da Promotora de Justiça e a responsabilidade da sociedade civil organizada na segurança pública. “Nós precisamos refletir profundamente enquanto instituições como podemos multiplicar esse tipo de iniciativa das entidades públicas e consolidá-las em nosso meio para que quando as lideranças forem substituídas, os novos atores encontrem aqui uma sociedade engajada e se sintam motivados a fazer com que as coisas continuem se desenvolvendo”, ressaltou.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Joailton Manoel; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Valença (CDL), Luís Menezes; o presidente e o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista (SINCOMVAL), respectivamente João Deolino e Reinaldo Mercês; os diretores da Casa do Empresário, Maiana Vasconcelos e Fábio Reis; a advogada do CPV, Jaqueline Bulhões, a coordenadora do CRAM e psicóloga Luciane Silva.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.