Ao todo, serão três encontros em Salvador; o primeiro discutiu a redução das desigualdades, o acesso à água e ao saneamento

A Bahia recebeu, entre os dias 27 e 29 de maio, representantes das maiores economias do mundo para discutir a redução das desigualdades, o acesso à água e ao saneamento, e a cooperação trilateral para o avanço do desenvolvimento sustentável. A reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20 Brasil 2024 aconteceu no Centro de Convenções, em Salvador, com abertura na segunda-feira (27), às 9h, e presenças do sherpa (líder) do Brasil no G20, embaixador Mauricio Lyrio, e do diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Pereira.

A cerimônia também contou com a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O estado baiano ainda sediou outro encontro com o tema de Saúde (2 a 6 de junho), e mais um está previsto para novembro (4 a 6) com o tema Cultura. “Durante estas reuniões técnicas e ministeriais do G20, na Bahia, iremos receber representantes das maiores economias do mundo, são 19 países, além da União Africana e a União Europeia. Uma oportunidade para debater e conhecer as estratégias mundiais, mas também para mostrar os potenciais e ações que fazem nosso estado avançar no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida dos baianos e baianas”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.

Para receber as delegações do G20, que vieram de várias partes do mundo, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) fez, no dia 26, um receptivo com apresentações culturais, no Aeroporto Internacional de Salvador. Durante o evento no Centro de Convenções, o público também presenciou uma apresentação com o tema Dança dos Orixás, demonstrando mais um pouco da riqueza cultural da Bahia, além de um passeio turístico para o Pelourinho. Ainda no dia 27, a programação destacou um evento sobre a promoção da igualdade racial e na terça-feira (28), entre 14h e 18h, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou de evento sobre população em situação de rua. Na quarta-feira, dia 29, os participantes das reuniões participam de evento cultural na Casa do Carnaval.

Combate às desigualdades

O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano, e colocou na pauta três prioridades, sendo o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma das instituições de governança global. Na capital baiana, o Grupo de Trabalho irá apresentar estudos durante o encontro, incluindo políticas de inclusão para Mulheres e Grupos Marginalizados, combate à pobreza infantil e as desigualdades por meio de políticas inclusivas e redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho.

 “Dentro do marco de redução das desigualdades, um tema com destaque é a igualdade étnico-racial, o que o Brasil adota voluntariamente como um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Nesse contexto, a Bahia, com uma das maiores populações negras do país e grande presença africana, é o lugar ideal para tratar desses temas e mostrar para os membros do G20 a importância de promover políticas de inclusão e diversidade”, ressalta Celeste Cristina, diplomata coordenadora do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20.

A Agenda 2030 é um plano global adotado pela ONU em 2015, com 17 ODS e 169 metas que visam a erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até o ano de 2030. Essa será a 3ª reunião do GT de Desenvolvimento sob a presidência brasileira, que já realizou uma reunião virtual, uma reunião em Brasília e irá finalizar com um encontro ministerial no Rio de Janeiro, passando, assim, pelas três capitais do Brasil.

Fonte: Secom GOVBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.