Promovido pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia, o EEPA acontecerá no dia 5 de abril no Centro de Convenções.

O I Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura, promovido pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia, acontecerá no dia 5 de abril no Centro de Convenções de Salvador (BA). O evento busca a ampliação do conhecimento no setor pesqueiro, capacitando pescadores e aquicultores por meio de palestras e trocas de experiências.

Na busca pela ampliação do setor pesqueiro, a FEPESBA promoverá o I Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura, que tem como objetivo principal o fortalecimento das atividades através de apresentações de técnicas de piscicultura, manutenção das carteiras dos pescadores, treinamento em segurança na navegação, oferta de espaços institucionais para serviços e produtos ligados ao setor, além de capacitar dirigentes de entidades no novo Cadastramento e Recadastramento do PesqBrasil.

EEPA

 O I Encontro Estadual da Pesca e Aquicultura espera reunir 1.500 participantes, incluindo pescadores artesanais, piscicultores, gestores público, fornecedores do setor, estudantes e dirigentes de entidades ligas à pesca. O evento será realizado no Centro de Convenções de Salvador.

O evento oferecerá o credenciamento para os participantes, palestras e alimentação, garantindo um ambiente propício para troca de conhecimento e networking.

Palestras

Será realizada uma mesa de abertura do evento com autoridades públicas e convidados para em seguida iniciar o ciclo de palestras com temas relevantes para o público-alvo. Os temas foram definidos considerando a relevância para o setor da pesca e aquicultura.

Situação da Pesca e Aquicultura no Brasil

Explorando a situação da produção e consumo de pescador no Brasil e na Bahia, destacando desafios que limitam sua posição como grandes produtores no setor.

Segurança Na Navegação

 A segurança na navegação aborda riscos marítimos, prevenção de acidentes, socorro no mar, navegação, meteorologia, motores, comunicação naval, tráfego aquaviário e primeiros socorros, fundamentais para pescadores.

Importância Do Cadastramento E Recadastramento Para Pescadores E Aquicultores

 O tema abrange o recadastramento online para pescadores, permitindo acesso ao seguro defeso, um benefício equiparado ao seguro-desemprego. Explora benefícios e a atualidade do programa como política pública para a pesca.

O Sistema Previdenciário Para Pescadores Artesanais 

O sistema previdenciário – benefícios que os pescadores podem solicitar à Previdência Social e que estão garantidos por lei, como: licença maternidade, aposentadoria, entre outros.

Piscicultura na Bahia e no Brasil: Mercado, desafios e oportunidades 

O tema explora a piscicultura no Brasil, focando nas espécies baianas, enfatizando a regularização dos produtores e empreendimentos, sua relevância econômica, desafios e oportunidades do setor.

Avanços na Tecnologia do Pescado 

Abordagem relacionada à Ciência do Pescado sobre os aspectos importantes da qualidade geral do pescado, explicando os motivos de serem nutritivos, e a importância de identificar se o consumo está impróprio.

Financiamento Pesqueiro: Estratégias Para Alavancar Os Negócios 

Serão abordadas as linhas de créditos para pescadores e aquicultores, para que o profissional possa tornar prospero seus negócios com financiamento através de bancos de fomento.

A FEPESBA

 Fundada em 3 de junho de 1975, a associação tem por finalidade a representação, assistência e defesa das trabalhadores profissionais da pesca artesanal e atividade aquícola e similares. A associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, é constituída pelas colônias de pescadores e aquicultores do estado da Bahia.

A associação representa aproximadamente 100 mil filiados, entre homens e mulheres, distribuídos por mais de 96 colônias filiadas, além de associações, cooperativas, institutos, fundações dentre outras entidades que tem por objetivo a atividade pesqueira e aquicultura.

A FEPESBA tem entre as suas missões manter convênios com entidades públicas e privadas para viabilizar o desenvolvimento técnico profissional dos pescadores e aquicultores, ofertar apoio técnico operacional, desenvolver programas técnicos sociais, além da melhoria das instalações físicas das entidades vinculadas, de modo a melhorar a qualidade de vida dessa população.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.