Conselho Diretor e comissões permanentes foram empossadas para o período 2022-2023

Rotarianos e convidados participaram da solenidade de transmissão de cargos do Conselho Diretor do Rotary Club de Valença na última segunda-feira (11), no salão da Associação Atlética. O presidente Ailton Reis Santos passou a presidência do clube para Jaime Cesar Godinho, que fará a gestão do clube no ano rotário 2022-2023, que tem como lema "Imagine o Rotary". O evento foi conduzido pela diretora de protocolo Camila Reis.

Presidente Ailton Reis (2021-2022) agradeceu parceria da sociedade com o Rotary. (Foto: Divugação)

Sentaram à mesa diretora do evento, o então presidente Ailton Reis, o presidente eleito Jaime Godinho, o governador-assistente José Carlos Santiago Veiga Júnior, representando o governador do Distrito 4391, o Defensor Público Carlos Vasconcelos Maia Filho, a presidente do Lions Clube de Valença, Maria José Edignton; o maçom Lourenço Arruda, representando o presidente da Loja Maçônica de Valença Roberto Queiroz, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Valença, Vidalto Oiticica, representante da Casa do Empresário.

Aberta a solenidade, o governador-assistente do Distrito 4391 de Santo Antônio de Jesus, José Carlos Veiga, transmitiu aos rotarianos de Valença a mensagem do Governador Cláudio José Ferreira (2022-2023).

"Ao pensarmos em todas as maneiras de imaginar o Rotary na atual gestão, talvez nossa tarefa mais importante seja criar experiência mais acolhedora possível para cada um dos nossos associados. Para isso precisamos aprender mais sobre diversidade, equidade e inclusão. Entendendo que é necessário celebrar e respeitar nossas diferenças. Não podemos mudar os nossos princípios, mas precisamos mudar a forma de fazer o Rotary, criando tarefas significativas e oferecendo valores eficientes para todos os associados. [..] Temos no Distrito 4391 líderes extraordinários, todos vocês estão prontos para conduzir o Rotary na direção dos serviços humanitários, fortalecendo principalmente o programa Pólio Plus, aumentando impacto dos nossos projetos, alinhando nossas áreas de enfoque e expandir o nosso alcance. [...] Imaginar o Rotary é ter a certeza de que ao compartilharmos nossas boas intenções com o próximo, tudo que é significante em nossas vidas se multiplica. Nós podemos e vamos construir um futuro melhor", disse em parte do discurso. José Carlos parabenizou a antiga gestão e desejou sucesso ao novo presidente Jaime Godinho.

Despedindo-se da presidência do Rotary Club de Valença, Ailton Reis enalteceu a integração do clube com a sociedade. "Hoje encerro mais uma gestão à frente desse Rotary Club, iniciei aqui em 1985, agora fazendo 37 anos de longos serviços prestados à comunidade valenciana. Eu gostaria de agradecer aos companheiros, empresários e valencianos o apoio que tem nos dado em todas as nossas iniciativas, várias coisas foram feitas pelo Rotary aqui em Valença e não fomos nós sozinhos, sempre com o apoio da comunidade, dos empresários e de todos os valencianos, por isso gostaria de reconhecer e agradecer. Tenho certeza que Jaime fará uma excelente gestão, estarei aqui sempre para ajudá-lo como sempre fiz durante esses 37 anos de Rotary", afirmou.

Rotariano Alfredo Gonçalves homenageou Ailton Reis, em nome do clube (Foto: Divulgação)

O rotariano seis vezes presidente foi homenageado pelos seus companheiros de clube representados pelo médico e escritor Alfredo Gonçalves de Lima Neto. "Falar de Ailton é uma tarefa muito fácil porque a trajetória dele se confunde com a do Rotary Club de Valença, ele é responsável pela resistência desse clube, pela sobrevida desde clube, com a sua contribuição e dos demais companheiros temos feito trabalhos relevantes e pujantes em nossa cidade. Valença muito se orgulha do trabalho que Ailton desempenha. Que o Rotary continue cada vez mais pujante prestando o trabalho de relevância que a comunidade precisa e espera da gente", sinalizou.

Presidente Jaime Godinho (2022-2023) (Foto: Divulgação)

Jaime César Godinho falou sobre a responsabilidade de seu cargo e importância do Rotary Club em seu pronunciamento. "Ao aceitar o cargo de presidente desse clube e com o compromisso de trabalhar com dedicação para honrar as realizações do presidente Ailton que me antecedeu, para alcançar ou superar as metas traçadas para este ano rotário 2022/2023, para realizar o objetivo de servir a sociedade em que estamos inseridos, para elevar e manter o espírito igualitário e a amizade entre nossos companheiros e poder entregar ao meu sucessor alguma contribuição para um clube mais forte. Para enfrentar tal desafio, conto com a experiência dos companheiros que estão no Conselho Diretor, e não só eles, é um trabalho conjunto de todos os companheiros de Rotary. Nosso destino será sempre sermos maiores, melhores e mais forte e é nesse sentido que hoje estamos aqui começando uma nova jornada e agradeço a todos vocês por esse momento de alegria e incentivo", afirmou.

"Rotary é empenho, é dedicação, é solidariedade, é amizade e é companheirismo, é a realização de ideias, ideias que se transformam em projetos, projetos quase sempre com resultado na prestação de serviço em benefício da coletividade nos seus vários aspectos, humanitário, social, profissional, cívico. O Rotary não é caridade, é uma prestação de serviços que visa reconhecer as necessidades e tentar supri-as, tentar ajudar, tentar dar um pouco de si pra depois então pensar em si. Ninguém entra no Rotary para satisfazer uma vaidade e, se o fizer, arrisca-se frustrar porque o fato de usar o distintivo que hoje temos na lapela não nos põe acima de ninguém, apenas identifica um dos grupos que se dedica à prestação de serviços, ao bem estar da humanidade; tão pouco para aspirar benefícios próprios, mas para ser parte de uma engrenagem que move pessoas comprometidas em beneficiar a coletividade", destacou o novo presidente do Rotary Club de Valença.

Concedida a palavra para rotarianos e convidados, autoridades como a presidente do Lions Clube de Valença, Maria José Edignton aproveitaram a oportunidade para reforçar a parceria com o Rotary na busca por dias melhores para a comunidade valenciana. "É uma honra estarmos aqui participando dessa assembleia. Pertencemos a uma comunidade carente, passamos dois anos em pandemia e o Lions Clube tentou reinventar como trabalhar com essa comunidade, mas cumprimos todas as metas do Lions Internacional, com cinco campanhas globais: fome, diabete, hemoba, visão e meio ambiente. Agora em julho darei posse a nova presidente do Lions, Marineide, e o Lions Clube continuará em parceria com o Rotary, assim como é parceira da Maçonaria também, e tenham certeza que juntos somos mais fortes e faremos trabalhos com as comunidades para que a gente consiga ter um Brasil menos desigual", ressaltou.

O representante da Casa do Empresário de Valença e também rotariano, Vidalto Oiticica, falou do privilégio de fazer parte do clube tendo como exemplo o defensor Carlos Maia. "Nosso companheiro Carlos Maia Filho, que o pai muito o conduziu, o ensinou e o orientou como viver com sabedoria em sociedade, ao chegar em Valença veio se aglutinar e fazer morada também no nosso clube e vem vivendo na nossa sociedade dando demonstrações do que é ser um rotariano, do que é ter a consciência de dar a sua contribuição social, demonstração do quanto o Rotary pode engrandecer a vida de um homem através de valores, princípios e de requintes, isso aqui é uma escola, isso aqui muito me honra e me engrandece. Com muita alegria e com muita honra sento nessa mesa de homens seletos que hoje contribuem grandemente com Valença em dar em si, sem pensar em si. A Casa do Empresário reconhece esse trabalho e deixa o seu abraço a todos", declarou.

A rotariana Aldenize Reis falou acerca dos projetos "15 Anos Solidário" e campanha de Cadeira de rodas como ações importantes do clube, que merecem continuidade, e solicitou ao novo presidente um olhar especial para os 15 Anos Solidário, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de buscar o apoio do Rotary Internacional, dentro das missões elencadas para o ano rotário 2022-2023..

O novato do clube, José da Hora, relatou ao JVA sobre o sentimento em carregar o distintivo do Rotary. "Para mim é algo muito forte porque vai dar sequencia aquilo que eu já venho fazendo no dia a dia, então estou chegando no Rotary sabendo que é uma instituição de prestação de serviço e nós vamos nos juntar a essa luta e vamos buscar o resultado que a comunidade precisa e acredita. Estou muito feliz em receber essa honraria de participar do Rotary, mas com essa consciência tranquila de que nós temos muito o que realizar. O Rotary já é conhecido pela sua atuação nessas questões sociais e vamos nos imbuir mais nessa luta", frisou.

O Conselho Diretor empossado é formado pelo presidente Jaime Godinho, pelo vice-presidente Ailton Reis, pela secretária Nadja mota, pelo tesoureiro Camerino Reis e pela diretora de protocolo Camila Reis. Também foram nomeados os membros das comissões permanentes do clube.

Novos rotarianos chegam para somar com o clube (Foto: Divulgação)

Ainda durante a cerimônia foram integrados ao Rotary Club novos participantes; o advogado José Souza da Hora Filho, a educadora física Marinalva Freire Barreto e a farmacêutica Carla Maira Freire Barreto.

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.