Instituição concluiu o exercício financeiro de 2021 com saldo positivo e milhares de procedimentos realizados.

Na noite desta quarta-feira (19), a Santa Casa de Misericórdia de Valença realizou, na Associação Atlética de Valença, a sua Assembleia Geral Ordinária. No evento, foram apresentadas as atividades de prestação de contas, relativas ao exercício do ano de 2021.

As boas-vindas ao público e a apresentação da mesa foram realizadas por Jaci Bartolomeu, secretário-geral da entidade. Logo depois, o contador Adelir Detofol fez a apresentação contábil da entidade filantrópica, que obteve resultados positivos, mesmo em meio a um cenário de pandemia que exigiu da instituição a readequação de suas atividades e instalações, para comportar internamentos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Além disto, Detofol salientou a prioridade em atender pacientes do SUS, assim como a isenção de 4 milhões de reais em impostos da Santa Casa.

Irmandade e convidados participaram de Assembleia Geral Ordinária da Santa Casa realizada na Associação Atlética de Valença (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Além do saldo financeiro positivo, muitas novidades e dados foram apresentados ao público presente. Uma delas foi a realização de 280 cirurgias ortopédicas no período, assim como a instalação de 2 UTIs Covid-19 e 2.978 exames de tomografia computadorizada. Ressaltou-se também a manutenção da regularização cadastral, através dos alvarás sanitário e de funcionamento e de diversas certidões. Foram feitos 35.231 atendimentos no ano de 2021, com uma média diária de 98 atendimentos; 1.176 procedimentos cirúrgicos e 1.658 partos e 221 internamentos na UTI Covid-19.

Uma importante novidade foi apresentada pelo professor e advogado José Guimarães: a implantação do programa de compliance da Santa Casa de Misericórdia. O termo inglês compliance significa “estar de acordo com a lei e ética” e possui a finalidade de prevenir, detectar e responder a atos antiéticos e ilegais, o que deve ser entendida como uma importante diretriz para que a instituição combata atos de corrupção e mantenha, junto à comunidade valenciana, uma imagem de credibilidade, segurança e prosperidade.

Antes de encerrada a assembleia, foram lidas as alterações em alguns estatutos da Santa Casa e nas atividades secundárias do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). Aquelas possibilitarão a criação de um CNPJ filial, para que a instituição possa buscar, junto ao Ministério da Saúde, o Incentivo Financeiro 100% SUS. As alterações do CNAE dizem respeito à inclusão de atividades de consultoria em gestão empresarial e de educação superior (pós-graduação e extensão).

No final do evento, foram feitas muitas homenagens, destacando-se a lembrança da importância da emenda parlamentar conseguida pelo deputado federal Raimundo Costa, destinada à Santa Casa. Seu filho Ryan Costa, vereador do município, esteve presente e também foi homenageado.

Jaci Bartolomeu e Marcelo Cabral (Foto: Divulgação/Santa Casa)

O secretário Jaci Bartolomeu expressou a sua felicidade de ter participado do evento. Disse que a assembleia “foi uma reunião muito boa, muito salutar, onde participou a irmandade da Santa Casa de Misericórdia”, e que ficou “muito feliz” de ter dado a sua parcela de colaboração em tudo o que foi realizado na noite de quarta-feira.

Marcelo Cabral, provedor da Santa Casa de Valença (Foto: Divulgação/Santa Casa)

O advogado Marcelo Dantas Cabral, provedor da instituição, falou sobre o credenciamento do leito de UTI geral, que será realizado ainda neste mês de outubro. O credenciamento possibilitará “um horizonte vasto com perspectivas futuras, que nós vamos buscar e nós vamos conseguir. São cirurgias ortopédicas, de grande porte, cirurgias neurológicas, cirurgias cardíacas, de forma que a complexidade do hospital vai aumentar consideravelmente”, de tal maneira que a Santa Casa de Misericórdia de Valença se torne referência na região.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.